Segunda, 29 DE novembro DE 2021

Manter contato com ex, pode ser sinal de psicopatia diz Psicólogos

Publicado em:

13 de
jan
Categorias: Mais Lidas, Radar e Sociedade. Tags: Casamento, Estudo, Medicina e Psicólogo.

É muto bom terminar um relacionamento sem mágoas, porém continuar amigo (a) do ex pode ser um problema. Pelo menos é isso que garante o psicólogo e terapeuta de casais Antonio Carlos Araújo, que diz conhecer vários casos parecidos e afirma: nenhum deles deu certo.


Segundo o especialista, manter contato pode prejudicar os futuros relacionamentos. “A desconfiança é inevitável. A outra pessoa vai saber que já aconteceu um envolvimento muito forte, não há como convencê-lo de que isso não vai acontecer de novo. Essa situação gera ciúmes, brigas e pode acabar com qualquer esperança de levar esse novo relacionamento adiante”, explica.


Ele aconselha a não manter contato, mas o respeito deve existir e vale o esforço para que não fique nenhum mal-entendido.



Psicólogos da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos concluíram um estudo para descobrir se sinais psicopáticos estão relacionados à amizade que algumas pessoas mantêm com seus ex-companheiros(as). E a conclusão é um pouco assustadora. o estudo contou com 861 pessoas que listaram as razões pelas quais elas mantiveram ou mantém amizade com seus ex.


Todas preencheram um questionário feito para evidenciar qualquer traço estranho de personalidade que pudessem ter, tais como narcisismo, maquiavelismo ou psicopatia.



Apesar de muitos quererem continuar amigos do ex devido a razões sentimentais (tentar reconquistar e alimentar as esperanças), os especialistas chegaram a uma conclusão surpreendente: muitos indivíduos que apresentaram traços estranhos de personalidade e tendências manipuladoras eram mais propensos a manter amizade com o(a) ex por razões não muito legais, tais como obtenção de relações sexuais, oportunidades, dinheiro, entre outras.


“Eles (os narcisistas) mantêm contato com os ex para terem acesso a recursos valiosos. Eles costumam ter informações privilegiadas sobre as vulnerabilidades e fraquezas do(a) ex-parceiro(a), e por isso, conseguem manipulá-los. O que dá a eles uma sensação de poder e controle”, diz.


E você o que acha, é possível ser amigo do ex?



gospelmund.com


[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra