Notícias Política

Nas eleições presidenciais da França, Macron e Marine Le Pen disputaram o 2º turno

O centrista Emmanuel Macron e a candidata da extrema direita Marine Le Pen seguem para o segundo turno das eleições presidenciais da França, segundo pesquisas de boca de urna, em uma das corridas eleitorais mais disputadas da história recente do país. Ele teria 23,7% e ela, 21,7% dos votos, de acordo com avaliação do Ipsos/Sopra Steria. O segundo turno está marcado para o dia 7 de maio.

Pesquisas de opinião anteriores ao primeiro turno apontam que Macron, numa disputa contra Le Pen, sairia o vencedor e se tornaria o próximo presidente francês. Dos 11 candidatos inscritos na disputa, quatro tinham chances reais de passar ao segundo turno. Além de Macron e de Le Pen, estavam bem cotados Jean-Luc Mélenchon (da extrema esquerda) e François Fillon (direita).

Às 17h (meio-dia em Brasília), 69,42% dos franceses já tinham votado, um número ligeiramente inferior às eleições presidenciais de 2012, quando nessa mesma hora 70,59% já tinham depositado os votos. Embora os institutos de pesquisa de opinião tivessem previsto nos últimos dias uma abstenção superior à das duas últimas edições, cerca de 30% do eleitorado, a expectativa era que, desta vez, a participação se aproximasse dos 80%. As urnas foram fechadas às 19h locais (14h de Brasília) em boa parte do país; grandes cidades estenderam o voto até às 20h locais.

Siga-nos 

Facebook: Globo Expresso.Com
Twitter: Globo Expresso.Com