Mastigação correta você faz da forma certa
Saúde

Mastigação correta: você faz da forma certa?

Você nunca deve ter parado pra pensar nisso, mas será que há uma forma correta de realizar uma Mastigação?

 Justamente por ser um movimento tão comum e corrente, as pessoas acabam fazendo de forma mecanizada, sem ao menos prestarem atenção, porém, se realizada de maneira incorreta, pode acabar danificando sua cavidade bucal.

Por não acabarem percebendo, podem desenvolver problemas na arcada dentária, sem ao menos terem o conhecimento de como surgiu tudo isso. Dessa maneira, você deve evitar movimentos que podem ser considerados perigosos para a mandíbula, que são ainda mais influenciados se você usar um aparelho invísivel, por exemplo.

Antes de continuar, é sempre bom ressaltar que a saúde bucal está ligada diretamente ao bom funcionamento do corpo, de forma geral. Por isso, não se deve esquecer de sempre cuidar da saúde bucal, já que é uma parte de extrema importância do seu corpo, e  que deve ser sempre monitorada, ainda mais se você utiliza um aparelho dentário invisível.

Como executar uma mastigação correta?

Esse tema não costuma ser muito abordado, mas existe sim uma maneira correta, ou pelo menos mais recomendada, de realizar uma mastigação efetiva, que impede que você tenha problemas na mandíbula ou no resto da arcada dentária. Por isso, se você não estiver fazendo desse jeito, se atenha a esses detalhes importantes.

A mastigação tem efeito direto com a saúde dos dentes, já que quando realizada incorretamente pode danificar até mesmo a estrutura dentária, sendo necessário o uso de próteses ou outros procedimentos para corrigir essas falhas. Por isso, caso você tenha algum dano nos dentes, procure quanto custa um implante dentário.

O que se recomenda, é que você deve mastigar, em média, trinta vezes cada alimento, antes de engolir. Por mais estranho que pareça, você pode contar as mastigações no início, e isso acabará se tornando um hábito repetitivo, com você realizando sem ao menos perceber, de maneira orgânica.

Outra coisa que deve prestar atenção, que passa muito batido, é relacionado a qual dos lados você deve usar quando está mastigando, que no caso são os dois. Ao mastigar de um lado só, você pode acabar gerando uma deformidade na arcada dentária, fazendo com que o lado que você mastigue se sinta sobrecarregado.

Além disso, a mastigação incorreta pode afetar até mesmo o esmalte dentário, coisa que pouca gente percebe, mas que é muito perigoso. Pode também causar manchas nos dentes, sendo necessário, às vezes, o uso de Facetas de resina.

Um adendo que também é pertinente para o assunto, é o fato de que cada dente tem sua função, principalmente quando se trata de se alimentar. 

Cada dente é responsável por realizar uma tarefa, como, por exemplo, o dente da frente é quem irá “cortar” os alimentos, e os dentes do meio serão os responsáveis por triturar a comida.

Por fim, vale constar que uma mastigação efetiva ajuda, e muito, na harmonia e na musculatura da boca, prevenindo problemas nos músculos temporomandibulares (ATM). Além disso, evita que os alimentos manchem os dentes. Porém, se mancharam, é relevante procurar por Preço clareamento dental.

Problemas decorrentes de uma má mastigação

Como foi possível ver, uma coisa que é muito negligenciada, como é o caso de uma boa mastigação, é fundamental para uma boa saúde bucal, pois proporciona:

  • Melhor controle da saúde bucal;
  • Evita problemas na mandíbula;
  • Previne desníveis nos dentes;
  • Melhora a digestão.

Entretanto, caso você não realize uma mastigação decente, você acabará encontrando alguns problemas ao longo do caminho, já que você estará sobrecarregando seus dentes, fazendo com que eles sofram danos que só serão perceptíveis a longo prazo.

Outra coisa que uma má mastigação influencia, é no mau hálito, já que a salivação acaba sendo feita de maneira incorreta, proliferando o acúmulo de bactérias e, consequentemente, um mau hálito que acaba sendo exalado, caso não seja cuidado. Esses detalhes podem parecer pequenos, mas tem um impacto muito grande.

O que também não é muito comentado, é como a mastigação pode acabar com sua dentição, causando diversos traumas nos dentes, deixando ele com lasca, ou até mesmo resultando na perda de um dente. 

Caso você encontre qualquer problema e deseje realizar um tratamento, consulte o mais rápido um profissional odontológico.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.