Domingo, 28 DE novembro DE 2021

Lula é denunciado por lavagem de R$ 1 mi, em negócio com a Guiné

Publicado em:

26 de
nov
Categorias: Justiça, Mais Lidas, Radar e Topo. Tags: Denunciado, Justiça, Lava-Jato, Lula, Notícias e Presidente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado à Justiça Federal em São Paulo, nesta segunda-feira (26), por suposto crime de lavagem de dinheiro. O caso envolve o ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.


O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo argumenta que o petista, "usufruindo de seu prestígio internacional", influenciou decisões do ditador da Guiné Equatorial em favor do grupo brasileiro ARG naquele país.


Leia também: Federal torna réu o quadrilhão PT: Lula, Dilma, Palocci, Guido e Vaccari

"Em troca, o presidente recebeu R$ 1 milhão dissimulados na forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula", sustentam os procuradores.


As investigações apontam que o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, procurou o ex-presidente em 2011 para que Lula conseguisse que a construtora mantivesse relações comerciais no país, principalmente na construção de rodovias.



O empresário também foi denunciado nesta segunda-feira pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro.


A Procuradoria afirma ter encontrado provas dos crimes em e-mails apreendidos no Instituto Lula em março de 2016. Uma das mensagens fala que a ARG estava disposta a fazer uma doação financeira "bastante importante" ao instituto pelo trabalho realizado no país africano.


A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou.



GospelMund.Com


[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra