com seu cão
Uncategorized

6 esportes que podem ser praticados no passeio com seu cão

Atividades para praticar junto com seu cão para se divertir, gastar muita energia e queimar calorias 

Se você tem um cachorro em casa sabe bem como eles precisam gastar muita energia ao longo do dia. Por isso, sair para passear, praticar atividades intensas ou oferecer brinquedos são atitudes que ajudam os bichinhos a se exercitar, deixando-os mais felizes e saudáveis. 

Levar o cão para praticar atividades ao ar livre pode ser muito vantajoso para o bem-estar dos pets e dos tutores. Associar o esporte a uma boa hidratação do cão vai deixá-lo entretido, garantindo boas noites de sono e, ainda, vai ajudar a evitar que os objetos e móveis da casa sejam sua distração.

Continue a leitura e conheça 6 esportes para praticar com seu cachorro, agregando saúde, qualidade de vida e bem-estar para a sua rotina e para a dele também.  

1. Corrida

Os cachorros adoram correr e você já deve saber disso. Então, nada melhor do que começar nossa lista com essa atividade, que pode ser praticada por eles e por seus tutores. Correr ao ar livre garante boas doses de serotonina, liberadas pelos exercícios físicos, além de fortalecer os músculos e fazer bem para a saúde do coração. 

Cuidado apenas com os horários muito quentes e em locais sem sombras, pois o calor do chão pode machucar as patinhas do cachorro (já que eles não usam tênis como nós). 

2. Caminhada

Uma versão mais amena das corridas são as caminhadas, atividade que praticamente todo tutor de cachorro precisa praticar pelo menos uma vez ao dia, principalmente quem mora em apartamento com pouco espaço para o pet circular. Sair para dar uma volta no quarteirão ou no parque perto de casa garante minutos de distração para o dog e ainda permite que ele faça suas necessidades, como xixi e cocô, fora de casa. 

O tempo de duração da caminhada vai depender da disposição do seu amiguinho de quatro patas. Cachorros mais idosos precisam de menos tempo, enquanto os filhotes têm mais energia para gastar e podem fazer passeios mais longos. 

3. Natação

A natação é outro esporte que seu cão pode adorar. A natação canina é excelente para aliviar dores das articulações, melhorar a respiração e circulação, além de auxiliar no tratamento de alguns machucados. Cães que estão com sobrepeso podem se beneficiar, pois nessa atividade há um alto gasto calórico e as articulações são poupadas. Vale ressaltar que nem todos os cães gostam de água, então é preciso observar se o seu amigo tem simpatia pelas piscinas. 

4. Frisbee

Jogar um objeto para que o cachorro traga-o de volta é uma das atividades caninas mais comuns. O frisbee é uma dessas alternativas. Nessa atividade, o tutor arremessa um disco e o pet tem que correr para buscá-lo e trazê-lo de volta. Uma brincadeira que tem tudo para divertir e gastar muita energia e calorias dos cachorros e seus companheiros.  

5. Agility

Um esporte canino muito famoso é o dog agility, ou apenas agility, como é mais conhecido. Praticado por cão e tutor, o objetivo é que o animal realize um percurso com obstáculos, enquanto o tutor dá os comandos necessários, no menor tempo possível e sem infrações.

6. Futebol

Que cachorro não ama uma bolinha? Além de ser o esporte mais popular do Brasil, o futebol também agrada aos cachorros. Leve uma bolinha para a praia ou o parque e jogue-a para seu pet. Vale usar a pata, o focinho ou a cabeça, a única regra é gastar muitas calorias e brincar até cansar. 

Essas são algumas sugestões de esportes para praticar com seu cão, como atividades de lazer ou treinamentos para condicionamento físico. O tempo que vocês passam juntos serve para fortalecer os laços, criar uma relação de confiança e proporcionar mais saúde para os mascotes. Aproveite!