Quarta, 19 DE janeiro DE 2022

É lei ter ambulância em eventos? [GUIA COMPLETO]

Publicado em:

28 de
dez
Categorias: Saúde.

É lei ter ambulância em eventos? [GUIA COMPLETO]

A cobertura de ambulância para eventos é uma das maneiras mais seguras de garantir a todos os presentes o suporte necessário em situações de urgência e emergência, preservando a saúde e fornecendo apoio durante todo o evento.

 

Sendo uma exigência da legislação, a Brasil Emergências Médicas vai explicar como funciona o serviço de ambulância para eventos e a sua importância neste artigo. Você também pode acessar o nosso site para mais informações sobre ambulância particular.

Ambulância para eventos: como funciona?


A cobertura de eventos se baseia na contratação de uma equipe de saúde amparada por uma ambulância que esteja equipada de maneira adequada com o objetivo de garantir atendimento imediato em situações de urgência e emergência aos presentes que necessitem de primeiros socorros e encaminhamento à unidade hospitalar, quando assim for necessário.

Quanto mais pessoas presentes no evento, maiores as chances de ocorrer alguma emergência ou acidente. Por isso, seja qual for o tamanho do evento, seja ele uma festa, um show ou uma palestra, é necessário oferecer segurança e tranquilidade ao público.

 

Para reduzir os riscos e maximizar a segurança dos convidados, torna-se necessário a presença de ambulância equipada e equipe médica capacitada, com enfermeiros, médicos e socorristas, para qualquer tipo de urgência ou emergência.

 

Além do médico presente no local, é realizado atendimento pré-hospitalar e transporte do paciente para o hospital, caso seja necessário. A cobertura do evento deve atender a todas as regras normativas e garantir aos presentes, sejam eles convidados ou funcionários o suporte necessário em caso de lesões, acidentes ou doenças.

O que diz a legislação sobre ambulância para eventos?


Mais do que apenas um sinal de preocupação e garantia de segurança pela organização do evento, a cobertura e atendimento médico é estabelecida por Lei. Cada estado ou município possui uma legislação vigente específica, que deve ser analisada antes da realização do evento e rigorosamente seguida.

 

Para garantir todas as exigências da legislação, entre em contato com a prefeitura da cidade e com o órgão responsável pela verificação. Na cidade de Curitiba, por exemplo, a Lei Estadual 17.598 de 2013 determina que todas as instituições ou entidades responsáveis pela organização de eventos que causam a aglomeração de duas mil ou mais pessoas em um mesmo local, devem manter no local equipe de saúde e ambulância para atendimento ao longo de todo evento.

 

No caso dos eventos esportivos, o Estatuto do Torcedor define que para cada 10 mil torcedores, é necessário que o clube mandante disponibilize, pelo menos, uma ambulância de suporte avançado com UTI móvel, além de acompanhamento médico, dois enfermeiros assistenciais e um motorista socorrista. A determinação é válida tanto para eventos públicos, como privados, seja ele com ou sem fins lucrativos.

É importante lembrar que não cumprir o estabelecido pela lei pode ocasionar em advertências, multas e, caso ocorra novamente, a cassação do alvará e impedimento da realização do evento por até um ano pelos órgãos públicos.

Por que contratar uma ambulância para eventos?


Apesar da ambulância disponível para transporte do paciente e equipada para garantir o suporte necessário durante o trajeto, na maioria das vezes, o atendimento pré-hospitalar no próprio local já é o suficiente para estabilizar o paciente. Os profissionais capacitados são capazes de realizar os procedimentos de primeiros socorros e assegurar seu bem-estar, mantendo seu estado de saúde.

Um evento que consiga atender aos inúmeros imprevistos possíveis e trazer segurança e tranquilidade tanto para os organizadores quanto para os participantes, precisa de uma empresa de confiança e qualidade para realizar a cobertura do evento.

A Brasil Emergências Médicas, com mais de 15 anos de experiência, é uma empresa de locação de ambulância particular, que ao longo dos anos adquiriu o “know-how” e o conhecimento necessário para realizar esse tipo de serviço com excelência.

Disponibilizamos condições diferenciadas e equipamentos de alta tecnologia para oferecer os melhores serviços médicos em atendimento pré-hospitalar aos seus beneficiários, com qualidade, conforto e segurança.

Veja a seguir quais são os benefícios de contratar um serviço de ambulância para cobertura de eventos com a Brasil Emergências Médicas:

     Segurança garantida a todos os presentes


Ter uma equipe preparada, com uma ambulância devidamente equipada e a disponibilidade para realizar os mais diversos atendimentos de emergência é capaz de salvar vidas. Por isso, a cobertura de eventos garante aos presentes a segurança necessária para que eles possam aproveitar e assegurar o bom andamento durante toda a sua duração.

     Atendimento ágil e imediato em casos de urgência e emergência


Disponibilidade e prontidão são os pontos principais quando vamos falar de atendimento de urgência ou emergência. Um serviço eficiente, rápido e imediato, em quantidades suficientes para atendimento de todos é fundamental.

  • Atendimento de qualidade, ético e humanizado


Uma abordagem que tenha como objetivo garantir ao paciente respeito, cuidado e atenção são elementos fundamentais nos nossos serviços de cobertura de eventos.

     Total satisfação dos convidados


Todos nós queremos nos sentirmos seguros ao frequentarmos determinado local. Ao identificarmos ambulâncias e equipes de saúde no evento, os participantes conseguem se sentirem satisfeitos com a segurança e suporte proporcionado, sendo o benéfico ao evento e aos convidados.

     Credibilidade e responsabilidade por parte da organização


A presença de ambulância em eventos é determinada por Lei como obrigatória, mesmo que as condições específicas variem de acordo com a cidade. Entretanto, garantir um espaço para cuidar da saúde das pessoas, evidencia o planejamento e cuidado do evento com seus participantes.

     Adaptações aos diferentes tipos de evento


Levar em conta as particularidades de cada evento é essencial para o sucesso do serviço. Para eventos maiores, torna-se necessário uma estrutura de cobertura maior, com mais ambulâncias e profissionais de saúde. Além disso, o ambiente, espaço aberto ou fechado, tipo de evento e etc. são sempre levados em consideração para estabelecer a cobertura ideal.

Como agir em casos de emergência?


Caso ocorra qualquer situação que precise de primeiros socorros, acione a equipe médica contratada imediatamente. Caso seja necessário, entre em contato com as autoridades responsáveis pelas outras etapas do socorro. O objetivo é tentar estabilizar o paciente e evitar que emergência se torne em um dano mais grave.

 

As equipes contratadas para cobertura de eventos geralmente oferecem serviços de remoção simplese remoção de UTI para os casos mais graves. Com profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e motorista socorrista.

 

O cumprimento da regulação é responsabilidade do organizador, que deve se certificar de contratar os serviços de segurança de saúde de acordo com o determinado pela legislação.

Qual ambulância eu devo contratar para o meu evento?


Cada evento possui suas particularidades e, portanto, irá exigir diferentes tipos de cuidados. O tipo de ambulância, os recursos necessários e o tamanho da equipe irão variar de acordo com a quantidade de convidados esperada, tempo de duração, ambientes montados, local, faixa etária dos presentes, se irá acontecer venda ou distribuição de bebidas alcoólicas e diversos outros fatores que precisam ser levados em consideração.

 

De modo geral, o serviço de cobertura de eventos disponibiliza equipe médica completa, ambulância do tipo B (tripulada por enfermeiro e motorista socorrista) e ambulância tipo D (UTI móvel, tripulada por médico, enfermeiro e motorista socorrista). Todas preparadas para atendimento pré-hospitalar e de urgência e emergência.

 

Vale ressaltar que para eventos de grande porte, a organização deve contratar uma estrutura grande o suficiente para atender a demanda. Por isso, é necessária uma inspeção prévia do Conselho Regional de Medicina para avaliar o número de médicos ideal para estarem presentes no local.

 

No caso de grande aglomeração de pessoas, a assistência médica exige a montagem de um posto médico, sala de apoio e ambulâncias, localizados em locais estratégicos. Além disso, é fundamental que todos os condutores das ambulâncias tenham sido orientados sobre as rotas de fuga disponíveis até os hospitais mais próximos, caso ocorra alguma emergência que precise de atendimento hospitalar.

Quanto o tempo de permanência da ambulância no evento?


A ambulância junto a equipe de saúde deve permanecer durante todo o tempo de duração do evento. A chegada ao local deve ser feita uma hora antes do início marcada para entrada do público e a retirada após 30 minutos do encerramento. O local de posicionamento das ambulâncias deve ser estratégico, para garantir a fácil locomoção.

Como é definido o número de ambulâncias necessárias para o evento?


A presença de ambulância para eventos, assim como a quantidade, deve ser planejada e definida de acordo com o tipo e características do evento, assim como seus aspectos físicos e a sua natureza.

 

Ao planejar um evento e realizar a solicitação da cobertura com ambulâncias é preciso identificar:

  • As características do evento

  • Avaliação de riscos

  • Definição dos responsáveis

  • Planejamento em caso de situações de urgência e emergência

  • Monitoramento de riscos ao longo do evento


 

Independentemente do tamanho, ou se é público ou privado, é importante que o evento garanta a segurança de todos com uma equipe de saúde adequada e ambulâncias presentes no local.

Qual o valor e como contratar a cobertura ambulância para eventos?


O valor para contratar cobertura de ambulância para eventos pode variar de acordo com a estrutura do evento e com as demandas exigidas. Por isso, para ter detalhes do custo, é preciso entrar em contato com empresa de interesse para um orçamento personalizado.

 

A Brasil Emergências Médicas oferece o suporte completo para cobertura de eventos, com equipe de saúde e ambulâncias. Disponibilizamos nossos serviços para os mais variados tipos de eventos, seja para empresas e promotores de eventos, empresas que buscam realizar eventos corporativos, assim como, órgãos e autarquias públicas que necessitam disponibilizar a cobertura médica de qualidade em eventos ou ações promocionais e, dessa forma, oferecer ainda mais segurança e tranquilidade para que os participantes usufruem apenas dos melhores momentos, mantendo o bom andamento do evento.

 

 

Entre em contato conosco através do número do WhatsApp ou e-mail disponível no site.
[comment-form]

 

Outras Notícias

Saiba 6 estratégias do marketing para captar clientes que realmente compram
6 Cuidados recomendados durante a gestação
Político evangélico, Anthony Garotinho é a favor da legalização dos cassinos no Brasil
Hidrojateamento, o que é e como funciona
7 dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre poços artesianos