bruxismo
Filmes

Entenda o que é Bruxismo

O bruxismo é um problema muito comum, mas que costuma atrapalhar o sono de muita gente, inclusive das crianças, por conta do ranger de dentes que costuma ser muito intenso.

Existem muitas pessoas que sofrem com esse problema, mas não sabem ao certo o conceito de bruxismo, e muitas coisas podem desencadear o hábito. Ele nada mais é do que apertar com força os dentes, e é necessário detectar o problema o quanto antes.

Isso porque o tratamento evita prejuízos para a dentição, além de promover a saúde do organismo como um todo. Cuidar da saúde bucal é imprescindível na vida de qualquer pessoa, independentemente da idade.

Os dentes cumprem o importante papel de mastigar os alimentos, além de ter uma função na estética do ser humano. Quando eles apresentam algum problema, várias outras situações podem ser desencadeadas.

Por exemplo, a ausência de dentes prejudica a mastigação, o que interfere na qualidade da alimentação do indivíduo. Por outro lado, se arcada não tem uma boa aparência, prejudica a autoestima e a autoconfiança.

O bruxismo é uma condição que pode prejudicar os dentes, por isso, é necessário entender seu conceito, tipos e sintomas e saber um pouco mais sobre o tratamento.

Entendendo o conceito de bruxismo

Bruxismo nada mais é do que o hábito involuntário de apertar os dentes excessivamente, algo que costuma acontecer à noite, principalmente durante o sono.

Tanto adultos quanto crianças podem apresentar a condição, sendo mais comum durante o sono. O barulho dos dentes pode ser tão alto a ponto de incomodar alguém que esteja dormindo ao lado.

O problema é que quem apresenta essa condição demora para procurar o dentista e fazer o tratamento necessário.

Uma empresa de treinamento designado cipa deve orientar seus funcionários a procurarem o dentista, caso sintam uma dor incômoda no maxilar, visto que essa sensação costuma ser desencadeada pelo bruxismo.

Mas além de entender o conceito do problema, é necessário saber quais fatores podem desencadeá-lo, e dentre os mais comuns estão:

  • Estresse;
  • Problemas de oclusão;
  • Apneia;
  • Dor de ouvido;
  • Medicamentos antidepressivos.

A pressão no dia a dia pode fazer com que a pessoa transfira a tensão para os músculos, e com isso começa a ranger os dentes. Outra coisa que provoca essa situação é o encaixe inadequado dos dentes, comum em arcadas desalinhadas.

Pacientes que sofrem para dormir também apresentam o problema, assim como pessoas com dor de ouvido acentuada, como uma forma de conter a dor.

Por fim, medicamentos antidepressivos também podem ter como efeito colateral o hábito de ranger os dentes.

Tipos de bruxismo

Existem dois tipos de bruxismo mais comuns, sendo o bruxismo de vigília e o bruxismo do sono. Ao realizar um curso de pizzaiolo presencial, se o aluno perceber que está rangendo os dentes na aula, então apresenta bruxismo de vigília.

Essa situação não é muito comum, tendo em vista que a maioria das pessoas com esse hábito fazem isso enquanto dormem, provocando tanto o apartamento dentário quanto o ranger dos dentes.

O bruxismo pode ser diagnosticado pelo próprio paciente, afinal, a pessoa costuma perceber o problema e a partir disso procura ajuda de um profissional, mas o autodiagnóstico é mais comum em pessoas que sofrem com bruxismo de vigília.

Agora, quando isso acontece à noite, os relatos são de pessoas que dormem ao lado do paciente, visto que são as primeiras a identificar os sintomas.

Sintomas do bruxismo

Dificilmente o próprio paciente consegue diagnosticar o problema, caso tenha bruxismo noturno. No entanto, quando estão acordadas, as pessoas percebem outros sintomas, como dores de cabeça e nos maxilares.

De modo geral, é mais comum que a situação seja percebida por amigos e parentes, visto que costuma se manifestar durante o sono.

Também existem muitos casos em que a pessoa range os dentes durante o dia, seja enquanto trabalha em uma portaria condomínio residencial, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar.

De qualquer forma, em ambos os casos, o principal sintoma é ranger, pressionar ou bater os dentes, e é necessário ficar atento a outras condições que podem sinalizar a condição.

São situações como desgaste nos dentes, fraturas e amolecimentos, aumento da sensibilidade, dores de cabeça, dores na mandíbula ou no maxilar, dores na face, problemas na gengiva, dores de ouvido e zumbido no ouvido.

