Notícias

Nova pesquisa mostra Bolsonaro com 20 pontos a frente de Haddad

Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta quarta-feira (18) mostra o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, com 60% da preferência do eleitorado considerando os votos válidos. O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad (PT) aparece com 40% das intenções de voto. O levantamento foi encomendado pela RecordTV.

O resultado conta apenas as intenções de voto direcionadas para um dos dois candidatos, desconsiderando os eleitores indecisos e as menções de voto em branco e nulo. Comparando com o último levantamento do instituto, publicado na segunda-feira (15), a diferença entre os adversários passou de 18 para 20 pontos percentuais.

Considerando os votos totais, o levantamento mostra Bolsonaro com 52% das intenções de voto, ante 35% de Fernando Haddad. Os votos brancos e nulos somam 8% e os eleitores indecisos, 5%.

O segundo levantamento do RealTime Big Data para o segundo turno também mostra estabilização na rejeição do eleitorado aos candidatos: o percentual de eleitores que não vota de jeito nenhum no candidato do PSL passou de 46% para 45%. Já a rejeição a Fernando Haddad passou de 53% para 54%.

O RealTime Big Data ouviu 5.000 eleitores entre os dias 16 e 17 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RecordTV e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03883/2018.

Por região
Considerando as grandes regiões brasileiras, a pesquisa RealTime Big Data/RecordTV aponta que Bolsonaro vence no Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste, perdendo para o candidato do PT somente no Nordeste. Ainda segundo o levantamento, a região Nordeste também concentra a maior quantidade de eleitores com voto em branco e nulo. No Sul e no Sudeste, está a maior quantidade de eleitores indecisos.

Veja os resultados a seguir:

Sul
Bolsonaro: 63%
Haddad: 28%
Nulo/Branco: 6%
Indecisos: 3%

Sudeste
Bolsonaro: 54%
Haddad: 30%
Nulo/Branco: 10%
Indecisos: 6%

Norte/Centro-Oeste
Bolsonaro: 59%
Haddad: 29%
Nulo/Branco: 7%
Indecisos: 5%

Nordeste
Haddad: 50%
Bolsonaro: 39%
Nulo/Branco: 8%
Indecisos: 3%

Por gênero
O RealTime Big Data revela que a liderança de Bolsonaro se deve principalmente aos homens. Nessa parcela do eleitorado, o capitão aposentado do Exército é escolhido por 59% dos entrevistados, quase o dobro de Fernando Haddad, que aparece com 31% das menções de voto. Brancos e nulos somam 7%. Eleitores indecisos são 3%.

Entre as mulheres, a pesquisa mostra Bolsonaro seis ponto à frente de Haddad — no último levantamento eles estavam tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Agora, o candidato do PSL aparece com 45% dos votos totais entre as mulheres, ante 39% de Haddad. O eleitorado feminino tem maior proporção de votos em branco e nulo (9%) e de indecisas (7%).

GospelMund.Com