Terça, 07 DE dezembro DE 2021

Morreu aos 81 anos a ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela

Publicado em:

3 de
abr
Categorias: Notícias e Radar. Tags: Luto, Mundo, Notícias, Politica e Presidente.

Morreu nesta segunda-feira (2), aos 81 anos de idade, a militante Winnie Madikizela-Mandela, ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. A morte de Winnie Mandela foi informada por meio de comunicado divulgado por seu assistente pessoal, segundo o qual a morte de Winnie ocorreu em Joanesburgo e foi consequência de uma "longa doença". "Ela sucumbiu pacificamente nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira cercada por sua família e entes queridos", disse o porta-voz.


Conhecida na África do Sul como a "Mãe na Nação", Winnie Mandela foi casada com o ex-presidente no período de 1958 até 1996 – dois anos antes de o líder da luta contra a apartheid se tornar o primeiro presidente negro da história do país.


"Sem mim, o Mandela não tinha existido"
Durante os 27 anos de prisão de Mandela, condenado pelo regime de minoria branca, ela continuou militando (dentro e fora da África do Sul) pela libertação de seu marido, chegando a ser presa por diversas vezes. Winnie também foi proibida de trabalhar e precisou atuar clandestinamente no Congresso Nacional Africano (CNA), partido no poder do país desde as primeiras eleições democráticas, realizadas em 1994. Até hoje ela é uma das grandes referências dentro da agremiação política.


Winnie foi presidente da Liga das Mulheres da África do Sul no período de 1993 até 2003, foi eleita para o cargo de deputada em 1994 e chegou a ser Ministra das Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia no governo de Mandela, também em 1994, mas posteriormente veio a ser demitida após uma suspeita de fraude.


Desde 1991 o seu nome foi envolvido em vários crimes e polêmica, tendo sido condenada por 43 acusações de fraude e por 25 de roubo (ela foi inocentada após recurso contra as acusações de roubo. Winnie Mandela ficou famosa ao falar a emblemática frase: "Sem mim, o Mandela não tinha existido". O casal teve duas filhas: Zindzi Mandela e Zenani Mandela-Dlamini. *Com informações e reportagem da Ansa



Portal: Globo Expresso.Com


[comment-form]

 

Outras Notícias

Saiba como funciona o Sedex dos correios
Como funciona o blockchain?
5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão