harmonização
Saúde

O que é harmonização facial?

A harmonização é um procedimento que está sendo cada vez mais usado na sociedade, especialmente na região facial que também acaba levando a denominação de harmonização orofacial.

Indicada tanto para homens como para mulheres que buscam uma melhoria na aparência do rosto, diferentes procedimentos estéticos são realizados para que este resultado seja alcançado de uma forma satisfatória em regiões como:

  • Nariz;
  • Queixo;
  • Dentes;
  • Região malar.

Com os alinhamentos corretos dos ângulos do rosto, fazendo com que esteja em união com as características naturais da pele e trazendo a beleza no rosto com o realce, a harmonização facial é um procedimento que está sendo cada dia mais procurado.

Apresentando até mesmo resultados que são vistos de imediatos, ou então ao longo do tempo até o prazo final entre quinze dias ou um mês, tal como uma fisioterapia coluna travada tem seus resultados apresentados de forma posterior. 

Antes que um indivíduo tome a decisão de realizar a operação e fazer uma mudança que será notável no rosto, é fundamental que se conheça desde a sua durabilidade até mesmo os motivos para que possa ser realizada. 

E, dessa forma, o procedimento é realizado com maiores certezas por parte de quem fará a operação, trazendo a satisfação necessária que ajudará a aumentar a autoestima e outros pontos que são desejados. 

Para que serve a harmonização facial?

Para aqueles que buscam pela perfeição ou uma harmonia mais apurada dos traços do rosto, esse procedimento é uma das formas de fazer com que o envelhecimento facial seja mais retardado em comparação a ausência da técnica. 

Isso ocorre principalmente porque há a perda da elasticidade da pele e a queda de alguns tecidos, um procedimento natural conforme vai envelhecendo.

Mesmo fazendo medicina esportiva e treinamento atlético por algum tempo para que não haja a perda de gordura ou músculos, a perda da elasticidade natural da pele faz com que a harmonização facial seja bastante solicitada. 

Portanto, é preciso que antes da técnica ser realizada o indivíduo consulte especialistas e observe se a técnica é necessária em determinada idade ou, então, os níveis que podem ser feitos para que traga um resultado satisfatório e saudável. 

Durabilidade da harmonização

Caso um profissional que trabalha com entrega de documentos motoboy busque realizar um procedimento de harmonização facial, é fundamental ter o conhecimento de quanto tempo tem de durabilidade e até mesmo o tempo de sessões. 

Os resultados em si podem durar em um período de um até quatro anos, especialmente quando os produtos que são usados são de durabilidade definitiva.

No entanto, em alguns casos, a harmonização varia conforme os produtos que são usados. Por exemplo, a aplicação do ácido hialurônico dura até dois anos sendo prorrogada com um acompanhamento correto.

Enquanto o botox está em uma faixa entre seis meses até um ano, um período mais curto do qual pode ser prorrogado de acordo com os desejos do indivíduo.

Já as sessões para que a harmonização facial seja realizada dura desde meia hora até uma hora completa, tal como uma palestra motivacional para mulheres, por exemplo.

A durabilidade é diferenciada especialmente porque varia de região para região do rosto, até mesmo o tamanho da face que será tratada com a técnica, o que acaba resultando em mais de uma visita ao consultório em boa parte dos casos pela divisão em etapas.

Assim, as chances de que o resultado final seja satisfatório para o indivíduo aumenta em boa porcentagem e o controle das modificações que surgem naturalmente na aparência são melhores controlados.

Fazendo com que as chances de se transformar em uma aparência artificial seja ainda mais controlada e reduzida, oferecendo aspectos naturais e satisfatórios.

Como é realizado o procedimento?

Dividido em diferentes etapas, tal como uma empresa de limpeza e portaria realiza os seus serviços, a harmonização facial começa seu procedimento de preenchimento do rosto com o ácido hialurônico, com o objetivo de aumentar o volume das maçãs.

Assim como do queixo ou então dos lábios, nivelando sulcos, rugas e sendo uma forma de preencher as olheiras mais profundas. O tempo desta operação varia dependendo da área que está sendo aplicado o ácido, em média de meia hora até uma hora completa.

Posteriormente, chega o momento da aplicação do botox. Com o objetivo de corrigir ângulos de sobrancelhas, suavizar as rugas de expressão, essa toxina faz com que o músculo relaxe e não haja formação de rugas.

