Quarta, 01 DE dezembro DE 2021

O que não pode faltar dentro de um projeto de obra

Publicado em:

9 de
out
Categorias: Notícias.

Pensar em construção, começa em planejar bem o projeto, esse  é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Analisar cuidadosamente cada uma das etapas antes de começar a construir é capaz de gerar resultados positivos durante todo o período da obra, garantindo processos adequados para evitar prejuízos ou atrasos, assegurando que se obtenha os resultados prometidos.

Um dos pontos mais relevantes em relação a esse ramo, é que toda construtora precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo no mercado para se manter sempre atualizado e não ficar para trás.

Por isso, é muito importante saber de todas as novidades na construção civil, para que você consiga oferecer ao seu cliente sempre o melhor e o que há de mais avançado no mercado.

É comum que as empresas tenham projetos mais avançados, e quanto mais recursos oferecerem, mais clientes poderão atrair e fazer novos negócios. 

O cliente ao chegar em sua empresa, com certeza quer encontrar um diferencial que não encontrou em seus concorrentes, por isso, é importante sempre oferecer o que tem de melhor. 

Trabalhar de forma tradicional já não é mais uma boa estratégia, hoje em dia, para conquistar novos clientes, você precisa inovar e estar atento ao mercado.

Com relação às novidades da construção civil, você poderá encontrar várias maneiras de trabalhar, já que esse é um segmento muito amplo e tem oferecido diversas maneiras de inovar.  

Com isso, a execução de obras terão mais chances de serem concluídos com sucesso e ninguém precisa correr atrás dos clientes, eles virão até você pela qualidade e eficiência dos serviços que sua empresa oferece.

As vantagens de investir em inovação dentro da construção civil são várias, já que você conseguirá atrair clientes com muito trabalho e competência. 

Muitas vezes, você não precisará de muita coisa, apenas contar com a criação de uma loja virtual, que muda todo o conceito de vendas e atrai mais consumidores. 

Pensando nisso, invista hoje mesmo em inovação dentro do seu negócio.

Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar a tirar algumas dúvidas no começo de uma construção, coletando dados para descobrir quais são os tipos de imóvel com maior procura no mercado e saber quais são necessidades específicas dos consumidores, bem como sua forma de pagamento.

Sabendo o que o mercado necessita, vai ser a hora de sair em busca do terreno ideal, analisando principalmente o nível de impacto que as características dos terrenos poderão ter no andamento da obra.

A verificação do solo, por exemplo, é crucial avaliar se não encharca com facilidade, o que pode acabar atrasando a obra e o lançamento do empreendimento.  

Uma boa oportunidades em 2021 em relação a construções e acabamentos, é a colocação de portas e janelas de vidro em blindex, pois isso da um diferencial para a casa e os vidros, ultimamente abaixaram os preços.

Construção de um empreendimento



  • Projeto arquitetônico


O início de um projeto exige um bom planejamento e em alguns casos, também de orçamento.

Na prática é o conjunto de desenhos técnicos e documentações feitas por um arquiteto, conhecida por planta da construção, somente um arquiteto entende tudo sobre construção e faz um aprofundado briefing com o cliente, identificando seus desejos e objetivo para a obra.

  • Planejamento de obra


Infelizmente muitas obras erram muito por negligenciar essa etapa de planejamento, o que provoca vários problemas, como atrasos no cronograma de obras.

Um planejamento de obra bem-feito tem um efeito positivo nos custos e prazos, pois consegue antecipar problemas que só seriam identificados no canteiro de obras.

O planejamento normalmente é composto por 3 grandes etapas:

  • estudo de viabilidade da obra



  • Orçamento da obra



  • Cronograma financeiro



  • Fundação


A fundação é a estrutura que absorve todo o peso da edificação e de forma planejada distribuída ao solo. 

De fato, é importante ter uma boa fundação, mas também de um terreno apropriado e resistente.

Existem as fundações superficiais, com até 3 metros de escavação e as fundações profundas com mais de 3 metros de escavação.

Fundações superficiais:

  • Sapata



  • Bloco de fundação



  • Radier



  • Viga de fundação


Fundações profundas

  1. Estacas

  2. Tubulões

  3. Caixões



  • Acabamentos e Revestimentos


Normalmente é realizada a aplicação retirando o piso antigo, mas há possibilidade de aplicar o assentamento de piso sobre o piso.

O assentamento de cerâmica acontece através de alguns processos:

  • Verificar paginação



  • Mistura da argamassa



  • Espalhar a argamassa



  • Assentar peças



  • Utilizar espaçadores



  • Cortar a cerâmica



  • Fazer furos


[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra