Cama de casal organizada
casa e jardim

Enxoval de casal: saiba como organizar a casa nova

Deixe o espaço que compartilham com a cara do casal

No passado, as noivas preparavam seus enxovais por meses, para que quando fossem para seu novo lar, tivessem todos os utensílios necessários.

Antes da facilidade de se comprar em lojas, sobretudo online, muitas faziam à mão, contando com suas mães, avós, tias, irmãs e primas. Tratava-se de uma tradição e quem confeccionava as diferentes peças, já deixava como presente de casamento.

O lençol, a colcha e o edredom de casal são fundamentais, afinal, ninguém merece dormir no colchão sem proteção alguma, né? E, além disso, eles devem conversar com as paredes e móveis, para que combine com a decoração.

Entretanto, quando se fala em enxoval, apesar de vir à cabeça primeiramente as peças que vão na cama, há muito mais para completá-lo. O enxoval também compreende peças de mesa e banho.

Outro desafio, é pensar e escolher peças que unam os gostos das duas partes do casal.

Além disso, há diversos pontos de atenção na hora de escolher o que comprar, como, por exemplo, o material que são feitas as peças, para que sejam duradouras e não percam a qualidade.

Na cozinha, por exemplo, é preciso pensar em diferentes ocasiões nas quais fará mesa posta, para que compre seu enxoval em itens que possam ser utilizados mais de uma vez e, é claro, combinar com os diferentes temas e refeições.

Fizemos uma seleção de itens indispensáveis para o seu enxoval, a fim de que sua casa fique com a sua cara. Dividimos a lista em três campos principais: cama, mesa e banho.

Então, antes de comprar mais do que precisa, ou de se esquecer daquilo que é essencial, dê uma olhadinha nessas dicas imperdíveis.

Cama

Com certeza esse é o tópico com mais detalhes. Para o quarto, é essencial que se pense no conforto, afinal, é a cama que recebe o casal ao fim do dia. 

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho e deitar numa cama com o lençol cheio de bolinhas, incomodando o corpo? Ou pior, um colchão que em pouco tempo vai ficando com o formato dos corpos do casal?

Preste atenção a esses detalhes para saber o que comprar para o seu quarto.

Tecido ideal para roupa de cama

Lençóis, fronhas e colchas feitos com tecido 100% algodão evitam esse desgaste que gera as bolinhas, sendo o mais indicado quando se trata de durabilidade e conforto, resistência durante as lavagens e custo-benefício.

Mas caso você prefira fazer um investimento maior, itens de seda ou algodão egípcio são os mais confortáveis do mercado e com grande qualidade, por isso os preços são mais elevados.

Travesseiros

Para essa parte do enxoval, é ideal que tenha em mente quantos travesseiros serão colocados na cama, para então pensar nas quantidades e estampas das fronhas.

Se você gosta de estampas, pode colocar travesseiros com fronhas estampadas à frente e atrás os que forem embalados com fronhas lisas, que complementam as cores das estampas.

Verifique sempre se o travesseiro é antialérgico e adequado para a coluna, para evitar problemas de saúde.

Colchão

O colchão também merece cuidados, principalmente para manter a qualidade por mais tempo. Além do lençol, há outros artifícios que auxiliam nessa manutenção.

As capas para colchões protegem de ácaros e são mais uma camada para combater a umidade do corpo ou para o caso de derramar algum líquido.

Depois de encapar, coloque um pillow para colchão. Ele é um reforço que deixa ainda mais macio e protegido. Como custa menos, é mais barato trocá-lo do que o colchão, que estará ainda em bom estado depois de anos com esses cuidados.

Banho

Para o banheiro, toalhas de rosto e banho com mais fios, pois são mais macias, não agridem a pele e são as mais indicadas para enxugar o corpo.

Pense em formas de identificar qual toalha é de quem, para que não haja confusão.

Os roupões também são ótimos, sobretudo quando sair do banheiro em um dia frio. Existem dezenas de opções de tecidos macios e confortáveis para escolher.

Mesa

Atualmente, quem está mais popular do que nunca é o sousplat. Ele é indicado por ser prático, fácil de limpar e por ajudar a compor diversas mesas.

Diferente das toalhas, ele não limita a decoração, além de evitar acidentes, como quando uma criança puxa o tecido e leva tudo ao chão.

Há diferentes tipos no mercado: de madeira, de crochê, de plástico, entre outros.

A louça, os guardanapos de tecido e talheres também são muito importantes. Busque variar para ter sempre opções para o dia a dia e outras para mesa posta, propícias para ocasiões especiais.