pisos
casa e jardim

Principais tipos de pisos

Conheça alguns pisos utilizados nas áreas internas e externas das casas

A escolha do piso para uma residência não é uma tarefa simples. Afinal, existem diversas opções no mercado, que incluem uma variada gama de texturas, preços, acabamentos, estilos e funções. E antes de escolher, deve-se pensar na qualidade, facilidade de limpeza, no projeto arquitetônico integralmente e no orçamento disponível.

Mas afinal, quais são os principais tipos de pisos disponíveis? E quais são suas características? Saiba mais sobre o assunto abaixo.

Cerâmicas

Podendo ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas, o piso de cerâmica é o mais conhecido e utilizado no Brasil. Ele apresenta uma diversidade de tamanhos, que podem variar de 20×30 até 100×100, além de ter diferentes qualidades, texturas e preços.

Por um lado, a durabilidade e a impermeabilidade da cerâmica pode não ser tão grande quanto a de outros pisos, como o porcelanato. No entanto, ele ainda se destaca por ser a melhor opção para economizar na obra. Em muitos casos, o seu uso é recomendado para os espaços menos visíveis da casa, como a lavanderia.

Laminado de madeira

Constituídos de lâminas de madeira, feito a partir de madeira reflorestada, esse tipo de piso é caracterizado por ser flutuante, não sendo colado no contrapiso. Assim, eles são assentados sobre manta, por meio de um sistema de encaixe tipo click e sendo presos pelos rodapés.

Um dos destaques é que ele é um piso de rápida instalação, inclusive com a possibilidade de ser colado sobre outro piso, dispensando grandes reformas na casa. Outro benefício é que ele é bem fácil de limpar, processo que pode ser feito apenas com pano úmido e aspirador de pó.

Porcelanato

O porcelanato é um dos pisos mais utilizados, chamando a atenção das pessoas pelo seu ótimo custo-benefício. Ele é extremamente versátil, tanto na sua funcionalidade quanto no seu aspecto, além de ser impermeável e muito resistente.

A sua diversidade também pode ser percebida em suas diversas formas, com ele estando presente em opções retangulares, quadradas, sextavadas, grandes formatos e diferentes tipos de acabamento. Há ainda a possibilidade dele reproduzir a textura tanto de elementos naturais, como madeiras e pedras, quanto réplicas de técnicas como granilite e cimento queimado.

Vinílicos

Esse é um tipo de piso que é muito indicado para apartamentos que tenham animais de estimação. Isso porque são mais resistentes às garras deles que os laminados, além de serem menos escorregadios que o porcelanato e a cerâmica. Assim como o laminado, ele é fácil de fazer limpeza e manutenção, além de oferecer conforto acústico e térmico.

Ele também é uma opção economicamente mais viável do que outros tipos. Entretanto, é necessário atenção antes de escolhê-lo, uma vez que sua instalação deve ser sobre uma superfície perfeitamente nivelada e lisa.

Tábua corrida

Ao contrário do piso laminado, a tábua corrida é feita com madeira natural, não sendo sustentável – motivo que colabora para o seu preço elevado. As tábuas são posicionadas entre si paralelamente, sendo encaixadas para que fiquem firmes. O resultado da instalação é um cômodo sofisticado e elegante.

No entanto, é importante destacar que se trata de um piso que exige cuidados especiais. Ele não pode ser molhado e para limpá-lo, deve-se usar produtos apropriados. Como ela é facilmente riscável, recomenda-se utilizar uma proteção nos pés dos móveis.

Granito

O granito é um piso que chama atenção pela sua beleza, durabilidade e resistência. Ele possui várias tonalidades, sendo que quanto mais raro, mais caro ele será. Ele pode ser utilizado tanto em residências quanto em locais de grande movimentação, como aeroportos e shoppings.

Cimento queimado

Feito no próprio local, esse tipo de piso utiliza uma técnica antiga, utilizando cimento, areia, pó de cimento e água. Nos últimos anos, caiu no gosto de muitas pessoas por proporcionar um estilo rústico, além de custar mais barato quando comparado a outros tipos de pisos prontos. No entanto, não é recomendado utilizá-lo em áreas muito úmidas.

Ladrilhos hidráulicos

Essa é uma opção que oferece diversas estampas em tamanho menor, o que faz com que ele seja muito utilizado em espaços menores, como varandas com churrasqueira. Uma vez que a sua produção é artesanal, ele conta com um valor mais alto, que deve ser levado em conta antes de instalá-lo.

Ardósia

O piso de ardósia foi bastante popular no Brasil na década de 1980, graças a sua durabilidade e ao baixo custo, o que o torna uma opção interessante até hoje. Por ser uma pedra fria, ela também ajuda a aliviar a sensação de calor nos dias mais quentes.

O piso de ardósia pode ser lavado, de forma que pode ser utilizado tanto em áreas externas quanto internas. No entanto, a atenção nesse momento deve ser redobrada, uma vez que ele é bastante escorregadio, aumentando as chances de queda nessa ocasião.