Criptomoedas em frente a gráfico
Marketing e Negócios

O que é token de criptomoeda, como funciona e quais os mais conhecidos

Saiba o que são tokens e quais os mais utilizados no mercado cripto

Atualmente, as criptomoedas enfrentam um período de queda que já dura praticamente um ano inteiro. No entanto, essa classe de ativos digitais veio para ficar e continua evoluindo, apesar das desvalorizações.

Por causa dessa evolução, o mercado conta com diversos exemplos de criptomoedas, entre eles os tokens. Nomes como MATIC, Cake cripto e outros são exemplos dessa nova tecnologia que tem cada vez mais casos de uso.

No entanto, existe uma diferença entre criptomoedas e tokens, pois ambos têm propostas e utilidades diferentes.Neste texto, portanto, você vai conhecer o que são tokens, quais são as diferenças em relação às criptomoedas e quais são os principais tokens do mercado atualmente.

Criptomoedas e tokens: diferenças

Muitos iniciantes confundem os termos criptomoedas e tokens, achando que são a mesma coisa. Outros acreditam que Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) são criptomoedas, enquanto o resto são tokens. No entanto, ambas as explicações estão parcialmente equivocadas.

A principal diferença entre uma criptomoeda e um token é a presença de uma blockchain. Criptomoedas são descentralizadas e possuem a sua própria blockchain, na qual suas transações são executadas e validadas. Nesse sentido, o BTC, o ETH, mas também Cardano (ADA), Litecoin (LTC) e até a criptomoeda-meme Dogecoin (DOGE) são criptomoedas.

Tokens, por outro lado, são ativos digitais criados em uma blockchain diferente. Por exemplo, o token Chilis (CHZ) funciona na blockchain Ethereum e depende dela para executar suas transações. Os tokens, portanto, não possuem uma rede própria.

Além disso, os tokens são criptoativos que normalmente representam outras coisas, como ativos do mundo real, ou dão acesso a bens e serviços de uma rede. Em contrapartida, as criptomoedas normalmente são usadas para substituir o dinheiro físico.

Portanto, o token não é um ativo em si, mas representa outros ativos do mundo real ou até digital. Em outras palavras, o valor de um token não está na sua tecnologia, mas no ativo que ele representa.

Casos de uso de tokens

Por representarem ativos reais no meio digital, os tokens podem ser criados para vários propósitos diferentes. De maneira geral, existem cinco tipos de tokens no mercado.

  • Token de utilidade: esse token dá ao seu detentor acesso a um produto ou serviço fornecido por alguém. Por exemplo, um token que representa o ingresso de um jogo de futebol;
  • Token de representação: tipo de token que representa bens que existem no mundo real ou digital. Uma obra de arte que é digitalizada e dividida em vários pedaços é um exemplo desse token;
  • Tokens de DeFi: esses tokens são utilizados em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), e normalmente são dados como recompensa para quem coloca liquidez nessas plataformas;
  • Tokens de jogos: fazem parte de uma modalidade conhecida como jogue para ganhar (play-to-earn). Alguns jogos em blockchain pagam esses tokens a jogadores que cumprem determinadas tarefas;
  • Tokens securitizados: por fim, esses tokens representam ativos financeiros do mercado tradicional. Por exemplo, um token que representa a ação de uma empresa ou cota de um fundo de investimento.

Quais os tokens mais conhecidos

Dentro desses cinco tipos de tokens, alguns se destacam por causa de suas funcionalidades. Portanto, aqui veremos um exemplo de cada tipo de token e como ele atua.

Nos tokens de utilidade, o Chiliz (CHZ) é um bom exemplo. Esse token é ligado aos esportes e sua rede permite a criação de fan tokens, que os times esportivos dão aos seus torcedores. Os torcedores podem trocar esses tokens por serviços, produtos especiais e experiências diferenciadas.

Entre os tokens de representação, os NFTs são os principais destaques, pois representam obras de arte reais ou digitais. Tokens como os Bored Ape Yatch Club (BAYC) fazem parte dessa lista.

Os tokens de DeFi talvez sejam os mais prolíficos, já que oferecem oportunidades de ganhos aos seus detentores. Nesse sentido, o CAKE, emitido pela exchange descentralizada PancakeSwap, é um exemplo desses tokens. A PancakeSwap dá CAKE para quem fornece liquidez em sua plataforma, e os usuários podem vender seus CAKE e auferir lucros.

Entre os tokens de jogos, os AXS e SPL, do jogo Axie Infinity, são muito conhecidos, pois o jogo foi um dos primeiros a ter sucesso nesse meio.

Por fim, a Synthetix Network e seu token SNX são uma rede que tokeniza ativos financeiros, como ações, e possibilitam a compra delas com criptomoedas. Em suma, cada token possui sua utilidade no mercado de acordo com a demanda de cada investidor.