gravidez psicológica
Saúde Medicamentos

Gravidez psicológica, como reconhecer os sintomas?

Você acha que está gravida, mas não sabe se é real ou se é simplesmente uma gravidez psicológica. Entre em nosso site.

Quem nunca ouviu falar de gravidez psicológica? O desejo de uma mulher em se tornar mãe pode ir muito além.

Esse grande desejo em ter um bebê, faz com que muitas mulheres acabem sentindo coisas que na verdade não estão.

A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, é um problema emocional, que faz com que a mulher comece a ter os sintomas de gravidez, mas na verdade não existe feto dentro do útero da mulher.

E isso pode ser facilmente detectado através de testes de gravidez e ultrassom.

Essa é uma triste realidade que afeta milhares de mulheres que desejam engravidar ou também aquelas que têm medo de engravidar.

Afinal, quais são os sintomas da gravidez psicológica?

Os sintomas da gravidez psicológica podem ser os mesmos de uma gravidez normal, entretanto, não existe bebê ali.

  • Enjoos;
  • Sensação de sono mais que o normal;
  • Desejos por alguma comida específica;
  • Atraso da menstruação;
  • Crescimento da barriga
  • Seios sensíveis;
  • Sentir o bebê se mexer;
  • Produção de leite materno.

Ainda não existe uma resposta concreta sobre o porque essas mulheres têm esses sintomas, mas é possível que o cérebro produza alguns hormônios da gravidez, resultando em sintomas semelhantes aos de uma gravidez verdadeira.

Quem pode desenvolver uma gravidez psicológica?

De modo geral, qualquer mulher pode desenvolver uma gravidez psicológica, mas se torna comum em mulheres com alguma dificuldade para engravidar, como ovário policístico, endometriose e até infertilidade.

Outro motivo também pode ser o desequilíbrio emocional, o desejo de engravidar seja tanto que a mulher fique mais anisosa, ou por um aborto recente.

Todos esses fatores podem desencadear esse tipo de distúrbio, por isso, é importante as mulheres que estão tentando engravidar, se manterem tranquilas e lúcidas, para que o organismo funcione bem e em seu tempo aconteça a gravidez.

Como confirmar se é realmente uma gravidez psicológica?

Saber reconhecer os sintomas é fundamental para evitar ficar muito ansiosa. 

Um casamento que não está bem pode ser uma das causas de uma gravidez psicológica também. 

Talvez, na tentativa de salvar o casamento, pensando que um filho seria a solução, pode ser também um outro grande fator de gravidez psicológica. Como os sintomas da gravidez psicológica são idênticos, reconhecer os sintomas é importante para evitar estresse naquelas mulheres que não querem ser mães ou evitar um sofrimento para aquelas que desejam muito ter um bebê.

Para identificar a gravidez psicológica, basta a própria mulher estar atenta aos sinais para perceber a ausência da gravidez de fato. 

Alguns exames podem ser essenciais para acabar de vez com essa dúvida, como por exemplo: o exame de sangue chamado HCG, que é o hormônio exclusivo da gravidez, ou fazer uma ultrassom podem acabar com essa dúvida.

Muitas mulheres sem querer estar gravida, já resolvem comprar misoprostol original para resolve o que pra elas, são um problema. Mas, sempre orientamos a qualquer pessoa, antes de qualquer atitude, consulte a opinião de um especialista

Como saber lidar com uma gravidez psicológica?

  1. 1. Terapia com o psicólogo

Os resultados negativos de gravidez são muito frustrantes, e a mulher não fica em seu estado normal.

Apesar de ter os resultados dos exames negativos em mãos, eles ainda não são suficientes para convencer a mulher de que ela realmente não está grávida.

Nesses casos, é preciso da ajuda de um profissional para descobrir a razão por trás da gravidez psicológica, além de auxiliar a mulher a lidar melhor com essa situação, para vencer o problema. 

Em alguns casos, a mulher pode mesmo ficar profundamente triste e desiludida com a ausência de gravidez, o que pode levar à depressão, e nestes casos é necessário um acompanhamento com um psiquiatra.

  1. 2. Controlar a ansiedade e o desejo de engravidar

A ansiedade é uma dos fatores que provoca o surgimento da gravidez psicológica.

Por isso, é fundamental a mulher conseguir controlar essa ansiedade, com a ajuda de chás calmantes, como o de maracujá, valeriana, alecrim, camomila ou erva-de-gatos.

Todas essas plantas são medicinais com propriedades calmantes e relaxantes.

E para você mulher que precise emagrecer de forma saudavel, voce pode ver o video abaixo sobre o exipure reviews: