business
Marketing e Negócios

Google my Business: como aplicar no seu negócio

O Google My Business é mais uma ferramenta desenvolvida pelo Google para ajudar empreendedores e negócios a terem um maior e melhor controle de suas marcas e resultados, tudo isso de uma forma bem acessível e otimizada.

Quando falamos do Google, falamos sobre algo famoso e que a maioria das pessoas conhece, mas são poucos que entendem o que de fato é o Google, como ele surgiu e o que tem de novo em seu arsenal de ferramentas.

Em suma, o Google nada mais é do que uma empresa de tecnologia americana que se tornou uma das empresas mais valiosas e influentes do mundo. O Google é mais conhecido por seu mecanismo de busca na internet, que processa bilhões de pesquisas por dia.

A influência do Google no mundo dos negócios é significativa e isso passou a ser cada vez mais importante após o desenvolvimento de algumas ferramentas do próprio Google para esse universo. Algumas das mais famosas e usadas são:

  • Google My Business;
  • Google Analytics;
  • Google Ads;
  • Google Tag Manager;
  • Google Optimize;
  • Google KeyWords.

Seja para pesquisar por uma boa viga I ou para vender o seu serviço de beleza, o Google se tornou um dos principais meios pelos quais empreendedores conseguem não só vender, mas também construir mais influência em suas marcas.

O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo, e as empresas que aparecem nos primeiros resultados de pesquisa dele tendem a ter mais visibilidade e consequentemente mais oportunidades de negócios.

O Google Ads, por exemplo, é uma plataforma de publicidade paga que permite que as empresas coloquem anúncios em resultados de pesquisa relevantes para suas palavras-chave de destino.

Já o Google Analytics é uma ferramenta que ajuda as empresas a entender como os usuários interagem com seus sites. As empresas podem usar essas informações para tomar decisões sobre como melhorar seus sites e aprimorar a experiência do usuário.

Tais ferramentas podem ser usadas por qualquer tipo de negócio, seja um que vende compressor parafuso ou oferece serviços de consultoria empresarial, afinal de contas, eles ajudam no cuidado para com todos os negócios desse meio.

O Google tem evoluído ao longo dos anos para ajudar os negócios a se destacarem no ambiente online e a alcançar seus objetivos de marketing. 

A influência do Google no mundo dos negócios continuará a crescer à medida que a tecnologia evolui e mais empresas adotam soluções digitais para impulsionar seus negócios.

E já que falamos sobre tudo isso até aqui, hoje iremos conhecer uma das ferramentas mais potentes e influentes do Google para transformar a rotina do seu negócio, e estamos falando justamente sobre o Google My Business.

Entenda o que é o Google My Business

O Google My Business é uma ferramenta gratuita do Google que permite às empresas criar e gerenciar sua presença online no Google, seja uma empresa de laudos e assistência para perícias trabalhistas e previdênciarias ou até mesmo uma marca de calçados.

Trata-se de uma plataforma que permite que as empresas controlem como elas aparecem nos resultados de pesquisa do Google e em suas vertentes, como o Google Maps e na Pesquisa do Google Assistente.

Ao criar uma conta no Google My Business, as empresas podem adicionar informações importantes sobre seus negócios, como endereço, número de telefone, horário de funcionamento, fotos e vídeos, além de responder a perguntas e comentários dos clientes.

Essas informações aparecem nos resultados de pesquisa do Google quando alguém pesquisa pelo nome da empresa ou por algum termo relacionado ao seu negócio, o que costuma ser uma das maneiras mais efetivas de se encontrar um negócio nos dias de hoje.

Por exemplo, um potencial cliente pode encontrar uma empresa de GRO ao pesquisar diretamente sobre esse termo ou algum relacionado, assim como uma pessoa pode encontrar uma ótima marca de roupas apenas pela procura de uma camisa específica.

Além disso, o Google My Business permite que as empresas vejam informações sobre como seus clientes estão interagindo com a listagem da empresa, incluindo o número de visualizações, ações realizadas, avaliações e muito mais.