Também é muito comum sentir dores no pescoço e alterações no sono, e quem se identifica com um ou mais sintomas, precisa procurar o dentista para se certificar.

Tratamentos para bruxismo

Depois de identificar o problema ou apresentar algum sintoma, é necessário procurar o dentista para que ele possa avaliar o caso e determinar qual é o tratamento mais apropriado.

O profissional que atua em uma empresa de jardinagem e limpeza pode usar a placa estabilizadora que ajuda a conscientizar o hábito, e aos poucos vai relaxando a musculatura e evitando outros danos para a arcada dentária.

Outra opção mais moderna, mas que já se mostrou muito eficiente é a aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox, no músculo da mandíbula. Entretanto, o procedimento só deve ser feito se for realmente indicado.

Não se pode ignorar o fato de que o bruxismo também pode estar relacionado aos problemas emocionais e psicológicos, tais como estresse, ansiedade e depressão.

Quem apresenta essas condições precisa de uma boa terapia e de atividades de relaxamento, e existem até mesmo aplicativos que ajudam a lidar com essa condição.

Para auxiliar seu paciente, o dentista pode pedir que ele procure outros profissionais, como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos.

Para alguém que passa os dias em uma estação de trabalho 3 lugares, é uma forma de acessar um tratamento multidisciplinar e que faz toda a diferença para esse hábito.

Quando a situação se agravar, provoca o desalinhamento dentário, o que pode desencadear a necessidade de fazer um tratamento ortodôntico, portanto, antes de chegar a esse nível, é essencial procurar o dentista.

Mesmo que o problema não seja causado exclusivamente por questões emocionais, geralmente, está associado a elas, podendo ser agravado pelo estresse psicológico ou físico.

O profissional deve investir em técnicas de relaxamento muscular, como no caso de compressas quentes, massagem e exercícios.

É muito importante encontrar tarefas relaxantes, como alongamento, ioga e meditação, além de maneiras de equilibrar o corpo e a mente.

As pessoas devem evitar mastigar sistematicamente objetos duros, como lápis e canetas, ou mascar chiclete, além de evitar apertar os dentes quando se concentrar em alguma tarefa ou estiver fazendo força.

Fatores emocionais que desencadeiam o bruxismo

Um profissional auxiliar de serviços gerais em condomínio precisa de saúde física e mental para realizar suas atividades do dia a dia, mas cuidar do emocional também é fundamental para evitar outros problemas, como no caso do bruxismo.

O tipo diurno está especialmente relacionado a fatores psicológicos, tendo em vista que mecanismos centrais do corpo fazem com que a pessoa contraia excessivamente os músculos da face.

O estresse e a ansiedade são os principais fatores emocionais que provocam o distúrbio, mas ele também pode surgir quando a pessoa está fazendo alguma atividade que exija muito foco e coordenação.

Em conjunto com a placa dentária, o paciente tem a opção de fazer terapia e tratamento com ansiolíticos, visto que essa medicação traz controle emocional e melhora consideravelmente o quadro.

Assim, vai se sentir melhor para o que precisa fazer durante o dia, como no caso de exame ocupacional periódico. Mas é necessário fazer um esforço próprio e evitar as situações do dia a dia que desencadeiam momentos de estresse.

Também é fundamental fazer atividades físicas porque elas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, além de controlarem os níveis hormonais do organismo.

De qualquer forma, a melhor maneira de identificar o problema é visitando o dentista regularmente, visto que o profissional faz um exame clínico que ajuda a detectar alterações dos dentes, evitando danos maiores para a estrutura da arcada.

Evitar o bruxismo é uma forma de garantir uma boa noite de sono e mais disposição no dia seguinte para frequentar um estúdio de ensaio musical, fazer um curso, praticar esportes e por aí vai.

Tudo isso sem dores nos maxilares ou dores de cabeça que simplesmente podem acabar com o bom humor e a disposição de qualquer pessoa.

Considerações finais

Embora o bruxismo seja uma condição normal e apresentada por pessoas de várias idades e no mundo todo, é necessário ter atenção em relação a ele e procurar o tratamento mais adequado o quanto antes.

Ranger os dentes com muita força pode prejudicar o esmalte e o alinhamento da arcada dentária, e tendo em vista as opções de tratamento, fica muito mais fácil eliminar esse hábito tão incômodo para seus portadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.