Atualidade

Emocionado, Federer disse estar muito feliz pela conquista do 20º Grand Slam

Após chegar à final sem perder nenhum set, o suíço Roger Federer derrotou neste domingo (28) o croata Marin Cilic por 3 sets a 2 (6×2/6×7/6×3/3×6/6×1) e garantiu pela sexta vez o título do Australian Open. Com a vitória, Federer se torna o primeiro homem a acumular 20 títulos de Gand Slam – os quatro torneios mais importantes do circuito – na carreira.

Apesar do título, Federer não garante o retorno à primeira colocação do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), que segue liderado pelo espanhol Rafael Nadal e tem o suíço na segunda posição. Mesmo com a derrota, Cilic saltará três posições e herdará a terceira colocação da relação. Emocionado, Federer disse estar muito feliz pela conquista, agradeceu à família, aos voluntários do torneio e aos fãs pelo apoio.

Ao longo das duas semanas do Grand Slam, Federer derrotou Aljaz Bedene, Jan-Lennard Struff, Richard Gasquet, Marton Fucsovics, Tomas Berdych e Hyeon Chung, que abandonou a semifinal com bolhas nos pés. A partida, realizada com o teto fechado devido à temperatura de quase 40ºC registrada na cidade de Melbourne, começou sem grandes dificuldades para o suíço, que quebrou os dois primeiros saques de Cilic. O croata só confirmou seu serviço no quinto game do jogo, mas já era tarde e Federer fechou o primeiro set em 6 x 2.

Cilic voltou melhor para o segundo set da final. Mais agressivo, o croata teve logo duas chances de quebrar o serviço de Federer, que conseguiu evitar o revés. A segunda parcial seguiu equilibrada, com os dois tenistas confirmando seus serviços e levando o set pra tie-break. No tira-teima, Cilic teve três chances de fechar o set e não desperdiçou, empatando o duelo ao vencer a parcial por 7×6(7×5).

Federer voltou para o terceiro set com o mesmo ritmo da primeira parcial, colocou mais de 80% de seu primeiro serviço na quadra do croata e, após uma quebra no sexto game, só precisou administrar a vantagem para voltar à frente no placar: 6 x 3.

Na quarta parcial, o suíço voltou com o aspecto de quem queria queria fechar o jogo e quebrou o serviço de Cilic no início do set. Federer, no entanto, perdeu a produtividade dos primeiros saques e o croata aproveitou da situação. Com duas quebras consecutivas, Cilic venceu o set por 6 x 3 e empatou novamente a partida.

O quinto e decisivo set começou com Cilic e Federer vendendo caro cada um dos pontos. Apesar do momento adverso na partida, o suíço conseguiu confirmar seu saque e quebrar o serviço do croata. Com a vantagem, Federer ainda quebrar novamente o serviço do croata antes de colocar seu saque na quadra e garantir seu 20ª título de Grand Slam.

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso