comunicação interna
Marketing e Negócios

Endomarketing: Saiba como melhorar a comunicação interna da sua empresa

A comunicação interna dentro de uma empresa é algo muito importante e que deve ser praticada, de modo que pode até mesmo ser unificada junto a outras estratégias como o endomarketing, contudo, é importante saber antes sobre o que o formato interno se trata. 

A comunicação interna é uma estratégia das quais as empresas usam para que possam ter canais dos quais podem se comunicar, de modo que a mensagem chegue para todos os setores de uma fábrica de camisa masculina, desde os funcionários até a administração.

Um dos principais objetivos em torno da comunicação é que a mensagem passada para os funcionários dentro da empresa chegue em todos os setores, e assim, possam todos estarem sintonizados dentro dos mesmos planejamentos.

Se uma empresa compreende a estrutura de uma comunicação interna e a coloca em prática, a união dos setores ocorre de uma forma mais simplificada, de modo que a inovação junto a criatividade e as realizações profissionais sejam valorizadas.

Tanto um projeto em equipe, como também, um trabalho individual, fazendo com que a empresa possa crescer dentro do mercado para manter a união que levará a prosperidade. 

Os formatos de comunicação interna

Se  uma clinica para animais silvestres planeja instalar uma comunicação interna como um modo de melhorar o serviço, existem algumas opções que podem ser implantadas, sendo elas:

  • Escrita;
  • Oral;
  • Vertical;
  • Diagonal;
  • Horizontal.

A comunicação interna no modo escrito funciona por meio dos quadros de avisos, e-mails, ou blogs internos que são alinhados de acordo com o que ocorre na empresa, em muitos casos, acessados por uma intranet.

Já o formato oral, são comunicações que ocorrem em reuniões, palestras e trocas de feedbacks. 

Esse modelo para a empresa pode contribuir para que os funcionários troquem ideias e assim, façam com que as metas e objetivos sejam mais inovadores no mercado. 

Por meio de uma comunicação interna oral e escrita, é possível que o departamento de produção de um centro de usinagem CNC pequeno passe para as gestões superiores, o que precisa melhorar em relação aos equipamentos usados no cotidiano, por exemplo. 

A comunicação no modo vertical é voltada para o topo da gestão do negócio, onde assuntos mais restritos podem ser tratados sobre administração, finanças e planejamentos mais estratégicos antes de serem passados para os outros departamentos. 

Que, por sua vez, recebem as características da comunicação em diagonal, passando por toda a pirâmide hierárquica que existe dentro da empresa, desde a base até o topo. 

O formato horizontal é feito por um setor da empresa, de forma que a comunicação acontece entre os atuantes da área de treinador de cães como um modo de melhorar as relações daqueles que trabalham dentro do mesmo setor. 

Para se implantar uma boa comunicação interna, é importante que haja um incentivo da prática para que o resultado final possa ser positivo para toda a corporação.   

O que é o endomarketing?

Focado em criar um relacionamento ainda maior entre funcionários e empresas, o endomarketing planeja criar essa relação de modo forte e principalmente, saudável. 

Podendo ser também chamado de marketing interno, esse recurso é usado por uma empresa que deseja criar relações saudáveis com seus funcionários, e até mesmo parceiros e colaboradores externos em alguns casos. 

Essa união e esses laços acabam fortalecendo o nome da marca dentro do mercado, de modo que profissionais passem a disputar uma vaga para ingressarem na empresa devido a sua boa reputação. 

Ações que podem reforçar esse endomarketing são os treinamentos e as capacitações para os profissionais melhorarem na área de atuação, do mesmo modo que troca de experiências e diálogos em uma estação de trabalho 8 lugares aprimoram ainda mais.

De um modo mais descontraídos, eventos corporativos e até mesmo happy hours podem contribuir para que essa relação de endomarketing valorize os desempenhos em grupos e até mesmo, os individuais. 

A importância que o endomarketing tem dentro de uma empresa está ligado a uma melhoria de processos que ele pode proporcionar ao empreendimento, de modo que o crescimento seja notado dentro do mercado pelos consumidores e a concorrência. 

Por isso, ter boas estratégias e cultivá-las podem trazer grande destaque para a empresa, algo que posteriormente, acaba aumentando o número de vendas, de clientes fidelizados e também, de lucro.  

Como unir comunicação interna com endomarketing?

