Mundo Cristão

Porque a cor branca no batismo ? O que significa

O branco no batismo: qual a simbologia por trás?

Introdução

A simbologia de um batizado é cheia de religiosidade, tradição e alegria. É nessa cerimônia que a criança adentra a religiosidade e celebra a sua pureza e inocência. Um desses símbolos presentes no batizado é a cor branca. Ela está presente em vários itens utilizados na cerimônia, desde velas até mesmo na roupa de quem será batizado. Mas você já se perguntou a que ela remete?

Continue lendo no artigos que você ira ficar sabendo sobre a roupa do batizado tem que ser branca, e também veja algumas imagens.

Hoje, a AuHe Kids Moda infantil entrará com você nessa questão e te dará dicas para evitar gafes no dia do batizado. Vamos lá?

 

Introdução

Por que devemos usar branco no Batizado?

É possível vestir roupas de outras cores?

E roupas escuras? Como elas ficam?

Apenas o batizando deve utilizar roupas brancas?

Quais roupas devo utilizar para meu bebê?

Inspirações para roupas de batismo

Conclusão

 

Por que devemos usar branco no Batizado?

O branco é uma cor pura. Ela remete, desde muito cedo, a paz, harmonia e a luz. No caso do batismo, ela traz para a imagem da criança a inocência e pureza da infância, onde nenhum pecado pode nos atingir. A criança é um ser de luz. É por isso que em batizados se utilizam vestimentas brancas em que receberá o batismo. É essa a simbologia por trás da cor. O ideal é que os pais visitem seu bebê com esse símbolo de inocência e celebrem esse rito religioso tendo isso em mente.

É possível vestir roupas de outras cores?

Com a modernidade, é comum vermos variações do clássico branco para roupas de batismo. Algumas vezes são utilizadas roupas com cores próximas ao branco, como off White ou tons pastéis bem claros, por pais que não apreciam muito a cor clássica.

A resposta é que é possível sim vestir a criança com outras cores claras, próximas ao branco, mas é recomendado que a simbologia inicial se mantenha. Essa questão também depende um pouco da congregação religiosa na qual os pais batizam o filho.

E roupas escuras? Como elas ficam?

É realmente arriscado utilizar cores escuras na criança a ser batizada. Não só por não combinarem com o momento, já que a celebração é um rito religioso que comemora a pureza e leveza da criança, mas por que se tratam de cores que, naturalmente, remetem a assuntos pesados.

Por exemplo, o preto em ritos religiosos remete culturalmente ao luto. Esse não é o clima que queremos para um batizado, certo?

Outras cores muito chamativas, como o rosa choque, azul escuro, vermelho e verde podem destoar das demais simbologias utilizadas durante o batismo. Optar por tons claros e relacionados ao branco é o ideal.

Apenas o batizando deve utilizar roupas brancas?

O ideal é que todos envolvidos na celebração, desde convidados até os pais e padrinhos utilizem tons claros. Não é necessário porém manter a cor branca. Apenas a criança a ser batizada deve simbolizar a pureza da cerimônia.

Porém, oriente os convidados de que devem manter a discrição e de que se trata de um evento social religioso. Portanto, roupas chamativas demais, que mostrem demais o corpo ou que sejam casuais demais não podem ser utilizadas.

Lembre aos convidados, padrinhos e madrinhas que este é um evento realizado em uma igreja. Sendo assim, todos devem respeitar a espiritualidade e tradição envolvidas. São necessários trajes sociais e que repassem requinte, discrição e elegância.

Quais roupas devo utilizar para meu bebê?

Existem diversos modelos de roupas de batizado para que seu bebê brilhe na celebração. Todas elas, como já dito nas primeiras partes do nosso artigo, precisam ser de tonalidades claras. Do branco até tons pastéis claros, você pode escolher como melhor deseja vestir o seu pequeno. É possível também adicionar alguns detalhes mais escuros, mas sempre tomando cuidado para manter a simbologia do branco e dos tons claros.

O Mandrião, a roupa clássica do batismo, também é interessante. Por se tratar de um item unissex, pode ser utilizado para batizados de meninas ou meninos. A peça geralmente já vem na cor branca ou perolada. Fora que carrega toda uma tradição e história. Era utilizada na era vitoriana para batizados reais.

No caso de roupas para batizados de meninos, alguns acessórios podem ajudar e muito a completar o look do seu filho. Suspensórios, coletes e gravatas borboletas em outras cores neutras são interessantíssimas. Existem também os vestidos de batizado para meninas. As pequenas ficam parecendo verdadeiras princesas, com diversas rendas e babados.

E não se esqueça, além de investir em belos looks, você precisa garantir o conforto da criança durante a cerimônia.

Conclusão

Gostou das nossas inspirações para vestir o seu pequeno ou pequena no batizado? Entendeu as simbologias por trás do branco e dos tons claros na celebração? É interessante como essas tradições perpassam o tempo e são aplicadas durante gerações, não é? É por entender isso que a AuHe Kids Moda infantil  está a sua disposição na hora de vestir seu filho/a.

 

Contamos com diversas peças que podem ajudar a tornar não só o seu batizado especial, mas toda a infância dos seus bebês. Para checar nossas peças, clique aqui e veja nossa loja online. Atendemos com todo o conforto e segurança possíveis para levar até você as melhores roupas infantis.

 

E chegamos ao fim do nosso post! Se você quer saber mais sobre o rito do batizado, quais roupas utilizar para você e seu bebê e muitas outras dicas, recomendo que você leia Mandrião: o que é e porque usar no batizado? e O que significa o batismo na Igreja Católica?

 

 

Porque a cor branca no batismo ? O que significa