Filmes

Esportes para crianças: 7 opções que ajudam no desenvolvimento

Qual a importância do esporte para as crianças? Praticar esporte é uma necessidade em todas as fases da vida e nada melhor do que começar na infância para criar um hábito saudável. Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento do corpo e da mente, além de favorecer a socialização.

As crianças têm uma energia tremenda para gastar. Portanto, incorporá-los à atividade física regular auxilia no desenvolvimento cognitivo – pois o excesso de energia é bem direcionado e eles ficam mais focados – e, no final do dia, melhora a qualidade do sono.

Se você quer saber mais sobre a importância do esporte na vida das crianças e receber alguns conselhos sobre as melhores opções para matricular seus filhos, continue lendo este texto que foi escrito com a ajuda do 22 Bet, o melhor site de apostas esportivas.

A importância do esporte para as crianças

Os conceitos de esporte e atividade física parecem ser o mesmo assunto, mas há diferenças. Esporte refere-se a uma atividade física organizada com regras, finalidade e geralmente praticada em grupo. Isso significa que ao praticar um esporte, seu filho estará realizando uma atividade física, mas nem toda atividade física pode ser considerada um esporte.

Portanto, quando falamos da importância do esporte no desenvolvimento, estamos tratando de uma atividade física que possui características de competição, socialização, esforço físico, motricidade específica, regras e espaços padronizados e formação de grupos.

São quatro os esportes mais utilizados para o desenvolvimento motor das crianças: handebol, futsal, vôlei e basquete. Trabalham a motricidade, a socialização e a cooperação. Além dessas, outras atividades, como natação e luta (judô, caratê e esgrima), contribuem para a construção musculoesquelética e melhora do metabolismo.

Como uma atividade física organizada, o esporte melhora o desenvolvimento físico e social. Por meio de regras e condições, as crianças aprendem a lidar com os primeiros contratempos e vitórias, passam a entender melhor sentimentos como a frustração, além de desenvolver a competitividade – no bom sentido – e relacionamentos saudáveis ​​com parceiros e adversários.

Os 7 esportes mais indicados para crianças

O esporte deve estar presente na vida das crianças desde cedo. Alguns autores da área defendem que o ideal é que a atividade esportiva seja iniciada a partir dos seis anos, mas isso não impede que outras atividades motoras se desenvolvam antes dessa idade.

Por exemplo, as crianças podem nadar para desenvolver habilidades motoras e respiratórias, mas são atividades que valorizam organização, competição e formação de equipes. Para que isso funcione, a criança deve ser capaz de entender as regras e lidar com as consequências de um jogo.

A seguir, veja quais atividades esportivas são mais indicadas para crianças.

1. Natação

A natação é um dos esportes mais populares entre as crianças. É uma atividade abrangente que trabalha a respiração, a coordenação motora e a ativação da memória, além de melhorar o sono e o apetite e ajudar na flexibilidade e no desenvolvimento das noções de tempo e espaço.

Os bebês podem começar a nadar a partir dos seis meses. Então, a partir dos cinco anos, já é possível participar de competições.

2. Futebol e Futsal

O futebol e o futsal são esportes amplamente divulgados e praticados no Brasil. Eles ajudam principalmente no desenvolvimento de habilidades motoras como locomoção, coordenação, controle de bola e equilíbrio.

Por serem atividades intensas, aceleram o metabolismo e mantêm a saúde cardiovascular e respiratória. Essas atividades podem ser introduzidas na vida de uma criança a partir dos cinco anos de idade.

3. Lutas

As lutas também são atividades importantes na vida de uma criança. Seja karatê, judô e capoeira, esse tipo de esporte melhora a motricidade, os reflexos e as reações dos pequenos.

Além disso, é uma boa forma de liberar energia, aumentar a concentração, desenvolver velocidade, equilíbrio e disciplina. A partir dos quatro anos esse tipo de modalidade já é recomendada.

4. Voleibol

O vôlei é uma atividade em grupo e é recomendado para crianças a partir de sete anos. O esporte é muito versátil e ajuda a promover a interação.

Além de fazer bem para o corpo, proporcionando o desenvolvimento de movimentos rápidos, equilíbrio e precisão, o voleibol também desenvolve a parte cognitiva através da necessidade de concentração e compreensão das regras.

5. Handebol

O handebol é apontado como um dos esportes mais praticados nas escolas. Assim como os demais, também traz diversos benefícios, como auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, melhorar a capacidade respiratória e aumentar a tonificação muscular.

Pode ser praticada a partir dos oito anos e desenvolve o trabalho em equipe e a tomada de decisão rápida e objetiva, pois é extremamente dinâmico.

6. Balé

O balé e outras danças em geral potencializam a interação entre as crianças, aumentando o nível de confiança entre elas. Nesse tipo de atividade é possível trabalhar a liderança e a socialização, tornando-os mais extrovertidos e fiéis às instruções do passado.

Esta atividade consegue criar e desenvolver a disciplina e a concentração exigidas na primeira infância. Além disso, as atividades lúdicas e a interação ajudam a criança a superar desafios e superar seus medos.

7. Basquete

Buscar atividades ao ar livre também é importante para tirar seu filho da zona de conforto. Pensando nisso, o basquete é uma ótima opção por ser um esporte que pode ser praticado tanto em quadra fechada quanto em áreas abertas.

Essa atividade pode ser introduzida a partir dos seis anos e ajuda no desenvolvimento da agilidade, concentração e coordenação motora. Além disso, também facilita o fortalecimento muscular e melhora a respiração.