amante de fotografia
Filmes

Filmes que todo amante de fotografia deve assistir

Nesse artigo mostramos os filmes que um grande amante de fotografia não pode deixar de ver

Se gostamos de algo, estamos empolgados para que saia em um filme sobre o assunto. Quando crianças gostavamos de dinossauros e ficávamos loucos para vê-los. Agora podemos gostar de fotografia, e se vemos um fotógrafo como protagonista, adoramos. É difícil encontrá-los, por isso vamos procurar bons filmes em que a fotografia tenha todo o protagonismo.

Não podemos deixar de recomendar repetidas vezes as joias do gênero , como ‘Janela Indiscreta’ ou ‘Cidade de Deus’, dois filmes essenciais em qualquer lista que se preze desse tipo.

Mas aqui vamos procurar os filmes que podemos ver nas plataformas que temos ao nosso alcance; Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max…

Os filmes de fotografia que você deve assistir

Vamos encontrar todos os tipos de filmes sobre fotógrafos. Alguns são clássicos, outros desconhecidos e outros só serão apreciados por aqueles que passam o dia todo com a câmera nos ombros.

Em muitos deles o protagonista carrega uma câmera, ou uma fotografia que desencadeia toda a história. Podemos sempre descobrir algum aspecto fotográfico que gostamos neles. Ou melhor, que nos incentivam a sair e tirar fotos, hoje em dia como sabemos, tirar fotos tumblr sozinha para postar nas redes sociais está em grande alta. Vamos analisar os melhores filmes que todo amante de fotografia deve assistir.

Filmes de fotografia

O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

É a verdadeira história de Francisco Boix (Mario Casas), um prisioneiro no campo de concentração que consegue trabalhar no laboratório fotográfico e arrisca a vida para fotografar os horrores que mais tarde foram vistos nos julgamentos de Nuremberg. 

Mães Paralelas (2021)

É o mais recente filme de Almodóvar. Ele é um dos diretores que mais amam a fotografia e nesta ocasião ele transforma Penélope Cruz em uma fotógrafa versátil, desde tirar retratos de um antropólogo até usar sua Phase One para fotografia de produtos.

Curiosamente, não podemos ver, hoje, um dos filmes de fotógrafos produzidos pela Netflix. Kodachrome conta a história de um pai e seu filho em uma jornada para revelar os últimos rolos do lendário filme. Provavelmente vão substituí-lo nos próximos meses…

Filmes de fotografia no Amazon Prime Video

No Amazon Prime Video encontramos vários filmes relacionados à fotografia. Eles não são muito conhecidos e, em muitos casos, parecem o filme perfeito para tirar uma boa soneca nos finais de semana após uma boa refeição . Mas não há nada escrito sobre gostos, então vamos lá.

Fotografia (2020)

É a história de amor de dois casais unidos por uma fotografia guardada em uma caixa. O que mais gostei são as críticas que podem ser lidas na Wikipedia. E a única razão pela qual ele está aqui: ‘Este é um filme sem conteúdo. Tentam se vender como cinema independente, de autor e não passa de uma história vazia, sem conteúdo, chata, cheia de clichês, estereótipos e, sobretudo, esnobismo excessivo.’

Life (2015)

É um dos melhores filmes sobre fotografia que podemos ver. É verdade que em algumas ocasiões o bom e velho Robert Pattinson segura sua Leica como se ela tivesse uma tela. Além disso, o diretor é um dos melhores fotógrafos de retratos, Anton Corbijn. Mas se você não está interessado em fotografia, pode não ser o que você mais quer ver.

Madrid, Acima da Lua (2016)

É um pequeno filme que me surpreendeu. Porque vendo o protagonista andando por Madrid com a câmera na mão, não pude deixar de me ver andando pela cidade. Só que na vida eu liguei tanto, uma pena.

Model killer (2019)

É um mau hino ao que não deveria estar no mundo da moda. Começa com uma sessão de fotografia em um grande estúdio com um fotógrafo que não é profissional. Está tudo errado, desde segurar a câmera errada até disparar os flashes do estúdio offline (embora às vezes pareça que ele os dispara por simpatia).