Quarta, 08 DE dezembro DE 2021

Forte terremoto mata 14 e pelo menos 40 feridos na Indonésia

Publicado em:

29 de
jul
Categorias: Notícias. Tags: Brasil, Mundo, Notícias e Terremoto.

Pelo menos 14 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, este domingo, na sequência do terremoto que abalou a ilha de Lombok, um destino turístico popular, próximo de Bali, na Indonésia. "Quatorze pessoas morreram, centenas ficaram feridas e milhares de casas foram danificadas no terremoto. Ainda estamos a reunir informações", afirmou o porta-voz da Agência de Gestão de desastres da Indonésia, Supoto Purwo Nugroho, em comunicado.


O terremoto de magnitude 6,4, que já teve 124 réplicas, também afetou as ilhas vizinhas de Bali, a oeste de Lombok e o principal destino turístico do país, e Sumbawa, onde alguns edifícios desmoronaram. Dez pessoas, uma delas da nacionalidade malaia e a restantes indonésias, morreram na região oriental de Lombok, e as outras três em Sumbawa, na orla norte da ilha. O abalo foi sentido durante cerca de dez segundos em Lombok e causou o pânico entre os moradores, que abandonaram as suas casas ao início da manhã.


Num comunicado, o chefe da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica, Dwikorita Karnawati, apelou para a população manter-se em alerta devido às réplicas do sismo, apesar de a sua intensidade estar a diminuir.


Por sua vez, o porta-voz da Cruz Vermelha para Lombok, Aulia Arriani, disse à agência espanhola Efe que as pessoas estão "com medo de permanecer no exterior" dos edifícios, sublinhando que a sua organização vai enviar cobertores, lonas impermeáveis, sacos de dormir e pacotes de ajuda para as famílias afetadas. A agência francesa AFP adianta que "este poderoso terremoto provocou cenas de pânico, com pessoas a fugir de suas casas e ocupantes de hotéis a correr para fora" do edifício.


O arquipélago da Indonésia, com milhares de ilhas, situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de elevada atividade sísmica e vulcânica. Em dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,1, registado ao largo da ilha de Samatra, desencadeou um tsunami que matou 230 mil pessoas em mais de dez países.



Portal: Globo Expresso.Com


[comment-form]

 

Outras Notícias

Saiba como funciona o Sedex dos correios
Como funciona o blockchain?
5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão