Mensagem

Mantenha fixo o seu olhar no que está adiante de você

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”  Provérbios 4:25-27

O que o escritor trata nesse texto tem um sentido mais figurado no qual o caminho em que se deve prestar atenção são o seu próprio modo de agir e as decisões que toma ao logo da caminhada da vida. Já que se trata da vida, os planos e decisões que a envolvem não são brincadeira e têm consequências sérias e duradouras, de modo que o sábio tem de antever os acontecimentos a fim de escolher o melhor caminho.

Com tantos riscos de se desviar e sofrer efeitos danosos, Salomão oferece o conselho de ouro ao dizer “veja bem por onde anda e os seus passos serão seguros”. Esse conselho visa a encorajar o servo de Deus a pesar seus objetivos pessoais com os objetivos divinos, levando em conta o modo como o Senhor trata tanto a obediência como a rebeldia das pessoas.

Assim, quem quer viver sabiamente não pode se deixar guiar por impulsos ou viver apenas no improviso, mas deve ter um conjunto de valores éticos e morais dados por Deus nas Escrituras, ter objetivos que coincidam com os planos revelados do Senhor, ter disposição para obedecer e ser perseverante para continuar nos santos caminhos mesmo quando há um custo para isso.

Algumas vezes, esses caminhos são estreitos e não aceitam desvios, pelo que o escritor orienta: “Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”. A vantagem é que o trilho traçado por Deus, mesmo que seja apertado e árduo, tem como destino final a pátria celeste e a presença do salvador. O desvio é trágico! Não compensa.

 

Pastores: Edvaldo Sousa e Weider Santiago