Ter uma listagem atualizada e otimizada no Google My Business pode ajudar as empresas a serem encontradas mais facilmente pelos clientes, aumentar a visibilidade e credibilidade online, além de fornecer informações úteis para os clientes.

Benefícios de usar o Google My Business

Para entender ainda mais sobre o Google My Business, nada melhor do que entender como essa plataforma permite que empresas gerenciem suas informações e apareçam nos resultados de pesquisa. Sendo assim, aqui estão alguns dos benefícios de usá-lo:

Aumenta a visibilidade

O Google My Business pode ajudar sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisa e no Google Maps através de uma pesquisa sobre ninfoplastia valores e sobre um ponto relacionado a sua marca, o que pode aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes.

Gerencia informações de negócios

Com o Google My Business você pode gerenciar informações importantes sobre sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, número de telefone e site. Isso pode ajudar os clientes a encontrar e entrar em contato com sua empresa.

Obtém feedback dos clientes

O Google My Business permite que os clientes avaliem e comentem sobre sua empresa, o que pode ajudar a construir sua reputação online. Você também pode responder a comentários e feedback para mostrar que valoriza a opinião dos clientes.

Publica seus conteúdos

Além disso, a plataforma também permite que você publique atualizações, fotos e outros conteúdos para manter os clientes atualizados sobre o que está acontecendo em sua empresa. Isso pode ajudar a atrair mais clientes e incentivar a fidelidade à marca.

Acessa análises e estatísticas

Com o Google My Business você pode acessar análises e estatísticas sobre como os clientes interagem com sua empresa fabricante de caixão online, por exemplo. O que te ajuda a entender melhor o comportamento do cliente e tomar melhores decisões.

Em resumo, o Google My Business é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja aumentar sua visibilidade online e atrair mais clientes em potencial, podendo ajudar todo e qualquer segmento de negócio.

Ao gerenciar suas informações de negócios, obter feedback dos clientes e publicar conteúdo relevante, você pode construir uma presença online forte e construir uma reputação positiva para sua empresa.

Dicas de como usar o Google My Business

Para finalizar o conteúdo, nada melhor do que partir para a prática e ver como o Google My Business pode ser aplicado dentro do seu negócio. Aqui estão algumas dicas sobre como usar o Google My Business:

Crie ou reivindique sua ficha de negócios

Se sua empresa de faixa refletiva para caminhão, por exemplo, ainda não possui uma ficha no Google, crie uma. Se sua empresa já aparece no Google Maps ou em outro lugar, você pode reivindicar a propriedade da ficha para gerenciá-la.

Verifique as informações da sua empresa

Verifique se todas as informações de contato, horário de funcionamento, descrição do negócio e fotos estão atualizadas e precisas. Isso ajudará seus clientes a encontrar você e a entender melhor o que você oferece.

Use as postagens

As postagens são um recurso do Google My Business que permite que você publique atualizações sobre sua empresa, como eventos, promoções e notícias. As postagens podem ser exibidas nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.

Solicite avaliações

As avaliações também são muito importantes para o seu negócio, pois ajudam a estabelecer a confiança com os clientes. Use o Google My Business para solicitar avaliações de clientes satisfeitos.

Analise as estatísticas

O Google My Business oferece informações sobre como os clientes estão interagindo com a sua ficha, como o número de visualizações, cliques e chamadas recebidas em seu site de carboneto de tungstênio, por exemplo, analise os dados e use-os a seu favor.

Responda às avaliações

Por fim, mas longe de ser menos importante, responda às avaliações dos clientes, tanto as positivas quanto as negativas, para mostrar que você valoriza o feedback dos seus clientes e que está comprometido em fornecer um excelente atendimento.

Lembre-se de atualizar regularmente a sua ficha do Google My Business para garantir que as informações estejam sempre precisas e atualizadas, pois assim tanto a sua marca quanto seus clientes sairão ganhando com isso.

Considerações finais

Dessa forma, podemos entender que o Google My Business, assim como diversas outras ferramentas do Google, podem fazer toda a diferença em seu negócio e te ajudar a obter os bons resultados que tanto deseja, te ajudando também a ficar mais conhecido.