Notícias

Eleitores: mais de 5 milhões têm só até amanhã (9) para cadastrar biometria

Cerca de 5,5 milhões de eleitores têm até esta quarta-feira (9) para realizar o cadastramento biométrico e ter o direito de votar nas eleições deste ano. O valor, presente no balanço divulgado nesta segunda-feira (7) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), corresponde a 23% de todos os 24.267.537 de eleitores obrigados a registrar as digitais em municípios de 22 Estados da Federação.

O TSE afirma que aqueles que não regularizarem a situação terão o título cancelado e não poderão votar para presidente, governador, deputado federal e estadual e senador no pleito deste ano. Além disso, eles estarão sujeitos ao pagamento de uma multa. Caso tenha o título cancelado, o eleitor ficará impossibilitado ainda de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficiais e obter empréstimos em bancos estatais.

O prazo para a regularização corresponde à determinação de que “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”, que neste ano tem o primeiro turno marcado para o dia 7 de outubro. Conforme a Lei Eleitoral, amanhã é também o último dia para emitir o título de eleitor, mudar o local de votação, solicitar atendimento especial no dia da eleição e incluir o nome social no documento de votação.

Estados

A situação mais preocupante, de acordo com o TSE, é do Estado da Bahia, onde 1.058.597 dos 4.345.019 eleitores (24,36%) ainda não cadastraram suas digitais para votar nas eleições deste ano. Somente em Salvador, 521.844 eleitores (26,8%) precisam realizar o cadastramento biométrico. Também é elevado o percentual de quem não regularizou a situação eleitoral nas cidades de Santa Cruz Cabrália (24,5%), Ilhéus (32,9%), Ibirapitanga (30,5%), Porto Seguro (29,2%) e Feira de Santana (25%).

No Estado de São Paulo, restam cadastrar a digital 601.587 dos 2.187.474 eleitores obrigados a regularizar a situação eleitoral. As cidades com a situação mais complicadas são Guarulhos e Sorocaba, onde, respectivamente, 237.012 e 112.310 precisam comparecer para acertar a situação eleitoral.

Portal: Globo Expresso.Com