Mensagem

O Senhor é aquele que nos traz provisão em meio ao deserto

A bíblia diz que Agar sendo serva de Abraão foi dada ao seu Senhor. Segundo o costume da época… (Gn 16:1-4). Porém, através deste ato, diz as Escrituras que houve discórdia entre a serva e sua senhora. Apesar de toda esta situação embaraçosa criada por essas mulheres, vemos que o Senhor e seus olhos sempre estão atentos para nos acudir e ouvir o nosso clamor.

Agar estando ainda grávida, foge da presença de sua senhora, e passando por grande aflição encontra a presença de Deus que por um anjo que lhe acode e faz promessas . (Gn 16: 9-12).

O mais interessante foi o que acontece logo em seguida, que diz que após tudo isso que aconteceu “Hagar invocou ao Senhor” e disse:

Tú és o Deus que vê. Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?(Gn 16:13)
Verdadeiramente, o Senhor é aquele que tudo vê. E naquele lugar onde Deus viu a aflição de Agar e seu filho ficou conhecido como Laai- Roi , que significa aquele que vive e vê.

Em outra passagem, também por causa de dissensões entre a sua família e a de Sara, resultou novamente na expulsão da serva de Abraão. (Gn 21: 9-14).

Mas diz as Escrituras que estando ela errante no deserto e temendo a morte de seu filho pela falta de água, ela se põe a chorar. (Gn 21:16). Logo após isso, diz as Escrituras que ouvindo a voz do menino, um anjo bradou :

Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouvia a voz do rapaz desde o lugar onde está. “Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.Gênesis…”E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino” (Gn 21:18-19).

Algumas pessoas acabam enxergando apenas o problema e por não conhecer quem é Deus e aquilo que Ele pode fazer acabam se desesperando e cometendo loucuras. A benevolência do Senhor é para todos. Deus não despreza a oração de um aflito.

Pois assim diz a palavra de Deus: Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas ouviu quando lhe gritou por socorro (Sl 22:24). Pois, Tu, Senhor és bom e compassivo, abundante em benignidade para todos os que Te invocam (Sl 86:5).

Pastores: Edvaldo Sousa e Weider Santiago