Sábado, 04 DE dezembro DE 2021

Os benefício reais do sono vêm de criar uma rotina ideal para dormir

Publicado em:

16 de
fev
Categorias: Mais Lidas, Radar e Sociedade. Tags: Benefícios, Estudo, Pesquisa, Saúde e Trabalho.

Acordamos cedo para ir à academia. Ficamos acordados até tarde para resolver coisas do trabalho, usando redes sociais no celular ou assistindo algo na televisão, como uma maratona de séries na cama. Seja o que for, muitas vezes deixamos pouco tempo sobrando para dormir. No entanto, se você quiser ter um novo ano com mais energia e saúde, você precisa ter mais tempo para dormir.


Porque se você conseguir ter ao menos uma hora extra de sono por noite, isso certamente fará você parecer melhor, se sentir melhor e render mais no trabalho. Mas essa hora extra de sono deve ser apenas o começo, alertam especialistas. Os benefícios reais do sono vêm de criar uma rotina pessoal e ideal para dormir - e de se ater a ela, independentemente de qualquer coisa.



Dormir não é perda de tempo
Acontece que os benefícios de horas a mais de sono - e sono consistente - são muitos e diversos. "Você vai se sentir melhor, terá mais energia, terá melhores ideias, contribuirá com sua equipe ou para a organização de uma maneira melhor", diz Rachel Salas, professora associada de neurologia especializada em medicina e distúrbios do sono na Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos.


"Seu humor ficará melhor, você terá mais motivos para se envolver e compartilhar ideias", afirma. Isso também aparecerá no seu exterior - segundo ela, dormir horas a menos pode te fazer "ganhar peso e parecer cansado com bolsas debaixo dos olhos".


A maioria das pessoas sensatas já sabe que dormir mais é bom para elas. O problema é que a vida - o trabalho, as crianças, os amigos, os exercícios - muitas vezes atrapalham. E como tudo isso entra na rotina natural do dia a dia, as pessoas acabam subestimando o poder de uma hora extra de sono.



Então você pode dormir seis horas por noite - um pouco menos que a média do Reino Unido - e acreditar que é todo o sono que você precisa. Mas os especialistas dizem que isso é um grande erro. Às vezes, diz Salas, os maus hábitos das pessoas se prolongam por tanto tempo que levam a problemas de saúde acumulados.


O que pode aparecer a longo prazo? Ganho de peso, enxaqueca ou fadiga constante, por exemplo. Também ficam suscetíveis à apneia do sono ou até mesmo ao que Salas chama de "microsleeps", aquelas conhecidas "pescadas"- quando seu cérebro desliga brevemente durante o dia por apenas alguns segundos, às vezes até com os olhos abertos (um perigo óbvio para os motoristas, por exemplo).


Respeite seu ritmo
Depois de determinar o seu horário de sono natural, continuar seguindo esse relógio interno faz toda a diferença.


"Mesmo que você tenha dez horas de sono, se não estiver de acordo com seu ritmo circadiano, você pode funcionar como uma pessoa privada de sono", diz Salas. O ciclo circadiano é um processo biológico que leva em torno de 24 horas e marca o ritmo da nossa existência - nossos horários para dormir, acordar e comer, por exemplo. Você pode até dormir uma hora extra ou mais. Mas, a menos que elas entrem no seu horário natural de dormir e acordar, não quer dizer que você esteja tendo uma boa noite de descanso.


"As pessoas têm um senso muito fraco de julgamento sobre o quanto de sono elas precisam", diz Veasey. "Até que você se dê mais tempo de sono e pense: 'O dia passa voando, estou fazendo minhas tarefas, estou mais interessado nas pessoas, menos temperamental, posso me concentrar melhor'".



gospelmund.com


[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra