pesquisa de mercado
Marketing e Negócios

Pesquisa de mercado: O que é e por que trabalhar?

Se existe uma verdade inegável na atualidade do mundo corporativo é a de que esse universo avança cada vez mais em termos de conhecimento. O recurso da pesquisa de mercado é só mais um exemplo de como isso se dá a passos largos.

De fato, já se foi o tempo em que um negócio poderia crescer de modo espontâneo e orgânico, na base do antigo boca a boca. Ou, ainda, baseado no feeling dos donos, ou seja, em uma espécie de sexto sentido.

Na verdade, hoje o mercado é tão competitivo e tudo acontece tão depressa, que é preciso racionalizar ao máximo as operações empresariais. Claro que a margem de erro e de inesperado sempre existirá, mas o desafio é diminuí-la sempre.

Na prática, isso significa que uma empresa de uniformes profissionais para obras que queira crescer, vai precisar implementar uma série de operações, procedimentos e pesquisas que sejam facilmente verificáveis e monitoráveis.

Há vários modos de fazer isso, como no caso de alguns que dividem todo e qualquer negócio em pilares, justamente na tentativa de desenvolver uma visão de conjunto bem mais abrangente, em vez de ver apenas o aspecto micro.

Esse modo de ver o aspecto macro das coisas é o que se chama visão holística. Tanto que uma das piores coisas que pode acontecer a uma empresa é seus líderes perderem a visão do todo, e com isso acabarem afunilando tudo na correria do dia a dia.

Isso porque o verdadeiro crescimento está justamente na visão de médio e longo prazo, de modo que ficar resolvendo demandas de curto prazo e apagando apenas os incêndios diários é algo que jamais poderá trazer sustentabilidade.

Há quem pense que ser sustentável é plantar árvores, evitar poluição e ser amigo do meio ambiente. Claro que isso também importa, inclusive no mundo corporativo, mas acontece que aqui sustentabilidade também é sinônimo de estabilidade financeira.

Ou seja, uma empresa jardinagem e paisagismo sustentável é aquela que surfa uma curva de crescimento positiva, capaz de vencer o risco de deixar as finanças caírem no vermelho e manter boas margens de receita e de lucratividade.

Em geral, um bom indício de que isso está sendo mantido é a capacidade de prosperar. Nesse sentido, um sinônimo de sustentabilidade é a escalabilidade, que se refere à possibilidade de crescer em escala, replicando o mesmo modelo várias vezes.

Basicamente, as grandes franquias que vemos por aí nada mais são do que isso, modelos de negócio de sucesso, que atingiram um patamar tão firme de estabilidade e se tornaram tão sérios e sólidos, que podem cobrar pelos royalties.

Isto é, cobrar para que outros usem sua marca e ajudem ela a prosperar. Tudo isso seria impossível sem o assunto que vamos tratar aqui: as pesquisas de mercado. Se antes elas eram apenas um diferencial ou algo optativo, hoje é algo indispensável.

É com as pesquisas de mercado que a empresa aprende mais sobre sua concorrência, seu público-alvo e, no fim das contas, sobre si mesma. Afinal, sem uma dose de realismo e de conhecimento sobre seus pontos fortes e a melhorar, ninguém vai para frente.

Lembrando que uma empresa de zeladoria e portaria pode fazer pesquisas e levantamentos dessa natureza a qualquer momento, não apenas na sua fundação, embora no momento de dar início a tudo seja o mais aconselhável.

Contudo, se sua firma já está operando há alguns meses ou anos, não tem problema nenhum em fazer uma reunião com os líderes e decisores para programar uma campanha completa de pesquisa de mercado, com foco no crescimento.

Uma das provas de que hoje tudo evoluiu nesse sentido é a popularização de termos como expertise e know-how. Nos dois casos, o que a expressão quer dizer é precisamente o “saber fazer”, o conhecimento que só vem com a investigação da pesquisa.

Esses levantamentos também são conhecidos como benchmarking, como veremos adiante. O mais importante agora é entender do que se trata exatamente uma pesquisa de mercado, e por quais motivos nós devemos trabalhá-la o mais rápido possível.

Por isso que, além de listar as vantagens e benefícios dessa estratégia, vamos aprofundar também em alguns conceitos mais teóricos e mais técnicos, sem os quais seria difícil entender a parte prática do assunto, embora alguns caiam no erro de ignorar isso.

