Atualidade Notícias

Federer perdeu o jogo e a primeira posição na estreia do Master 1000 de Miami

Roger Federer perdeu na estreia do Master 1000 de Miami e deixará o posto de número 1 do tênis mundial. Ele perderá o topo do ranking mundial para o espanhol Rafael Nadal. Como defendia o título em Miami, o suíço precisava ao menos chegar às quartas de final para garantir a liderança do ranking. Nadal retomará a ponta mesmo sem jogar desde o Aberto da Austrália, único torneio que disputou neste ano.

Após um grande início de temporada, com dois títulos em sequência, Federer sofreu em Miami sua segunda derrota seguida em 2018. O suíço foi surpreendido pelo australiano Thanasi Kokkinakis ao levar uma virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/7 (4/7). Federer perdeu a segunda consecutiva no ano. Ele vinha de um revés na final do Masters de Indian Wells. No domingo passado, ele foi vice-campeão ao ser superado pelo argentino Juan Martín del Potro. O tenista da Suíça não sofria duas derrotas em sequência desde o fim de 2014, quando perdeu a decisão do ATP Finals e, depois, a estreia no confronto da final da Copa Davis.

Apesar disso, ele segue com grande retrospecto na temporada. São 17 vitórias seguidas, seu recorde em início de temporada na carreira, e apenas duas derrotas. Kokkinakis, por sua vez, conquistou a maior vitória de sua trajetória no profissional. O tenista de 21 anos é o atual 175º do mundo, mas já foi o 69º.

Caiu de rendimento

Franco favorito para o duelo deste sábado, Federer não deu chances ao australiano no primeiro set. Obteve a primeira quebra de saque do jogo no quarto game, abriu 3/1 e não teve problemas para fechar a parcial em apenas 34 minutos, sem sequer ter o serviço ameaçado. No segundo set, porém, o suíço caiu de rendimento no fundamento. Cometeu duas duplas faltas e colocou em quadra apenas 54% do primeiro saque. Kokkinakis aproveitou o momento favorável na devolução e faturou uma quebra de saque, no quarto game, encaminhando o empate no confronto.

O terceiro set começou mais equilibrado. Federer fechava seus games de saque com mais facilidade e chegou a ter dois break points, não aproveitados. Mesmo pressionado, o rival se segurou no serviço e levou o duelo para o tie-break, sem conseguir ameaçar o saque do favorito. O suíço, então, cometeu mais erros nos momentos decisivos e Kokkinakis buscou a importante vitória.

Na terceira rodada, o tenista da Austrália vai encarar o espanhol Fernando Verdasco, que eliminou mais cedo o compatriota Guillermo Garcia-López com uma contundente virada: 4/6, 6/0 e 6/2.

Outros resultados: Também neste sábado, o checo Tomas Berdych, o espanhol David Ferrer e o italiano Fabio Fognini garantiram seus lugares na terceira rodada em Miami. Berdych bateu o japonês Yoshihito Nishioka por 6/1 e 6/4. Seu próximo adversário será o jovem local Frances Tiafoe, que despachou o britânico Kyle Edmund por 7/6 (7/4), 4/6 e 7/6 (7/5). Ferrer, por sua vez, eliminou o russo Evgeny Donskoy por duplo 6/2. Na sequência, ele terá pela frente o alemão Alexander Zverev, atual número cinco do mundo. Já Fognini passou pelo convidado espanhol Nicola Kuhn por 6/2 e 6/4. Também avançaram o russo Karen Khachanov, o croata Borna Coric e o local Sam Querrey.

Portal: Globo Expresso.Com