Notícias

Na Rússia, manifestantes vão às ruas contra a corrupção em cidades de Moscou

Manifestantes levaram cartazes e patinhos de borracha às ruas de Moscou e outras cidades da Rússia neste domingo. O animal se tornou símbolo dos protestos contra a corrupção no país após a divulgação, três semanas atrás, de um vídeo contendo denúncias contra Vladimir Putin e integrantes de seu governo.

Entre as acusações, o vídeo revela que o primeiro-ministro Dmitri Medvedev teria bens que não poderiam ser justificados com seus rendimentos, como mansões, iates e um sítio para criar patos.

O protesto teve milhares de participantes e foi organizado pelo opositor russo Alexei Navalny, responsável pela publicação do vídeo. Navalny, preso logo no início da manifestação, foi condenado nessa segunda-feira a 15 dias de prisão e a uma multa de 20.000 rublos (325 euros) por ter resistido à prisão e organizado uma concentração não autorizada, segundo decisão do tribunal Tverskoi de Moscou. Além de Navalny, cerca de mil pessoas foram detidas no domingo na capital russa e centenas em outras cidades, depois que muitas autoridades municipais se negaram a autorizar as manifestações. A grande maioria dos detidos foi liberada após serem fichados por “infração administrativa” por participação em manifestação não autorizada. Cerca de 120 pessoas continuavam detidas um dia após o protesto. (Com AFP)

Siga-nos 
Facebook: Globo Expresso.com
Instagram: prs.edvaldoeweider