Para as empresas que fabricam uniforme eletricista nr10 risco 1 e 2, por exemplo, criar uma boa comunicação interna pode contribuir para que os feedbacks dentre os setores sejam melhor compartilhados, tudo isso dentro de um bom clima organizacional. 

Não obter o posicionamento de um setor pode acabar interferindo em outros e com isso, prejudicando a produtividade que a empresa tem, refletindo posteriormente, em como os consumidores irão receber o produto ou o serviço. 

Contudo, quando há uma boa comunicação entre os setores, uma campanha de endomarketing para fortalecer ainda mais os laços dos funcionários em busca de um aumento para a empresa pode fazer a diferença.

Por isso, quanto mais uma empresa demonstrar que ouve os seus profissionais, melhor será para o clima organizacional, porque acaba demonstrando que a opinião de quem está ali atuando em algum setor é importante para entender as melhorias que devem ser feitas.

Como os pequenos reparos funilaria, máquinas mais velozes ou até mesmo, internet com uma maior velocidade para repassar e atualizar operações.  

Com a comunicação, também é possível entender o que um setor deve produzir mais ou o que deve produzir menos, sendo uma forma também de reduzir gastos com os recursos desperdiçados no final dos processos. 

Portanto, a união entre setores por estratégias de endomarketing junto a uma comunicação interna, proporcionam um avanço para a empresa em relação às concorrentes.

Para que as estratégias possam funcionar de modo correto, também é importante que a empresa conheça como são os seus funcionários, por isso, essa prática pode ser ainda melhor se questionários forem feitos para saber como é o cotidiano dentro e fora do local.

Isso porque nem todos os funcionários acabam tendo a mesma rotina para uma fácil adaptação e até mesmo, comportamento, já que a administração trabalha de um modo, produção e trabalhadores de campo de outro. 

Com isso, as escolhas de canais corretos que estejam interligados e façam parte do cotidiano de todos pode contribuir com a comunicação interna, porque se alguns setores não utilizam e-mail, essa opção pode não ser a mais adequada. 

Uma união acaba ganhando maiores efeitos se forem sendo realizadas com um olhar sob todos os departamentos, de modo que nenhum fique de fora dentro do que foi elaborado.

Ferramentas de endomarketing

Algumas ferramentas podem melhorar para que a empresa tenha uma boa estratégia de endomarketing que esteja ligada com a comunicação interna. 

Uma das ferramentas mais comuns são os murais, podendo ser eletrônicos para que todos tenham algum acesso, é por meio deles que os comunicados são postados e avisos importantes que podem valer para um só setor ou toda a empresa. 

Outra ferramenta são as redes sociais, estas, feitas exclusivamente para finalidades internas de modo que mensagens possam ser enviadas para todo um departamento de forma mais direcionada, assim como os murais. 

Jornais internos ou até mesmo revistas institucionais são outro exemplo de comunicação interna, algumas sendo enviadas por anexos por meio de e-mails, podendo abordar temas e até mesmo, anunciar novidades da empresa de um modo dinâmico. 

Os guias é uma ferramenta utilizada para os novos trabalhadores e colaboradores que se juntam a empresa, como um meio para deixá-los atualizados sobre procedimentos e o que acontece dentro do mês, além das metas e dos objetivos. 

Embora algumas empresas planejem de modo online, fazer em forma física pode também ser uma forma de comunicação interna para os setores que não possuem tanto acesso aos departamentos que utilizam os recursos digitais.

Considerações finais

Portanto, criar boas relações dentro do ambiente de trabalho é fundamental para um clima organizacional, por isso, a comunicação interna é um procedimento que deve ser cada vez mais implantado dentro de uma empresa.

Podendo abrigar vários setores, desde quem realiza a coleta entulho até mesmo a administração, passando pela pirâmide hierárquica, uma boa comunicação interna por meio de recursos como a intranet, deixa todos os funcionários em um mesmo nível. 

Estando assim, por dentro do que será implantado futuramente de modo interno como novas estratégias para atrair novos consumidores, assim como manter aqueles que já são. 

As estratégias envolvendo o endomarketing servem como uma unificação e melhorias de relacionamentos internos da empresa, de modo que unificadas com uma boa comunicação entre os setores e a pirâmide institucional, os resultados são vistos por todo o mercado. 

Por isso, unir a comunicação interna com um bom endomarketing pode fazer com que desperte o desejo de outros profissionais de trabalharem na empresa, bem como, fazê-la ganhar destaque dentro do mercado.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.