rodadas de investimento
Marketing e Negócios

Muitas rodadas de investimento vão diluir minha empresa?

Rodadas de investimento servem para startups captarem recursos e crescerem. Mas será que muitas rodadas podem prejudicar seu negócio?

É muito natural que uma empresa de tecnologia consiga captar bastante investimento através de venture capital, investidores anjos e outras fontes.

Isso acontece em decorrência do alto potencial de crescimento que empresas nesse setor conseguem entregar caso ela consiga emplacar sua ideia. No entanto, captar recursos de forma excessiva através de várias rodadas de investimento pode acabar gerando alguns efeitos negativos para a empresa.

Para avaliar se vale ou não a pena e se ela pode diluir demais a sua empresa, fique atento aos detalhes que vamos apresentar nesse artigo.

Afinal, vou diluir demais minha empresa?

Não é necessariamente verdade que ter muitas rodadas de captação irá diluir a sua empresa. Isso dependerá de como essas rodadas de investimento funcionarão.

Em primeiro lugar, os donos de uma startup podem realizar suas rodadas oferecendo parcelas da empresa, de forma que eles ainda mantenham o seu controle sob a maior parte das ações da companhia. Assim, eles continuarão com maior autonomia diante do operacional da empresa, tendo mais liberdade na tomada de ações.

No entanto, diluir a sua empresa não é necessariamente ruim. Com a entrada de investidores, profissionais com experiência de mercado podem se juntar ao quadro da empresa como conselheiros e gestores, o que pode promover o crescimento da companhia. Além disso, pode ser que parte das ações vendidas sejam detidas por investidores em estágios anteriores de captação.

Nesse caso, o dinheiro proveniente da negociação não vai para as operações da empresa, mas isso pode ajudar a melhorar a reputação da companhia com a entrada de mais investidores.

Quais os benefícios de fazer muitas rodadas de investimentos?

O primeiro e mais óbvio benefício de se fazer uma rodada de investimentos é a possibilidade de gerar caixa para a empresa manter suas operações e crescer.

Em troca de uma expectativa de valorização, investidores com grandes quantias de capital e fundos especializados aplicam grandes quantias de dinheiro em startups para que estas coloquem suas ideias em prática.

Dessa forma, elas podem gerar caixa, buscar inovações e aplicar suas tecnologias, o que pode gerar retornos expressivos para os investidores que colocaram dinheiro no início da vida da empresa.

Outro ponto importante é o de que muitos investidores aplicam mais do que seu dinheiro: eles aplicam capital intelectual. De forma que os interessados, ao aportar nas empresas, buscam atuar como conselheiros ou até mesmo diretamente na gestão.

Isso pode trazer benefícios muito grandes, pois pessoas especializadas nesse ramo possuem um vasto conhecimento de mercado e podem ajudar no crescimento da companhia.

Quais os pontos negativos de muitas rodadas de investimentos?

Existem alguns pontos que merecem atenção ao realizar muitas rodadas de investimentos. Caso eles não sejam observados, a empresa pode ter resultados negativos.

O primeiro ponto é a falta de planejamento. Caso a empresa faça muitas rodadas, isso pode ser sinal de que ela não planejou adequadamente os seus custos. Isso pode levar a empresa à falência no longo prazo.

O segundo ponto a ficar atento é de que essa atividade acaba distraindo os fundadores das operações no dia a dia da empresa. Isso pode gerar ineficiência na gestão e prejudicar os resultados da companhia.

Por fim, ter muitas rodadas significa que muitos fundos e investidores diferentes poderão comprar participação da empresa, o que pode gerar conflito de interesses em algum momento – afinal, pessoas têm visões de negócios diferentes.

Devo fazer muitas rodadas de investimentos?

A decisão por fazer uma rodada de captação é muito particular, e não há regra fixa para isso. Muitas companhias realizam diversas rodadas, enquanto outras fazem muito poucas.

De forma geral, é recomendado aos fundadores da empresa que tenham uma visão de longo prazo para entender até que ponto elas fazem sentido. Por exemplo, se uma empresa possui uma margem considerável de lucro e se destaca no mercado em que atua, pode não ser necessário realizar mais uma rodada.

Portanto, essa decisão dependerá de muitos fatores, como o segmento de atuação da startup, da necessidade ou não de capital e do estado atual da companhia.