Notícias Política

Paulo Rabello de Castro assume vaga de Maria Silvia Bastos na direção do BNDES

O atual presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, assumirá o comando do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no lugar de Maria Silvia Bastos, que renunciou ao cargo nesta sexta-feira (26), afirmou nota do Palácio do Planalto. De acordo com a nota, Rabello de Castro iniciará os trabalhos à frente do banco de fomento na próxima semana. Maria Silvia entregou sua renúncia alegando razões pessoais.

“Informei pessoalmente ao presidente Michel Temer a minha decisão de deixar a presidência do BNDES”, diz Maria Silvia, no início do comunicado interno. Na agenda oficial da diretoria do BNDES, constava reunião com Temer, marcada para 14h30, em Brasília.

“Deixo a presidência do BNDES por razões pessoais, com orgulho de ter feito parte da história dessa instituição tão importante para o desenvolvimento do País”, diz o comunicado, fazendo referência à sua passagem anterior pela diretoria do banco, no início dos anos 1990.

Maria Silvia buscou também enaltecer o quase um ano de gestão à frente do BNDES, durante o qual diz ter buscado “olhar para o futuro, estabelecendo novos modelos de negócios e estratégias para o banco, sem descuidar do passado e do presente, sempre tendo em mente preservar e fortalecer a instituição e seu corpo funcional”. A renúncia de Maria Sílvia acontece poucos dias depois de o BNDES ter criado uma comissão interna para avaliar operações com a gigante de alimentos JBS. A comissão foi anunciada por Maria Silvia após a deflagração de operação da Polícia Federal encarregada de investigar fraudes e irregularidades na liberação de R$ 8 bilhões em recursos do banco de fomento para a empresa antes da executiva assumir a presidência da instituição.

Facebook: Globo Expresso.Com
Twitter: Globo Expresso.Com