criptomoedas como moeda oficial
Marketing e Negócios

Conheça os países que adotaram as criptomoedas como moeda oficial

Confira como está sendo a adoção da moeda digital em diferentes países

Nos últimos tempos, tem crescido o interesse de algumas nações em adotar as criptomoedas, principalmente entre os países classificados como emergentes ou subdesenvolvidos.

O motivo disso acontecer é devido à economia frágil que eles possuem. Isso faz com que as pessoas prefiram utilizar os criptoativos, como os Bitcoins, para preservar suas finanças, já que eles se mostram mais atrativos do que a moeda local.

Até agora, apenas dois países oficialmente adotaram as criptomoedas como moeda oficial, sendo eles El Salvador e a República Centro-Africana. Porém, existem muitos países que estão começando a implantar projetos de lei para legalizar o uso dos criptoativos.

Neste artigo, vamos conhecer melhor os dois países que adotaram as criptomoedas e os demais que estão aplicando medidas para legalizar o uso desses ativos.

El Salvador

El Salvador, um país que não possui moeda própria, foi o primeiro do mundo a reconhecer o bitcoin como moeda oficial junto do dólar em setembro de 2021. Para se preparar para essa mudança, o país realizou a compra de 400 bitcoins por US$ 20 milhões.

Para implementar a moeda, o país criou a lei chamada Lei Bitcoin El Salvador, que diz que todos os estabelecimentos do país deverão aceitar a criptomoeda como meio de pagamento. O presidente, Nayib Bukele, afirmou que os cidadãos não serão obrigados a usar a moeda digital.

No entanto, a decisão não foi bem aceita pela população que saiu às ruas para protestar contra a lei. Eles têm receio da moeda digital por não entenderem seu funcionamento e por saberem que ela é extremamente volátil.

Após a implementação da lei, o presidente divulgou algumas iniciativas que seriam feitas a partir do bitcoin, como a construção de hospitais veterinários, a criação de uma cidade bitcoin e de escolas para educar a população sobre a criptomoeda.

República Centro-Africana

A República Centro-Africana foi o segundo país do mundo a adotar oficialmente o bitcoin como moeda oficial do país, ao lado do franco CFA. Ele legalizou o uso do criptoativo e se tornou o primeiro país da África a realizar o feito.

Segundo a ONU, a República Centro-Africana é o segundo país menos desenvolvido do mundo, mas a sua presidência acredita que essa medida os coloca como a nação mais corajosa e visionária do mundo.

Assim como em El Salvador, a lei sobre a criptomoeda não animou a população que também foi às ruas protestar contra. A maioria acredita que a medida não é uma prioridade no país.

Chile

O Chile é um dos países da nossa lista que não oficializaram o uso do bitcoin e outras criptomoedas, porém, em dezembro de 2021, alguns legisladores estavam desenvolvendo um projeto de lei para legalizar o uso dos criptoativos como método de pagamento.

O projeto, apresentado pela deputada Karim Bianchi, diz que a taxa de negociação do bitcoin seria regulada pelos mecanismos do livre mercado e que o preço dos bens poderia ser informado em bitcoin.

Panamá

Em setembro de 2021, logo após a adoção do bitcoin pelo El Salvador, um deputado do Panamá apresentou um projeto de lei que visa regulamentar o uso de criptomoedas, especificamente Bitcoin e Ethereum.

O objetivo da lei é atrair investidores, empreendedores e companhias digitais para criar empregos no país e expandir os serviços financeiros por um valor mais baixo. 

A lei também afirma que os cidadãos poderão pagar impostos e taxas com criptomoedas e utilizá-las como meio de pagamento para qualquer tipo de operação civil ou comercial. Até agora, ela ainda não foi oficializada e adotada no país.

Ucrânia

O país envolvido em um conflito com a Rússia já chegou a aceitar doações em criptomoedas nos primeiros dias da guerra, onde arrecadou mais de US$ 100 milhões, mas ele ainda não adotou o uso das criptomoedas no país.

O parlamento ucraniano já chegou a desenvolver e votar a favor de um projeto de lei que legalizava as criptomoedas em geral, mas ele não foi aceito pelo presidente ucraniano.

Volodymyr Zelensky queria que o novo projeto de lei fosse realizado pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercados de Ações. Até agora, era o Ministério de Transformação Digital que estava cuidando do projeto.

O ministério já observou que a aprovação das criptomoedas poderia ajudar o país a atrair mais serviços financeiros, mas até agora o novo projeto ainda não foi aprovado pelo presidente.

Brasil

O Brasil também está na lista dos países que podem adotar o bitcoin e outras criptomoedas no futuro. O Banco Central brasileiro está estudando diferentes estruturas para viabilizar a regulação das criptomoedas no país.

O objetivo inicial seria utilizar o bitcoin e demais criptos como opção de investimento. O uso do ativo como meio de pagamento ainda será discutido.

Hoje o país conta com alguns projetos em aberto sobre a legalização das criptomoedas. A tendência é que esse plano seja adiado, devido à eleição presidencial de 2022.