Quarta, 01 DE dezembro DE 2021

O que você precisa saber sobre assistência técnica autorizada

Publicado em:

26 de
set
Categorias: Notícias e Populares.

Pesquisa realizada pelo Inmetro constatou que, para 58,06% dos entrevistados, a assistência técnica é o serviço mais importante do pós-venda, seguido de garantia estendida (33,9%). O levantamento revelou, também, que 79,06% pagariam mais pelo produto para ter uma rede de assistência técnica autoriza, o que indica um descontentamento com a realidade atual dos serviços prestados. Para sanar dúvidas a respeito dos direitos do consumidor ao ter de levar produto para conserto, o Portal do Consumidor do instituto listou uma série de orientações.



Garantia de produto



Ao adquirir um produto ou um serviço o consumidor tem direito a garantia legal, dispondo de um tempo (30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis) para reclamar de defeitos identificados. Esse direito de reclamar independe do certificado de garantia, bastando a apresentação de um documento que comprove a compra.


Após esse prazo, e somando ao vencimento da garantia legal, o consumidor tem direito a garantia contratual que é o prazo concedido, por
liberalidade, pelo fornecedor ao consumidor, para reclamar dos defeitos, conforme dados (forma, o prazo, o lugar em que poderá ser exercitada) descritos no termo de garantia, que podem variar de acordo com o produto.

Já a garantia estendida é uma modalidade de seguro, pago pelo consumidor, que consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal ou garantia contratual.

Assim, se o produto que você comprou apresentou algum defeito e está na garantia (legal, contratual ou estendida), o primeiro passo é levá-lo a uma loja de assistência técnica autorizada pelo fornecedor.

Responsabilidade da assistência técnica autorizada



Se o consumidor tiver que encaminhar o produto para a assistência técnica autoriza em outra cidade, o custo pelo envio e retorno do produto é do fornecedor, independente do porte do produto. O consumidor não é responsável pela falta de assistência técnica autorizada em sua cidade.





[comment-form]

 

Outras Notícias

5 dicas de como economizar para viajar
Tire suas dúvidas sobre o uso das cadeias de consagração
Saiba tudo sobre as carabinas de pressão
Benefícios de tomar água com limão diariamente
O que não pode faltar dentro de um projeto de obra