O mais interessante é que essas pesquisas de mercado já evoluíram tanto que podem ser aplicadas a qualquer negócio, seja qual for o segmento, como um nicho de reforma de ponto comercial ou de venda de bairro no varejo.

Desta maneira, e o seu grande interesse como leitor, gestor de negócios ou mesmo como empresário é mergulhar de cabeça nessa alternativa que tem mudado a história de muitas marcas, então basta seguir adiante até a última linha deste texto.

O que é pesquisa de mercado?

Outro exemplo muito claro de como o grande valor de mercado hoje é a informação, como vemos na famosa frase popular de que “conhecimento é poder”, é o do smart money, que já se tornou algo célebre no mundo corporativo.

Trata-se do caso em que sócios ou fundadores de uma marca que teve uma grande ideia buscam investidores para crescer juntos. Com o adendo de que esse investidor deve trazer não apenas dinheiro, mas também smart (inteligência de mercado).

Ou seja, ter conhecimento e saber para onde ir é o que realmente importa. Como no caso que citamos acima, daqueles que dividem a empresa em pilares, para que a gestão seja mais fácil de ser feita.

Deste modo, dividir o negócio inteiro nos pilares de pessoas, produto e processo. De fato, toda firma nasce assim, pois primeiro os sócios se juntam em torno de uma ideia, disso nasce o produto ou serviço, e depois é que vem o processo diário.

Também é nessa altura que uma firma de limpeza predial externa pode começar a fazer suas pesquisas de mercado, especialmente para entender melhor como anda seu processo, o desempenho do pessoal e os prós e contras de sua solução.

Portanto, a pesquisa de mercado nada mais é do que um estudo que a marca faz para aprender mais sobre sua área de atuação e melhorar seu próprio desempenho.

Antes os negócios dependiam de grandes instituições para fazer algo assim, como o próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Atualmente, a internet está aí e pode ajudar bastante, motivo por que qualquer um pode desfrutar disso.

Do mesmo modo, as pesquisas de mercado são bastante customizáveis, podendo incluir o levantamento de diversos tipos de informações, tais como:

  • Hábitos de consumo;
  • Poder aquisitivo de um grupo;
  • Estratégias concorrentes;
  • Comportamento em grupo;
  • Cases de sucesso do segmento;
  • Perfis individuais de consumo;
  • História de outras marcas;
  • Dados daquele nicho.

Enfim, há diversos questionamentos que a empresa interessada pode fazer, colocando tudo no papel no sentido de criar uma campanha com começo, meio e fim.

Também é muito comum que isso seja feito pelo marketing ou pelo departamento de vendas. Mas não necessariamente a pesquisa precisa redundar em ações de venda, podendo servir apenas como norte na tomada de outras decisões.

As tendências de mercado

Além de todas as vantagens e benefícios que já vimos acima, podemos reforçar o fato de que ao fazer uma pesquisa de mercado sua companhia estará sempre em dia com as tendências do seu meio.

Como uma empresa de iluminação industrial led, que atua em uma área tecnológica, que é algo que muda a cada dia que passa, então não terá problemas com isso.

Afinal, as soluções que seus concorrentes diretos ou indiretos aplicam não precisam amedrontá-lo mais, elas podem servir como inspiração.

Os perfis do seu público-alvo

Além da concorrência, que é um aspecto que costumamos focar, às vezes de modo até obsessivo é exagerado, a pesquisa de mercado também revela melhor o seu público.

Ou seja, assim uma firma de piso industrial polido não fica fechada em si mesma, fazendo apenas o que seus engenheiros de produção gostam.

Com os devidos levantamentos, é possível compreender e até antecipar algumas vontades do seu público, atraindo ele com muito mais assertividade.

O crescimento e a inovação

Por fim, mais uma vantagem de fazer pesquisas de mercado é a de que isso garante um crescimento mais consistente e mais inovador.

Se uma loja de lavagem de colchão quer se tornar franquia ou apenas abrir novas unidades, com a pesquisa isso sai do papel ou do sonho para se tornar realidade.

Até a tecnologia pode ajudar nisso, comprovando que conhecimento é poder e que quanto mais informação temos no computador, melhores são as decisões de futuro.

Considerações finais

Além de ser prazeroso, explicar o que exatamente são as pesquisas de mercado é algo que tem se tornado necessário, seja qual for seu negócio.

Além disso, acima também detalhamos por que investir nesse recurso, ou seja, quais as vantagens e benefícios que virão daí.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.