Filmes

Por que o Marketing Digital é tão importante para as empresas?

Vamos, confesse. Quantas vezes você já foi além da primeira ou segunda página de uma busca no Google?

Se a resposta for nunca (ou raramente), isso é marketing digital em ação. Os profissionais de marketing digital são especialistas em fazer com que seus produtos ou serviços cheguem à primeira página dos resultados da pesquisa. Mas isso não é tudo que eles fazem. O marketing digital agora abrange uma ampla gama de especializações, desde marketing de conteúdo até otimização de mecanismo de busca (SEO).

Quer saber mais sobre marketing digital e por que ele é tão importante? Então continue lendo.

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é o uso de canais ou tecnologias digitais para vender ou promover um produto ou serviço. Marketing de conteúdo, marketing por e-mail, publicidade pay-per-click (PPC) e SEO, todos se enquadram no marketing digital. Simplificando: se você está sendo incentivado a comprar algo quando está online, isso é marketing digital em ação.

Por que o Marketing Digital é importante?

O marketing digital ajuda as marcas a atingir seu público-alvo e promover seu produto ou serviço. Embora esse também seja o objetivo de uma campanha de marketing tradicional, o marketing digital permite que as marcas atinjam um público mais específico ou de nicho, como por exemplo a 20Bet Brasil. Conectar-se com os clientes digitalmente ajuda a construir um público mais amplo que confia na sua marca. É particularmente útil para pequenas empresas, que podem facilmente alavancar táticas de marketing digital sem a ajuda de um departamento ou agência de marketing.

Como as empresas usam o marketing digital?

Para entender como as empresas usam o marketing digital, vamos usar o exemplo de Ryan – um vendedor fictício de nível médio em uma empresa de papel. Como uma agitação lateral, ele quer abrir um pequeno negócio. Ele criou um aplicativo chamado “Woof!” que permite que uma pessoa ou empresa envie simultaneamente uma mensagem idêntica em diferentes mídias – texto, e-mail, Facebook e assim por diante.

Como Ryan tem um orçamento de marketing pequeno, ele contará com sistemas e processos que tenham alcance máximo com investimento mínimo. Ele canaliza seus recursos para a conscientização. Conteúdo cheio de valor será suficiente para impulsionar seus negócios. Ele pode não ter um departamento de marketing interno, portanto, aproveitará a mídia social por meio de agências de marketing digital ou freelancers especializados nessas áreas. Ele pode assumir o aspecto de marketing de mídia social sozinho.

À medida que sua pequena empresa se expande, ele também pode terceirizar para uma empresa de marketing digital que cuidará do marketing de conteúdo e de todos os outros pilares. Até então, ele se aprimora com essas aulas gratuitas de marketing online e aprende como se tornar um gerente de marketing digital por conta própria.

Para comercializar seu aplicativo, ele pode fazer o seguinte:

  • Marketing de conteúdo. Ryan pode criar conteúdo escrito – como blogs e guias – sobre seu produto. Ele também poderia lançar um canal no YouTube com demonstrações de produtos. Esses tipos de conteúdo permitem que as pessoas entendam melhor o valor de seu produto.
  • Otimização para Mecanismos de Busca (SEO). Ryan tem todo esse conteúdo agora, mas está perdido no abismo das buscas online. Ele analisa o que seus clientes-alvo estão procurando on-line ao pesquisar ferramentas de comunicação como a dele. Então, ele usa esses termos de pesquisa como palavras-chave para otimizar seu site, na esperança de que seu conteúdo seja mais bem classificado.
  • Marketing de email. Ryan então identifica uma lista considerável de potenciais clientes interessados em comprar seu produto. Ele cria uma lista de e-mails para poder enviar informações e recursos relacionados ao seu produto.
  • Anúncios. Ryan tem confiado na criação e reaproveitamento de conteúdo para construir seu grupo de clientes. Ele agora quer mergulhar em publicidade, então ele paga por anúncios para direcionar o tráfego para seu site. Isso exigirá um orçamento para comprar espaço publicitário para anúncios de texto, vídeo e imagem em sites ou mídias sociais.
  • Marketing de mídia social. Ryan pesquisou seu público e identificou que eles frequentam apenas um canal social, o Instagram. Então, ele cria um perfil de negócios no Instagram para falar sobre seu produto sem parecer muito “vendido”, o que o ajuda a se conectar com seu público mais intimamente.
  • Marketing de influenciadores. Ryan pode usar seus amigos influenciadores como Kelly, Pam e Andy para promover sua marca. Pam é consultora de comunicação empresarial e está ajudando seu público a usar ferramentas de comunicação inovadoras. Ela recomenda o produto de Ryan para seus seguidores, que acessam o site dele para comprar o produto usando o código de indicação de Pan. Pam recebe uma comissão.

Importância do Marketing Digital

O alcance inegável dos meios digitais significa que uma empresa pode acessar um grande público para seus produtos e serviços. Compare o alcance de um anúncio em um jornal local versus um post nas mídias sociais. Esse anúncio será limitado apenas aos assinantes do jornal e, para cada dia que você veicular, é dinheiro do seu orçamento de marketing. A postagem pode chegar a qualquer pessoa na plataforma e você não paga por dia em seu perfil.

Digitalização (usuários/clientes estão online)

Com o marketing digital, Ryan pode acessar os clientes independentemente de sua localização. Ele não precisa de seus números de telefone, endereços ou IDs de e-mail (até mais tarde no funil). Tudo o que ele precisa fazer é criar sua presença nos espaços em que seus clientes estão, como em uma determinada plataforma de mídia social ou até mesmo em mecanismos de pesquisa.

Alcance do público-alvo

O marketing digital permitirá que Ryan atinja apenas aqueles que provavelmente comprarão suas ferramentas de comunicação, ou seja, seus clientes ideais. Ao postar conteúdo de alta qualidade e estudar quem está visitando seu site ou interagindo com suas postagens, ele terá uma visão de seu público-alvo e adaptará seus anúncios a eles. Ele precisa mostrar seus anúncios e postagens para pessoas mais velhas que preferem usar o telefone apenas como o principal método de comunicação? Não. Portanto, ele não precisa incluir o grupo demográfico mais antigo em sua estratégia de marketing.

Permite que as marcas fornecem uma melhor experiência interativa por meio de canais de marketing digital

O marketing digital permite que Ryan se conecte com seus clientes de diversas maneiras. Por exemplo, ele pode fazer uma transmissão ao vivo na página do Instagram de sua empresa, onde fala com seus clientes sobre seu produto e visão. Essas experiências digitais são formas sutis de publicidade para se conectar com o público.

Custo-benefício sobre métodos de marketing de saída

Muitos métodos de marketing tradicionais, como chamadas não solicitadas e anúncios em outdoors, não são rastreáveis e costumam ser mais caros do que os métodos de marketing digital. Por exemplo, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que os métodos tradicionais de marketing. A chamada fria requer sempre alguém no trabalho. Com outdoors/panfletos, você não consegue acompanhar quantas pessoas olham para ele e decidem comprar sua ferramenta. Então, Ryan usa ferramentas de marketing digital porque são mais econômicas.

Adaptabilidade Dinâmica (Mais Fácil de Adaptar e Mudar a Estratégia)

Ryan pode continuar mudando sua estratégia em tempo real com base na resposta que está obtendo para suas campanhas. Quando o Instagram não está recebendo leads, ele não está vinculado a ele. Ele pode mudar para o que funciona. Ele está obtendo o melhor retorno por causa da adaptabilidade dinâmica do marketing digital.