lixeira do whatsapp
Blog / Dicas tecnologia

Onde fica a lixeira do whatsapp?

Leia este artigo até o final e você aprenderá Onde fica a lixeira do whatsapp? aprenda passo a passo de uma forma bem legal.

Apagar mensagens, muitas vezes, pode acabar sendo um gesto impulsivo. No entanto, para que possamos recuperar alguma conversa, é necessário saber onde fica a lixeira do WhatsApp.

Mas será que ela realmente existe ou não passa de uma lenda urbana?

Esse é o grande questionamento.

Assim como em muitos computadores, ou até mesmo em aplicativos do nosso celular, há uma lixeira para que possamos recuperar alguns arquivos que tenhamos excluído. Isso porque, em algum momento, podemos nos arrepender dos nossos próprios atos e, por isso, acabamos tentando recuperá-los de qualquer modo.

Afinal, onde fica a lixeira do WhatsApp?

Sempre que um usuário baixa uma imagem, um vídeo, documento ou, até mesmo, uma mensagem pelo aplicativo verdinho, o smartphone deixará uma cópia do item em seu aparelho, duplicando-o. Desse modo, haverá uma versão salva no aplicativo e, a outra, estará no setor de armazenamento do celular.

No entanto, saber onde fica a lixeira do WhatsApp é um pouco mais complicado. Isso porque a versão salva no telefone e a versão salva no aplicativo são coisas diferentes.

Sendo assim, se você apaga direto no aplicativo, ainda poderá ver no armazenamento do celular. No entanto, ainda é possível ver na galeria.

É válido lembrar que o WhatsApp não possui uma lixeira como os computadores, por exemplo. Também não há uma seção de arquivos deletados que, por um período, ainda ficam disponíveis.

Será necessário recorrer ao seu próprio celular caso queira recuperar algum arquivo, seja ele em imagem ou em vídeo.

Sendo assim, você já sabe onde fica a lixeira do WhatsApp: ela não existe. Todos os itens que forem excluídos do aplicativo serão removidos de uma vez por todas e, por isso, é necessário ter muita cautela. Além disso, não é possível saber conteúdo fora do backup do próprio app.

A unica forma de obter as imagens apagadas do seu App é utilizando o WhatsApp GB, que possui uma função de salvar as imagens apagadas em uma pasta.

O que fazer se apaguei um arquivo sem querer?

É muito comum que a gente acabe apagando algum arquivo sem querer, seja na hora da raiva ou por outro motivo. No entanto, você ainda vai poder recuperá-lo e não precisa entrar em pânico.

Se o arquivo foi apagado diretamente do WhatsApp e o backup segue firme e forte, há como recuperar a mídia.

Mesmo que já tenhamos falado sobre onde fica a lixeira do WhatsApp, o ideal é se certificar se o seu backup automático está ativado dentro da conta do app.

Isso vale tanto para celulares com sistema operacional Android quanto para iOS. Isso porque a sua conta ficará vinculada ao Google ou iCloud.

Também será possível fazer uma definição de frequência de backup para que você possa salvar os seus arquivos a qualquer momento.

Isso evita grandes perdas e, ainda por cima, pode te ajudar a burlar pequenos incidentes com o celular.

Fazendo backup do WhatsApp

É importante falar sobre o backup do WhatsApp, porque ele acaba salvando muitos arquivos que achamos que não seriam necessários, mas acabam sendo.

Além disso, quem nunca teve problemas onde o celular acabou apagando todas as conversas de uma única vez?

Por meio do backup, você poderá salvar todos os seus arquivos no próprio dispositivo ou, se preferir, por meio da nuvem.

Isso fará com que a memória do seu aparelho não seja tomada por mensagens e mídias. Sendo assim, as conversas, imagens, documentos e vídeos serão armazenados no local que desejar.

Após entender onde fica a lixeira do WhatsApp, basta ir até o menu de configurações do WhatsApp e definir a frequência do seu backup.

Isso deixará o ambiente de navegação muito mais seguro para que possa utilizá-lo da forma que desejar. Além disso, os riscos de perder arquivos serão drasticamente reduzidos.