Notícias Política

O Parlamentar Joaquim Torra, foi eleito presidente regional da Catalunha

O deputado independentista Joaquim Torra, designado por Carles Puigdemont para liderar o governo da Catalunha, foi eleito nesta segunda-feira presidente dessa região autônoma da Espanha. Torra foi eleito por maioria simples com 66 votos, graças à abstenção dos quatro deputados da Candidatura de Unidade Popular (CUP).

A coalizão Juntos pela Catalunha (JxCat) e o partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) votaram a favor da posse de Torra, enquanto os partidos de oposição somaram 65 votos contrários ao candidato independentista.

Em seu discurso no parlamento regional catalão, Torra defendeu hoje uma “nação plena” catalã, que se desenvolva como uma “república de todos os direitos” e voltou a defender Puigdemont – que atualmente está foragido da Justiça espanhola na Alemanha – como presidente legítimo.

Torra também anunciou sua intenção de trabalhar por uma “república catalã” que seja “livre, justa, próspera, e que garanta o bem-estar ao conjunto dos cidadãos que a compõem”.

Com a eleição de Torra, termina o período em que a administração catalã esteve sob responsabilidade do governo central da Espanha, após a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola – que permite ao Executivo intervir em uma região autônoma – em 27 de outubro de 2017, imediatamente depois que o parlamento catalão declarou unilateralmente a independência da região. Fonte Agência EFE

Portal: Globo Expresso.Com