casa e jardim

O que é filme stretch e para que serve?

O mundo da embalagem é vasto e diversificado, com uma infinidade de produtos dedicados a proteger e preservar itens de todos os tamanhos e formas. 

Entre esses materiais, encontra-se um que se destaca pelo seu alto desempenho e versatilidade: o filme stretch

Através de sua estrutura elástica e resistente, este material se tornou uma solução indispensável para o transporte e armazenamento seguro de mercadorias.

Definindo o Filme Stretch

Filme stretch é um tipo de plástico altamente estirável, geralmente feito de polietileno de baixa densidade (PEBD). 

A principal característica que o distingue é a sua capacidade de estiramento e recuperação, permitindo que se molde firmemente ao redor de qualquer objeto que esteja embalando. 

Sua propriedade de retração segura os produtos firmemente, reduzindo o risco de danos durante o transporte e o armazenamento.

Principais Características

O filme stretch é conhecido pela sua resistência à perfuração e ao rasgo, além de sua excelente transparência, que permite a fácil identificação dos produtos embalados. 

Ele também é resistente à umidade, poeira e sujeira, tornando-se uma excelente escolha para a proteção de produtos em armazéns e durante o transporte. 

Outra característica notável é a sua elasticidade, que permite a adaptação a diferentes formas e tamanhos de objetos.

Usos e Aplicações

O uso do filme stretch não se limita a um único setor. Ele é amplamente utilizado em indústrias como a alimentícia, de construção, de móveis, entre outras. 

Em supermercados e lojas de varejo, é frequentemente usado para embalar alimentos frescos e congelados. Na indústria de logística e transporte, é usado para proteger cargas em paletes, garantindo que os produtos cheguem ao seu destino em perfeitas condições.

Benefícios do Filme Stretch

O filme stretch oferece inúmeros benefícios, tanto para as empresas quanto para os consumidores. 

Do ponto de vista empresarial, ele permite uma embalagem rápida e eficiente, economizando tempo e esforço. Além disso, reduz os custos com danos a mercadorias, uma vez que as mantém seguras durante o transporte e o armazenamento. 

Para os consumidores, o filme stretch garante que os produtos cheguem em perfeito estado, mantendo sua qualidade e integridade.

Tipos de Filme Stretch

Existem diferentes tipos de filme stretch, adequados para várias aplicações. O filme stretch manual é usado para aplicações de pequena escala, como embalar móveis ou pequenos lotes de mercadorias. 

O filme stretch de máquina, por outro lado, é usado para aplicações de grande escala, como embalar paletes inteiros de mercadorias. Há também o filme stretch pré-estirado, que é estirado antes do uso, economizando energia durante a aplicação.

Considerações Ambientais

A sustentabilidade é uma preocupação crescente em todas as indústrias, e a indústria de embalagens não é exceção. O filme stretch, sendo feito de plástico, levanta questões sobre seu impacto ambiental. No entanto, existem soluções. 

Muitas empresas estão investindo em filmes stretch biodegradáveis ou recicláveis para minimizar o impacto ambiental. 

A capacidade de reutilização do filme stretch também contribui para a sua sustentabilidade. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a indústria está claramente se esforçando para tornar o filme stretch uma solução de embalagem mais ecológica.

Em um mundo em constante movimento, onde produtos são enviados e recebidos em um ritmo frenético, o filme stretch é uma ferramenta valiosa. 

Ele protege e preserva mercadorias, garantindo que cheguem ao seu destino em perfeitas condições. Versátil e eficiente, este material de embalagem conquistou seu lugar como um componente essencial na indústria de logística e além. 

Com a crescente consciência ambiental e o desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis, o futuro do filme stretch parece brilhante e promissor.