Atualidade Radar

Na missa do galo, o papa alertou o mundo sobre egoísmo e a ganância

O papa Francisco celebrou nesta noite (24) a tradicional missa de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Missa do Galo, fazendo uma crítica à ganância humana, ao consumismo e ao egoísmo. O pontífice copresidiu a missa com o apoio de 40 cardeais e 375 bispos e sacerdotes.

Crianças de vários países, como do Panamá, que será sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JM), também estiveram na Missa do Galo e foram os responsáveis por depositar flores no altar da Basílica ao lado da imagem do menino Jesus.

O papa construiu o seu discurso a partir da análise etimológica da palavra Belém, que se refere ao local onde Jesus nasceu e que significa “casa do pão” em hebraico.

Francisco citou a desigualdade, o consumismo e a ganância que imperam nos dias de hoje, ressaltando que algumas pessoas, nesta noite se fartam de um “banquete”, enquanto outras não têm nem o “pão” para comer.

“O homem se tornou ávido e voraz. Ter, encher a vida de coisas tem sido usado para dar sentido à vida. Uma insaciável ganância atravessa a história humana, até o paradoxo de hoje que, enquanto poucos têm um banquete, muitos não têm o pão para viver”.

O pontífice, porém, afirmou que Jesus nasceu em uma manjedoura de maneira simples e é, definitivamente, “o pão da vida”. “Jesus não tira a vida, ele dá a vida”, exaltou. “Em Belém, descobrimos que a vida de Deus flui pelas veias da Humanidade. Se a acolhermos, a história muda a partir de qualquer um de nós”, sugeriu o líder católico.

Leia também: Papa Francisco é acusado de acobertar abusos sexuais desde 2013

“Somos convidados, nesta noite, a andar a Belém, casa do pão, e perguntarmos: qual o alimento da minha vida, do qual não posso viver sem? É o Senhor ou outro?”, disse. “Nesta noite, somos chamados a responder a Jesus à pergunta: Vocês me amam? Sim, amamos. O futuro da Igreja depende dessa resposta”, disse Francisco.

Uma das grandes novidades da missa de Natal deste ano foi a colocação de mais de 100 mil lâmpadas de LED para a nova iluminação da Basílica de São Pedro. O projeto é da empresa alemã Osram, levou dois anos para ser concluído e permite a economia de 90% da energia utilizada até então para a estrutura.

A inauguração oficial da nova iluminação está prevista para o dia 25 de janeiro, mas, durante a Missa do Galo , já foi possível ver os detalhes.

* Com informações da Agência Ansa.

gospelmund.com