Com a região facial mais preparada, chega o momento de realizar o lifting. Esse procedimento faz com que o tecido seja puxado com a inserção de fios de ácido polilático. 

Fazendo com que a pele possa ficar melhor esticada e sem a necessidade de cirurgias, algo positivo para o tratamento da harmonização facial ao não torná-la tão invasiva com procedimentos estéticos mais rigorosos.

A próxima etapa é constituída de microagulhamentos, onde pequenas e milhares de lesões na pele contribuem para que haja a produção de colágeno, uma proteína fundamental.

Com rápida absorção, o colágeno ajuda na elasticidade e resistência da pele, do mesmo modo que um monitoramento 24 horas residencial faz com que haja uma segurança mais resistente na área que está sendo vigiada.

O microagulhamento permite que a firmeza na pele ao estimular o colágeno possibilite uma suavização nas manchas e cicatrizes presentes no rosto, contribuindo para o procedimento da harmonização funcione de modo assertivo. 

O próximo passo da operação é denominado de peeling, cuja aplicação de substâncias ácidas fazem com que haja uma leve descamação da parte externa da pele.

Ou seja, a renovação da pele é estimulada para que um tom mais uniforme seja dado a epiderme e suavize as linhas de expressão ou cicatrizes que são mais aprofundadas.

Com isso, o indivíduo acaba tendo também uma forma de retirar peles mortas ou outras substâncias que estavam prejudicando a melhoria do órgão e, assim, deixando-o próximo a um resultado mais satisfatório e harmonioso.

Devido a aplicação de diferentes ácidos e substâncias, algumas áreas necessitam de uma remodelação, tal como um chaveiro automotivo preço alto no mercado após períodos de crise, por exemplo. 

Sendo assim, chega o momento da harmonização facial necessitar de uma bichectomia. A remoção de bolsas com gorduras acumuladas nos dois lados do rosto ajuda no realce das maçãs, tornando-as mais afinadas. 

Esta ação é realizada na parte interna da boca com pequenos cortes de milímetros e não deixando cicatrizes externas, sendo um resultado visível após um mês ou mais, tal como ao se frequentar um consultório de fonoaudiologia para algum tratamento. 

Após as intervenções que são realizadas no rosto, é fundamental que a harmonização facial tenha em suas etapas os procedimentos dentários. 

Isso porque com as alterações que são feitas no rosto, áreas como mandíbula e gengiva além dos próprios dentes sofrem algumas alterações e com isso, implantes, clareamentos ou aparelhos dentários se transformam em partes do processo. 

Sendo uma operação feita aos poucos, a harmonização facial deve conter também um cuidado para que não haja um deslize e, assim, atrapalhe todas as aplicações feitas anteriormente.

A harmonização facial tem riscos?

Quando o procedimento é realizado por um profissional sem qualificações ou a técnica não é aplicada corretamente, as chances da harmonização facial apresentar riscos aumentam em bons percentuais.

Isso porque os riscos de obstrução de fluxos sanguíneos em algum local ou até mesmo a necrose, similar a morte do tecido no rosto, gera uma deformação da qual se torna prejudicial a longo prazo ou até irreversível.

A ausência de higiene no local da aplicação também é um dos fatores de risco, aumentando as chances de infecções graves das quais podem prejudicar todo o organismo. 

Outro risco apresentado é quando o procedimento é feito de uma forma contínua em uma curta escala de tempo. Ou seja, se após o tempo de duração não houver um cuidado ou tempo para uma nova harmonização, o músculo não apenas enfraquece como fica flácido.

Por isso, os riscos da harmonização facial não estão no procedimento em si, mas na falta de cuidados e na realização feita por profissionais sem quaisquer qualificações.

Considerações finais

A harmonização facial é um procedimento do qual oferece um equilíbrio do rosto com algumas aplicações de ácidos e botox, com uma durabilidade que pode chegar até mesmo a quatro anos dependendo da forma que foi aplicado.

Com os cuidados e os profissionais certos, o procedimento não apenas oferece um aumento na autoestima do individuo, como também a chance de fazer com que o envelhecimento seja mais retardado.

Devido a ajuda dos produtos em suavizar linhas de expressão ou, então, harmonizar a pele em um mesmo tom, o procedimento contribui para que o indivíduo tenha uma maior autoestima e alcance os resultados internos desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.