Pessoa mexendo em computador com imagem que representa pesquisa
Marketing e Negócios tecnologia

O que é meta description e qual sua importância no SEO

Para se destacar nas SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultado do motor de busca como Bing e Google, a meta description é parte importante, pois é utilizada para melhorar o desempenho dos sites e destacar aos internautas qual o direcionamento de um conteúdo ou página.

Esses campos não podem ser ignorados, pois são importantes dentro da estratégia de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca.

Qual o papel da meta description?

A meta description, ou meta descrição, tem como função fazer com que usuários das plataformas de pesquisa e redes sociais possam clicar no link da página de um site tendo uma ideia do que encontrarão neste link.

Além disso, a meta descrição contribui para que o algoritmo entenda a importância daquele material, impactando na indexação e no ranqueamento.

Para responder à questão, a meta description tem como função atrair usuários e gerar tráfego para os sites. 

Sendo assim, a meta description pode ser pensada como um ‘anúncio’ sobre o site, oferecendo uma prévia sobre o conteúdo ou página.

Como muitos resultados aparecem nas SERP, a meta description deve ser tratada como um espaço valioso para explicar, de forma sucinta, o que o site oferece.

Como a meta description é importante para SEO?

Tanto a meta description quanto as tags de títulos são importantes porque, de maneira geral, são o primeiro contato que um usuário tem com um site, logo que se faz uma pesquisa em uma plataforma de busca.

Além disso, com diversos resultados aparentes, a primeira impressão conta muito e, ao oferecer tags de título e meta description devidamente escritas significa, desde o princípio, uma chance de atrair visitantes e leads mais qualificados utilizando estratégias de inbound marketing para o site em questão. 

De uma forma própria, uma meta description e uma tag de título atraentes, com uma escrita envolvente e informativa para o usuário apresenta um impacto positivo no CTR (Click Through Rate), ou seja, a taxa de cliques de uma página.

Existe um tamanho ideal de meta description?

Tomando como exemplo o Google, que responde por 93% das pesquisas online, o comprimento da meta description tem como base os pixels dentro das SERPs.

O limite em um computador desktop é de 920 pixels, que se trata de aproximadamente 158 caracteres, e 680 pixels em um dispositivo móvel, que se trata de, aproximadamente, 120 caracteres. 

Vale ressaltar que cada caractere varia em largura de pixel e, por isso, o número de caracteres não é fixo, enquanto a largura do pixel é.

Apesar disso, de forma mais clara, a meta description deve ser escrita para explicar o que o visitante encontra na página a partir do clique no link.

Ainda assim, é uma forma de atrair os usuários a fazer esse clique pois, além da tag de título, os profissionais de marketing devem investir tempo fazendo testes para melhorar a visibilidade e o CTR.

Como escrever meta description de forma eficiente

O ato de escrever uma meta description de forma eficiente demanda técnicas apuradas, que podem ser apresentadas em 4 etapas distintas:

  • Descrição de conteúdo com precisão;
  • Provocação de curiosidade;
  • Meta description para cada página
  • Palavras-chave de ativação de SEO;

Vale destacar cada uma delas a seguir. 

  1. Descreva o conteúdo de página com precisão 

O texto deve descrever de forma criativa e sucinta o conteúdo da página, com todas as informações que podem ser encontradas no material e que sejam relevantes para quem procura o tema – despertando o interesse pelo clique.

Dessa forma, a meta description, em um primeiro momento, provoca uma experiência de usuário consistente desde as SERPs até a página de destino em um site.

  1. Lembre-se que a meta description deve inspirar curiosidade

A curiosidade é um gatilho mental que pode ser aplicado dentro da meta description

De maneira geral, é preciso fornecer informações suficientes para indicar a relevância da página mas, ao mesmo tempo, instigar a curiosidade como mote para que o usuário possa clicar na página de destino do site. 

  1. Descrição de apenas uma página específica

As páginas de um site devem ter uma meta description próprias. Esse cuidado é importante para as SERPs em que várias páginas de domínios são classificadas.

No caso de meta description duplicada, elas se tornam oportunidades perdidas para descrever, de forma exclusiva, as páginas individuais e, dessa forma, utilizar as CTAs (Call To Action), ou seja, as chamadas para ação. 

Cabe ressaltar, ainda, que o algoritmo pode entender que a descrição duplicada significa uma página de conteúdo duplicada, o que impacta na indexação. Mais ainda, essa é uma ação que confere plágio, podendo causar outras punições.

  1. Palavras-chave para ativar o SEO

Um cuidado precioso é evitar muitas palavras-chave dentro de uma meta description, pois isso pode acarretar em black hat SEO, desrespeitando as diretrizes das plataformas de busca. 

Ainda assim, a presença de palavras-chave de cauda longa e cauda curta mais relevantes em uma meta description, mesmo que segmentadas são cruciais e devem ficar em negrito, apresentando aos usuários que o conteúdo da página está relacionado com a consulta realizada. 

Conclusão

De forma geral, uma meta description que informa os usuários sobre o conteúdo de uma página, ativando a curiosidade e com uma CTA definida é o melhor caminho para ajudar o SEO.

Quando devidamente aplicada, a meta description se torna mais propensa a estimular o clique do usuário para visitar uma página, melhorando os resultados da marca.Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.