Mais Lidas Polêmicas Radar

Series Netflix é acusada de aumentar número de suicídio entre adolescentes

Um estudo divulgado pelo Hospital Infantil Nationwide de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, apontou uma relação entre a série da Netflix “13 Reasons Why” e o número de suicídios de adolescentes. Segundo o levantamento, apresentado nesta semana, os casos aumentaram após a produção. Em nove meses após o fim da série, 195 suicídios a mais da média foram registrados entre jovens.

A série “13 Reasons Why” conta a história de uma adolescente que tira a própria vida deixando uma fita gravada com 13 razões que a levaram ao suicídio. Só em abril de 2017, 190 pré-adolescentes e adolescentes americanos tiraram suas próprias vidas.

A taxa de suicídio de abril de 2017 foi de 0,57 por 100.000 pessoas, quase 30% maior do que nos cinco anos anteriores incluídos no estudo.

Disparidades

Enquanto o estudo citado pela Netflix entrevistou apenas pessoas entre 18 e 29 anos, o estudo do NIH focou no aumento das taxas de suicídio entre pessoas de 10 a 17 anos, durante o mês em que a primeira temporada de “13 Reasons Why” estava sendo promovida e os meses depois que foi lançada.

No ano passado, os pais de uma menina de 14 anos que se matou após a primeira temporada de “13 Reasons Why” pediram para que a série fosse tirada do ar, dizendo que eles estão convencidos de que a produção desempenhou um papel decisivo na morte de sua filha. “Eu realmente sinto em meu coração com toda a minha alma que essa série contribuiu para o seu falecimento”, disse o pai da adolescente que cometeu suicídio em 18 de abril de 2017, em relato ao ‘Christian Post’.

“Embora a Netflix possa tentar justificar seu programa apontando para outra pesquisa divulgada na semana passada que descobriu que o risco de suicídio de adultos entre 18 e 29 anos que assistiram “13 Reasons Why” diminuiu após assistirem à segunda temporada do programa, a questão é que esses dois estudos estão comparando duas faixas etárias diferentes com dois níveis de maturidade diferentes. Eles não são os mesmos”, continuou ele.

Na segunda temporada da série “13 Reasons Why”, um episódio incluiu imagens de um adolescente sendo sodomizado com o cabo de um esfregão, o que levou a pedidos de cancelamento da série. A Netflix já encomendou uma terceira temporada da série.

gazetadobalao.net