Notícias Política Topo

Donald Trump mostra como seria a Coreia do Norte desnuclearizada

Um país com trens de alta velocidade, arranha-céus espelhados, fábricas modernas e gigantescas linhas de transmissão de energia. Para o presidente dos EUA, Donald Trump, este poderia ser o futuro de uma Coreia do Norte pós-desnuclearização. Imagens que refletiam todo esse desenvolvimento apareceram em um vídeo exibido pela delegação norte-americana ao ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante a cúpula entre os dois líderes nesta terça-feira (12).

O material foi editado pelo governo americano, e exibido em um tablet a Kim e outras autoridades do seu regime. “Eu achei muito bom; eu acho que eles amaram”, comentou Trump. Enquanto cenas de cidades luminosas e fábricas de tecnologia são exibidas, um narrador fala sobre “a luz da prosperidade e da inovação” e diz que a “história está sempre evoluindo”.

Nesse momento, surgem imagens de Kim e Trump: “Chega um momento em que apenas alguns são chamados para fazer a diferença. Mas a questão é: que diferença esses poucos farão?”. A abordagem não deixa de ser uma amostra do estilo de liderança de Trump, que fez fortuna no ramo imobiliário e escreveu um livro, no final dos anos 1980, chamado “A arte da negociação”. Aos jornalistas após o evento, o americano falou com entusiasmo de sua visão para o futuro da Coreia do Norte, caso seja alcançado o acordo de desnuclearização.

“Eles têm praias incríveis. Não daria um ótimo condomínio?”, declarou. “Pense do ponto de vista imobiliário: você tem a Coreia do Sul, a China, e uma terra bem no meio! O quão incrível é isso? Eu expliquei: vocês podem ter os melhores hotéis do mundo.”

Kim estava sorridente ao final do encontro, mas o clima amistoso não impediu que um agente do regime inspecionasse, com luvas de látex, a caneta que ele usaria para assinar o acordo. Medida de segurança. Trump disse que o vídeo foi apenas uma sugestão, e cabe a Kim decidir qual vai ser seu plano de desenvolvimento daqui em diante. Ou, nas palavras do clipe editado pela Casa Branca: “O passado não precisa ser o futuro”.

Esse pode muito bem ser o futuro

As lágrimas de Rodman

Usando um grande boné vermelho com os dizeres “Make America Great Again” (Faça a América Grande de Novo), o ex-astro do basquete Dennis Rodman, conhecido de Kim Jong-un e antigo participante do reality show de Trump, chorou durante uma transmissão ao vivo pela CNN.

Emocionado, Rodman disse ter recebido uma ligação da Casa Branca antes da cúpula e foi informado de que o presidente estava orgulhoso de seu trabalho. Rodman alegou que o elogio estava relacionado com a Coreia do Norte. O ex-jogador de basquete aproveitou para criticar o antecessor de Trump, afirmando que o ex-presidente Barack Obama o ignorou quando ele voltou de Pyongyang com uma mensagem de Kim para Washington. A participação de Rodman no encontro entre Trump e Kim chegou a ser cogitada pela imprensa americana, já que o polêmico ex-jogador afirma ser amigo dos líderes dos dos países.

Portal: Globo Expresso.Com