Mensagem

O que significa ser cheio do Espírito Santo? Veja o que a Bíblia nos orienta

“E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésio 5:18). Veja que Paulo no mesmo versículo, faz uma exortação quanto à embriaguez com o vinho e uma ordenança para que sejamos cheios do Espírito Santo. Por que será, então, que o Espírito Santo inspirou Paulo a escrever esse versículo desta forma?

Aquele que está embriagado não se domina mais, mas é dominado pelo vinho; não tem mais vontade, sendo a sua vontade dominada pelo vinho; não mais tem controle de si mesmo, sendo completamente dominado pelo vinho, e é exatamente aí que está o cerne desse versículo.

Mas por que eu preciso ser cheio do Espírito Santo, afinal? Conquanto a Trindade seja una, ela se apresenta em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Quando observamos a História do homem quanto ao seu relacionamento com Deus, constatamos a atuação visível da Trindade, embora seja um só Deus.

Ser cheio do Espírito Santo significa, perder o controle de sua vida. Assim como na embriaguez o embriagado não se controle, de modo análogo, aquele que é cheio do Espírito já não tem qualquer controle sobre sua vida, já não decide segundo sua vontade, mas segundo a vontade do Espírito; já não vai para onde quer, mas para onde o Espírito direciona; já não confia em si mesmo, pois está sob total controle do Espírito de Deus.

Ser cheio do Espírito Santo vai muito além da manifestação de dons espirituais. Ser cheio do Espírito retrata um estado de vida, alma e espírito totalmente conectados e dependentes da direção de Deus. Significa conversarmos a todo tempo e sobre todo assunto com o Amado Espírito de Deus.

Jesus  diz: “respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada” (Jo 14:23). Observe que Jesus está dizendo que o Pai e o Filho morarão naqueles que o amam. Mas como o Pai e Filho habitam em nós? Aí está o de mais maravilhoso: por meio do Deus Espírito Santo! A Trindade habita em nós através da pessoa do Deus Espírito Santo. Quando somos morada do Espírito de Deus, tanto o Pai quanto o Filho em nós habitam. Deus abençoe!

Pastores: Edvaldo e Weider

Portal: Globo Expresso.Com