Slug
Blog / Dicas

O que é slug e qual a sua importância?

Slug é um texto que aparece na imagem, logo após o domínio do site, ou seja, é o que vem logo após a primeira barra ( / ). É muito importante otimizar o slug porque ele descreve o que será encontrado em uma página.

Com base nessa informação, não é difícil imaginar porque ele é tão importante para o SEO, afinal, também se trata de uma otimização.

A URL de um site gera muitos impactos na indexação nos resultados de pesquisa e no modo como o Google enxerga a relevância da página.

Já é de conhecimento de todo o profissional de marketing que o endereço precisa ser claro e legível, além de fazer sentido para o usuário. 

A slug do WordPress é um ponto de preocupação quando uma página é criada, justamente por conta da necessidade de legibilidade.

Para alguns, pode parecer um mero detalhe, mas ele faz toda a diferença no desempenho da página. Ela precisa estar pronta para ter um excelente desempenho nos resultados de pesquisa, estando bem posicionada.

Não se preocupar com o slug pode ser um erro grave, por isso, neste artigo, vamos explicar seu conceito e a importância para as estratégias de SEO.

O que é slug?

Slug nada mais é do que o conteúdo URL que vem logo após o domínio do site no WordPress, portanto, se refere ao endereço que vem logo depois da barra. Esse pequeno trecho identifica qual página o visitante está acessando dentro do site.

Sabe-se que a URL corresponde ao endereço completo e que a slug identifica suas características, como no caso dos temas e assuntos abordados no conteúdo. O problema é que a slug precisa ser legível e fazer sentido para o usuário.

Quando as pessoas acessam uma loja virtual bolsas, precisam ter facilidade para identificar na URL a página que estão visitando. Só que o que mais vemos são sites com uma sequência de números e caracteres embaralhados, logo após o domínio.

Isso acontece quando o desenvolvedor não se preocupa com essa questão, mas o ideal é que cada página de um site dedique-se a definir um slug adequado.

Não se trata de um mero capricho para que tudo fique organizado, mas sim, melhorar consideravelmente o desempenho da página.

Importância do slug para o SEO

A necessidade de otimizar a slug tem como justificativa o fato de que ela interfere diretamente no ranqueamento do site. Embora pareça ser uma preocupação simples para a qual existem várias soluções, uma slug autoexplicativa faz toda a diferença.

Isso acontece porque quando o Google está analisando um endereço comercial virtual, também costuma analisar a estrutura da URL. Quando ela é ilegível e com muitos caracteres avulsos, a página sofre algumas penalizações.

Os algoritmos procuram uma slug que se relacione diretamente com o conteúdo trabalhado dentro da página, pois isso garante a leitura do texto.

Por exemplo, se o título da página é uma publicação de blog sobre cadeiras para a cozinha, um bom exemplo de slug seria “tudo-sobre-cadeira-de-cozinha”. Veja que este texto é autoexplicativo e consegue adaptar de maneira clara e objetiva o título da publicação.

Embora seja uma ação simples, atende totalmente às exigências do Google, o que acaba por favorecer as estratégias de SEO e o ranqueamento nos resultados de pesquisa.

É importante dizer que os profissionais que gerenciam sites sabem sobre os impactos da URL nas estratégias de otimização, e muitos já se dedicaram anos a fio na otimização dos endereços.

Tendo em vista todo o esforço dispensado, a slug deve ser encarada como algo que precisa ser revisado e que vai influenciar o desempenho do site de uma escola de aulas de preparação de parto online ou qualquer outra empresa.

Lembre-se de que a edição desse trecho da URL é livre, mas é sempre importante se preocupar com o modo como ele pode colaborar com os objetivos do negócio, destacando a página, podendo ser uma publicação de blog ou uma landing page.

Na hora de editar esse pequeno espaço, o criador da página ou o profissional de marketing precisa descobrir qual o título é mais descritivo e criar um texto otimizado, para valorizar a URL.

Dicas para otimizar a Slug

A otimização da slug é um trabalho que pode ser feito manualmente ou com a ajuda de ferramentas adequadas, mas mesmo que você utilize um URL, também é interessante olhar se a slug é apropriada aos algoritmos e se ela faz sentido para o conteúdo.

Existem duas etapas muito importantes nessa otimização, visto que mesmo que o texto seja simples, ainda existem parâmetros fundamentais que precisam ser aplicados para melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa. São eles:

Explorar a palavra-chave

Supondo que a palavra chave do conteúdo seja “serviço de busca e entrega” ela também precisa estar presente na slug. Isso porque esse trecho deve indicar o conteúdo que o usuário vai encontrar.

A publicação de um blog pode incluir o tema do conteúdo, da mesma forma como as páginas do e-commerce precisam inserir a categoria dos produtos, e nestes casos a palavra-chave usada também vai impactar as estratégias de SEO.

É necessário explorar as palavras-chave dentro da slug, assim o usuário pode identificar o assunto, principalmente, o Google.

Remover stop words

Stop words são um detalhe muito importante e decisivo para otimizar a slug da página. Trata-se de uma pequena palavra que pode confundir o algoritmo e que precisa ser removida, dessa forma, é possível evitar dificuldades em entender o texto da URL.

Ela pode aparecer no endereço da página de uma empresa de fibra ótica empresarial ou em qualquer outro site. 

Entretanto, mesmo sendo prejudicial, não costuma receber a devida atenção. Essas palavras são artigos como:

  • A;
  • O;
  • Uma;
  • Umas. 

Até preposições, como “e, em, para” também podem ser tiradas. Quando o título da página possui essas palavras, é melhor removê-las, mesmo que durante a leitura do endereço você tenha a sensação de que falta alguma coisa.

Essa adequação é necessária, mesmo que o texto fique incompleto, pois permite a identificação por parte do algoritmo do Google.

Manter uma slug curta

Outra característica muito importante para uma slug é que ela seja curta, ou melhor, que seu tamanho seja otimizado. Quanto menor ela for, menos poluída e mais fácil de ser identificada pelos buscadores.

Se você quer uma URL bem enxuta, precisa equilibrar as características de um trecho descritivo e evitar uma slug detalhada de mais.

Para uma empresa de serviço de cabeamento de rede pode ser um desafio no início, mas para superá-lo, basta ter em mente que a criação de uma slug curta é a melhor forma de identificar o conteúdo, sempre incluindo a palavra-chave.

Se perceber que ela está ficando muito longa, selecione apenas os termos mais importantes e que realmente informam o assunto abordado dentro da página.

Configurar o link no WordPress

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, acesse as configurações, no menu esquerdo do WordPress e clique em “links permanentes”.

Você verá várias opções, então escolha “nome do post” ou “estrutura personalizada” e a primeira opção vai apresentar a slug.

Usar traços

Uma empresa de rastreador máquina trator também deve incluir traços na slug, isso porque eles substituem os espaços na URL.

Em linhas gerais, quando quiser criar uma slug, deve apenas pensar e nesse sinal como um substituto para o espaço entre as palavras. Mas lembre-se de que é necessário otimizar a slug para evitar o uso excessivo de traços.

Quando isso acontece, pode acabar prejudicando visualmente a URL, portanto, não se esqueça de pensar nos impactos para o SEO.

Inserir um trecho descritivo

Quando uma empresa de limpeza de condomínio estiver criando sua slug, pode criar um texto descritivo para inserir uma informação clara sobre o conteúdo da página.

Contudo, essa estratégia costuma ser muito mais simples quando trabalhada em um post de blog, visto que é necessário apenas adequar o tema, remover stop words e incluir alguns traços.

Não pode ser um grande desafio para os e-commerces na hora de descrever seus produtos, como “calca-moletom-feminina”.

Só que os filtros de busca, quando incluídos, acabam mudando o trecho, o que requer planejamento para gerar a slug ideal para cada filtro.

Considerações finais

Sendo assim, o SEO é uma estratégia de marketing muito importante para que as páginas possam ser bem posicionadas nos resultados de pesquisa, mas suas ações podem ser impactadas por um pequeno elemento dentro da URL.

A boa notícia é que ele pode ser trabalhado, por meio das estratégias que mostramos ao longo deste conteúdo, então seus impactos serão positivos e vão facilitar o ranqueamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.