Notícias

Terremoto que atingiu Taiwan matou seis pessoas, e outras 200 ficaram feridas

Um terremoto de 6,4 graus na escala Richter registrado a 1 km de profundidade abalou na terça-feira 6 Hualien, no noroeste de Taiwan. O impacto do tremor, considerado forte em razão da proximidade com a superfície, derrubou vários edifícios. De acordo com as autoridades, seis pessoas morreram, mais de 200 ficaram feridas e 145 estão desaparecidas. Dezenas estavam presas em um prédio de 12 andares no centro da cidade. Durante a madrugada, o número de desaparecidos aumentou de 88 para 145, enquanto sobreviventes que estavam presos nos escombros eram resgatados.

Segundo a agência de notícias estatal, a esperava-se que o número de pessoas desaparecidas fosse reduzido depois de alguns prédios serem revistados e ninguém ser encontrado. A maior parte dos desaparecidos estava presa em um grande edifício que abriga um centro comercial e apartamentos residenciais no centro de Hualien. O prédio Yun Tsui, de 12 andares e cujos níveis inferiores estão destruídos, contava com um pequeno hotel, um restaurante e residências. Autoridades estimam que mais de 200 pessoas estavam no local durante o tremor.

“O presidente pediu ao gabinete e aos ministérios relacionados que iniciem imediatamente o ‘mecanismo de desastres’ e que trabalhem com o mais rápido possível no trabalho de socorro em desastres”, disse o Gabinete da Presidência em um comunicado.

O tremor ocorreu às 23h50 no horário local (13h50 no horário de Brasília). O epicentro foi registrado cerca de 20 km da costa leste da ilha.

A ilha de Taiwan fica perto de uma junção de duas placas tectônicas e é regularmente atingida por terremotos. No último domingo, já havia sido registrado um tremor de 6,1 graus na região, porém sem danos materiais ou vítimas.

Este novo terremoto ocorre exatamente dois anos depois de um tremor também de 6,4 graus de magnitude ter atingido a ilha, matando 116 pessoas, em 6 de fevereiro de 2016.


Na foto abaixo, é possível ver como o hotel ficou após o terremoto

Ciclo de tremores

Para o geólogo Lee Chyi-tyi, professor da Universidade Nacional Central de Taiwan, os tremores recentes podem significar o início de um ciclo de fortes terremotos em Taiwan. Em entrevista a um canal taiwanês, o especialista afirmou que terremotos são cíclicos e relembrou que Taiwan registrou dois tremores de magnitude 8.3, em 1910 e 1920. Em 1815, foi registrado um 7.7. Para ele, a tendência é que isso se repita agora.

“Pelos próximos 10 anos em Hualien, a probabilidade de ocorrer um terremoto nível 8 é alta, acredito que vá acontecer até 2025”, destacou. Somente entre segunda e terça desta semana, Taiwan teve 71 tremores de terra, sendo 12 no espaço de apenas uma hora.

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso