Domingo, 28 DE novembro DE 2021

Entender como a cárie age em meus dentes e aprender a evitá-la

Publicado em:

27 de
out
Categorias: Saúde.

A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias que vivem na boca que, ao se acumularem, formam placas duras e difíceis de serem removidas apenas com tratamentos caseiros.

Elas produzem ácidos que corroem o dente e destroem os minerais formando buracos. Seu desenvolvimento não acontece de um dia para o outro, ele leva de semanas até meses.

As dores começam quando a perfuração se aproxima da polpa, pois ela é formada por nervos e vasos sanguíneos, o que a deixa muito sensível.

As bactérias vão aos poucos perfurando essa placa, o esmalte dos dentes, causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas deles.

Saiba quais são os sintomas da cárie nos dentes


Dentre tantos sintomas presentes quando uma pessoa é diagnosticada com cárie, os que mais se destacam são:

  • Dor intensa ao comer ou beber;

  • Pequenos furos nos dentes;

  • Manchas escuras ou brancas na superfície do dente;

  • Sensibilidade no dente;

  • Sensibilidade à temperatura quente e gelada;

  • Gengiva inchada e dolorida.


No começo,  na maioria das vezes, a cárie não mostra qualquer sintoma e, por esse motivo, quando surgem os primeiros é muito importante procurar um dentista.

É fundamental visitar um profissional para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento para que não haja complicações como uma infecção mais grave ou a perda de um dente.

Principais causas de cáries nos dentes


A maior causa de cárie é a má higienização bucal. Nesses casos o acúmulo de bactérias presente na boca e o resto de alimentos não são removidos adequadamente, dando oportunidade para o desenvolvimento de placas e cáries. 

Outro motivo é o consumo exagerado de alimentos com açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, que são convites para o desenvolvimento de bactérias nos dentes.

Uma bactéria chamada Streptococcus mutans, está presente no esmalte dos dentes e se desenvolve quando encontra grandes quantidades de açúcar.

As placas bacterianas são formadas a partir daí, porque as bactérias se unem formando uma espécie de grupos para reter esse açúcar.

É importante saber que a cárie não é transmitida de pessoa para pessoa, apesar de ser causada por bactérias. Seu desenvolvimento está relacionado com hábitos de higiene e alimentação.

Tratamento para eliminar a cárie


Não é possível fazer um tratamento caseiro para se livrar da cárie. Após a sua formação, somente um profissional em consultório consegue removê-la com uma limpeza.

 

Na maioria dos casos, uma sessão com restauração pode resolver o problema. O dentista remove a cárie e depois aplica uma resina. Existem casos onde a cárie é encontrada em vários dentes. 

 

Nessa situação, o procedimento é mais longo e pode precisar de um  tratamento de canal ou, até mesmo, a remoção do dente, podendo precisar de uma prótese.

 

Para quem faz uso de aparelhos ortodônticos, como o aparelho de porcelana, basta manter uma boa higiene bucal. O paciente só deve manter uma rotina de limpeza dos braquetes e acessórios.

É preciso ter o cuidado de escovar os dentes após as refeições, fazer uso de uma boa escova dental que seja macia e usar escovas interdentais nas áreas de difícil acesso, além do fio dental e bochechos que contenham flúor.

A busca pelo sorriso perfeito


A busca pelo sorriso perfeito está crescendo cada vez mais. Além de evitar as cáries, as pessoas estão investindo em tratamentos estéticos revolucionários, como as facetas de resina, por exemplo.

Estas facetas melhoram a aparência e minimizam o desgaste dos dentes, além de  acumularem menos placa bacteriana, melhorando a higiene e a saúde bucal.

Elas podem ser colocadas em cima dos dentes para melhorar a beleza e harmonia do sorriso. Os resultados são dentes alinhados e brancos e duram de 10 a 15 anos.

Procedimentos para um sorriso perfeito


Como citado antes, além de cuidados bucais que evitam a cárie, para alcançar o sorriso ideal, as pessoas estão recorrendo a alguns tratamentos.

Alguns aparelhos, como o aparelho ortodôntico safira, são aparelhos para alinhar  diversas imperfeições dentárias, mas usam de recursos que mantêm a discrição do tratamento. 

Esse tipo de aparelho tem um caimento translúcido, o que o permite que ele se camufle na em cada cor de dente. Os seus braquetes também são um pouco menores, proporcionando ainda mais discrição.

Ideal para quem deseja corrigir imperfeições, mas manter a naturalidade no rosto, aparelho ortodôntico invisível, pois ele harmoniza o sorriso sem comprometer a estética facial.

Após anos de pesquisa, esse tipo de aparelho é um meio usado para a correção de desvios no crescimento e no desenvolvimento dos dentes. 

Por conseguir fazer pressão sobre os dentes disfuncionais e realizar a movimentação dentária gradualmente, os resultados são significativos.

Os procedimentos inovadores com lente de dente proporcionam beleza, harmonização e autoestima, promovendo qualidade de vida social e profissional.

Elas dão uma nova forma aos dentes, resolvendo problemas de diastemas, dentes curtos, dentes manchados e alinhamentos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.
[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra