casa e jardim

Espaço zen – como ter um local relaxante e agradável em sua própria casa

Espaço zen

Naturalmente nossa casa é um dos espaços em que mais passamos nosso tempo, em tempos de quarentena e home-office este tempo se torna ainda maior, sendo importante que consigamos nos sentir bem e confortáveis dentro de nossa própria residência. Para lhe ajudar nesta tarefaeste artigo irá lhe auxiliar e dar dicas de como reservar um cômodo zen em sua residência, podendo ser desde seu quarto ou sala até um espaço livre que possa conter em seu quintal.

O que é um espaço zen?

É difícil dar uma definição concreta do que vem a ser um “espaço zen”, cada pessoa possui gostos e ideias diferentes daquilo que pode ser relaxante ou não, de forma geral o espaço zen é um local de sua residência que você irá destinar a atividades como a meditação e leitura por exemplo; é o local em que você irá se desligar das tecnologias e focar em você mesmo, recarregar suas energias e melhorar seu bem estar.

Benefícios de um espaço zen

Controle do estresse:

Com uma rotina de trabalhos, estudos e as vezes os dois simultaneamente, comumente sintomas de estresse, ansiedade e nervosismo nos afetam. Ao chegar em casa após um longo dia e ter esse espaço zen a sua disposição você conseguirá controlar melhor seus sentimentos e se distanciar de todos os problemas que teve durante o dia.

Desenvolvimento da concentração:

Com o trabalho em casa por muitas vezes podemos nos sentir improdutivos, momentos em que as ideias não fluem e o rendimento cai; possuir este espaço em sua residência poderá ser o local onde você irá eliminar o estresse e aliviar sua mente, a deixando pronta para novas ideias.

Aumento da disposição:

Se possível tire alguns minutos para meditar no seu espaço logo pela manhã antes de iniciar toda a sua rotina, ficando assim mais disposto para suas atividades do dia; outra opção é meditar antes de dormir, onde você estará levando sua mente a um estado de relaxamento em que a mesma entendera que é o momento de desacelerar, tendo assim uma noite de sono melhor.

Como fazer espaço zen?

Ótimo, uma vez em que já sabe o que é um espaço zen e alguns de seus benefícios, está na hora de saber como o tornar presente em sua residência. Assim como a definição de “espaço zen” é subjetiva, a construção deste espaço também será, desta forma mesmo com as dicas a seguir é importante que siga seu coração, coloque elementos que sejam especiais para você e que lhe tragam uma sensação de tranquilidade.

Cantinho zen em casa

Como citado anteriormente você poderá optar por ter um espaço zen de sua casa em cômodos internos, como no quarto e sala ou também em espaços externos como no quintal caso você possua um a sua disposição. Primeiramente confira algumas dicas para montar seu espaço zen dentro de sua casa.

  • Escolha o local: Naturalmente existem alguns cômodos que são de nossa preferência, aquele local do qual gostamos de passar o tempo e nos deixam bem, uma boa dica é montar seu cantinho para relaxamento neste local. Certifique-se de que o espaço não sofre com barulhos internos e externos e também possua uma passagem de pessoas limitada.

 

  • Luz e ar natural:  Conte também com uma boa entrada de luz e ar natural no ambiente, ter o sol entrando em contato direto com seu corpo mais o ar fresco para respirar poderá ser tudo o que precisa para acalmar sua mente. O simples ato de se sentar e respirar controladamente irão lhe auxiliar em sua capacidade cerebral e se sentir estimulado.

 

  • Cômodo limpo e organizado:  Você não conseguirá relaxar a mente e se sentir melhor caso tente fazer isso em um ambiente sujo, bagunçado e que não lhe proporcione bons sentimentos. Por isso é importante escolher um bom local para a meditação e tornar esse cômodo como especifico para esses momentos, evite levar objetos do escritório ou de obrigações diárias para este ambiente.

 

  • Sons e músicas:  Se você se sente atraído e relaxado com sons de chuva, natureza, pássaros e até músicas especificas, utilize isso a seu favor, vivendo na cidade grande onde boa parte das vezes os sons ambientes são de trânsito, trens, sirenes, etc. ter um momento do seu dia para fugir desse padrão é de extrema ajuda.

 

  • Sem tecnologia: Mantenha este local longe de objetos eletrônicos, evite utilizar o celular, notebook, tv; uma vez em que deixa o ambiente poluído de produtos eletrônicos a sua disposição você dificilmente conseguirá os ignorar e focar em si próprio.

 

Cantinho zen no jardim

Agora se você possui um quintal em sua residência e quer usar da natureza para ter um momento de relaxamento também poderá contar e implementar algumas das seguintes dicas.

 entrar em contato com a natureza é uma das melhores formas de relaxar a própria mente e se sentir revigorado.

  • Limpeza: Assim como os cômodos de sua casa precisam estar constantemente limpos e organizados com o jardim não é diferente, muitas pessoas acabam o ignorando. Desta formao primeiro passo para conseguir relaxar em seu quintal é o deixar limpo, procure por serviços como jardinagem, paisagismo e limpeza pós obra.

Uma vez em que seu quintal/jardim está devidamente limpo e apropriado para seus momentos de relaxamento, busque pelos mais diversos objetos decorativos que irão dar outra forma para seu jardim, se tornando mais aconchegante e apropriado para se tornar seu cantinho zen.

  • Pequenos lagos: Se a água e o barulho da mesma lhe atraem então a implementação de pequenos lagos em seu jardim será uma ótima escolha, o barulho e até mesmo o movimento da mesma poderá lhe acalmar.

 

  • Utilização de pedras: Busque por diferentes pedras dos mais diversos tamanhos e os inclemente em seu jardim; pequenas pedras brancas, luminárias/lanternas e cascalhos formam uma boa combinação.

 

  • Pequenas árvores:  Árvores de pequenos portes podem ser sua solução caso não tenha tempo nem espaço para manter uma grande árvore em seu jardim, mesmo pequenas elas ainda lhe renderão uma boa sombra e ar natural.

 

  • Piso colorido:  Nem só de natureza se monta um quintal não é mesmo? Que tal apostar em pisos coloridos? Você terá a liberdade de escolher aquela sua cor favorita e que lhe remeta a paz e tranquilidade, ornando com a natureza em sua volta terá um ótimo espaço zen em seu jardim.

Perfeito! Com as informações adquiridas através deste artigo você já conseguirá montar seu próprio cômodo para relaxamento no conforto e segurança de sua própria residência. Lembre-se que a pessoa mais importante sempre será você mesmo, não medindo esforços para se tornar sua própria prioridade e melhorar seu bem estar.