roupas tecnológicas
Blog / Dicas

5 peças de roupas tecnológicas que você precisa ter em seu guarda-roupas

Entenda mais sobre as roupas tecnológicas e descubra modelos essenciais para ter no seu armário 

Você já ouviu falar das roupas tecnológicas? Elas são uma novidade no mercado, mas vêm ganhando cada vez mais reconhecimento. Isso porque a tecnologia se transforma a cada dia, mudando até mesmo o universo da moda. 

Com isso, hoje existem diversas roupas feitas com materiais tecnológicos, que garantem mais conforto e qualidade, além de trazerem praticidade para o dia a dia.

Além disso, a tecnologia também impulsionou o desenvolvimento do consumo sustentável, criação de produtos com materiais recicláveis e tecidos mais resistentes.

Então, acompanhe este artigo para entender mais sobre o mundo da moda e a tecnologia, além de conferir exemplos de roupas tecnológicas para ter no seu guarda-roupa. Boa leitura!

A tecnologia na moda

As vestimentas do mundo da moda se desenvolvem a cada dia, passando a ser produzidas de diferentes formas e com outros tipos de materiais e tecidos. Basicamente, os estudos relacionados a esse segmento estão voltados para a criação de roupas mais inteligentes, resistentes, práticas e confortáveis. 

O mais interessante é que as inovações tecnológicas do mundo da moda não deixam de trazer valor para as peças, solucionar os problemas dos consumidores e serem úteis. Desse modo, a tecnologia na moda gera produtos e materiais que trazem grandes vantagens para quem as usa. 

Tecnologia smart clothes

A tecnologia smart clothes é um exemplo de todo desenvolvimento tecnológico no universo da moda. De modo geral, ela é definida como um recurso que se preocupa em oferecer roupas mais confortáveis, interativas e conscientes com o meio ambiente.

Alguns exemplos de roupas feitas com essa tecnologia são: roupas antichamas, camisetas anti-UV, roupas antibacterianas e antiodor, tecidos supermicrofibra e tecidos impermeáveis. Conheça um pouco mais sobre cada um deles a seguir!

1. Roupas antichamas

Geralmente, os tecidos antichamas são usados nas roupas de bombeiros e profissionais que podem lidar diretamente com essas situações. Porém, a tecnologia é capaz de se expandir e aplicar essa evolução em roupas do dia a dia, como jaquetas e casacos. 

2. Camisetas anti-UV

Parece que cada ano que passa o calor se intensifica, não é mesmo? Por isso, uma ótima dica para o verão e os dias de praia são as camisetas anti-UV. Você pode encontrá-las em modelos tanto de manga curta quanto de manga longa. 

Com essa vestimenta, você consegue se proteger do sol de forma mais eficiente e até usar essas peças para trabalhar — caso você tenha que trabalhar no sol, por exemplo. Algumas camisetas podem chegar até FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) 50+.

Um dos benefícios dessa tecnologia é a proteção contra raios ultravioletas, que são nocivos para a pele e a prevenção do câncer de pele. 

3. Roupas antibacterianas e antiodor

Para a prática de exercícios físicos, essas roupas são perfeitas. É possível encontrar diferentes peças que são antibacterianas e antiodores, como calças de  ginástica, camisetas e roupas íntimas. 

Além disso, essas roupas inibem a proliferação de fungos e bactérias, garantindo o conforto, a higiene e o frescor. 

4. Tecidos supermicrofibra

Esse tecido traz uma tecnologia feita com fios extremamente finos, oferecendo mais performance e conforto térmico. Ainda, as roupas feitas com ele trazem maiores propriedades de absorção, secagem rápida, resistência e alta durabilidade. 

5. Tecidos impermeáveis

Por último, as roupas feitas com tecidos impermeáveis são peças-chave e devem estar no seu guarda-roupa. Afinal, elas possuem nanopolímeros que deixam a peça repelente para líquidos, sendo incapazes de molhar — o que evita manchas. 

Na indústria da moda, é comum encontrarmos tênis com essa tecnologia, evitando molhar muito em dias de chuvas, por exemplo. 

Diante de tantos avanços tecnológicos, cada vez mais as roupas terão diferentes tecnologias aplicadas para trazer mais conforto, qualidade e durabilidade. Com isso, você consegue ter peças mais versáteis e, principalmente, duráveis no seu guarda-roupa. Isso promove a redução do consumo exagerado e contribui para um mundo mais sustentável.