Justiça Notícias Política

Nos EUA, Trump deixara 14 milhões de pessoas sem proteção na saúde em 2018

Analistas dos Estados Unidos projetaram que 14 milhões de pessoas vão perder proteção na saúde no próximo ano com o projeto de lei dos republicanos, que visa acabar com a reforma do sistema de saúde, conhecido como “Obamacare”.

A Agência do Congresso para o Orçamento (CBO, sigla em inglês) estimou hoje que o número de pessoas sem seguro de saúde vai crescer para 24 milhões em 2026. A Lei da Cobertura Médica Acessível, conhecida como Obamacare, foi uma das prioridades do Presidente cessante dos Estados Unidos Barack Obama quando chegou à Casa Branca e tem sido questionada sucessivamente pela oposição republicana. As projeções aumentam a pressão sobre os republicanos, que contam agora com a maioria no Congresso e o Presidente eleito Donald Trump, para apresentar uma alternativa depois da revogação da Obamacare, como prometeram. No passado dia 06, a maioria republicana do Congresso apresentou o início da reforma do sistema de saúde criado pelo antigo Presidente Barack Obama.

O “Obamacare” foi aprovado em 2010 pela maioria democrata e permitiu que mais de 20 milhões de norte-americanos conseguissem aceder a um seguro de saúde. Os republicanos tentam já anos revogar a reforma democrática, mas nem todos concordam sobre a forma como será feita a substituição, apesar de ser uma prioridade legislativa. O projeto apresentado suprime a obrigação universal de ter um seguro de saúde e descompromete o Estado federal. Mas o texto conserva duas das grandes conquistas conseguidas com o Obamacare, nomeadamente a obrigação dos filhos permanecerem no seguro dos pais até aos 26 anos e continuar a proibir as seguradoras de discriminação dos clientes com base no seu historial médico.

Siga-nos nas redes sociais
Facebook: Globo Expresso.com
Instagram: prs.edvaldoeweider

Musica Gospel – Para você