Saúde

Procedimentos estéticos que melhoram seu sorriso

Muitas pessoas almejam conseguir os dentes perfeitos, mais brancos e alinhados. Para isso é necessário que se alinhe tanto os cuidados diários com a saúde bucal quanto a procura por procedimentos estéticos.

Essa procura se tornou cada vez mais comum nos dias de hoje por conta das redes sociais e como elas influenciam as pessoas a terem não só o corpo perfeito, mas também o sorriso visualmente bonito.

Por conta disso a odontologia estética se tornou uma das principais e mais procurada área em um consultório dentário, envolvendo tanto intervenções cirúrgicas, quanto procedimentos mais longos, como o aparelho ortodôntico transparente.

 

Neste artigo veremos um pouco mais sobre a odontologia estética e quais os principais procedimentos, além de abordar como funcionam e suas vantagens.

O que é odontologia estética?

Também conhecida como dentística, a odontologia estética possui como principal objetivo unir tanto a saúde bucal como a beleza dos dentes, por meio de diversos procedimentos.

Ela se faz presente quando é necessário:

  • Preservar a estrutura dentária;
  • Tornar os dentes mais funcionais;
  • Restaurar dentes danificados;
  • Melhorar a coloração do esmalte;
  • Entre outros.

Sendo assim, para que isso seja possível, existem diversos procedimentos e intervenções que podem ser feitas, a fim de alcançar o tão desejado sorriso perfeito, onde muitos deles não são invasivos.

  1. Clareamento dental

Quando o incômodo está relacionado à coloração dos dentes o procedimento mais indicado é o clareamento dental, sendo um tratamento simples e que traz resultados em poucas sessões ao dentista.

Existem diversos tipos de clareamentos dentais que podem ser feitos tanto no consultório odontológico quanto em casa, trazendo de volta a cor natural dos dentes em ambos.

Os principais tipos são o feito com moldeira e o feito a laser. No primeiro caso, é desenvolvida uma moldeira de silicone usando como base a dentição do paciente, que irá utilizar um gel de forma regular.

Já no segundo modo, será utilizado um laser que fará com que os dentes fiquem mais brancos de forma mais rápida, sendo feito especialmente no consultório. Sua durabilidade pode ser de mais de 2 anos e o tratamento leva em torno de 6 semanas.

  1. Aparelhos ortodônticos

Um dos procedimentos mais comuns entre crianças e adolescentes, o uso de aparelhos ortodônticos possuem como principal objetivo o alinhamento e a correção da posição dos dentes.

Nos dias de hoje, existem diversos tipos de aparelhos disponíveis no mercado, com as mais diversas tecnologias, como o aparelho lingual. o aparelho odontológico transparente,

o aparelho de porcelana, e muitos outros.

O tempo deste procedimento pode variar de acordo com a situação da boca de cada paciente, podendo levar mais de 2 anos.

Porém, uma coisa é certa, este tratamento irá fazer com que os dentes e a estrutura bucal fiquem alinhados e harmônicos, trazendo mais beleza para todo o rosto.

  1. Lente de contato dental

A primeira frase que vem à cabeça de muitas pessoas quando falamos deste procedimento é “lente de contato dental quanto custa”, principalmente por ser um tratamento muito comum entre os famosos.

No entanto, elas podem ser colocadas de diversas formas, sendo em todos os dentes ou somente em alguns específicos, tornando o seu valor bem variado e de acordo com a necessidade.

As lentes de contato de resina são recomendadas para correções mais pontuais na aparência dos dentes, como quando há espaços entre eles, manchas ou quebras, por exemplo.

Este pode ser feito em uma quantidade reduzida de sessões e podem durar muitos anos quando bem cuidadas e conservadas.

  1. Facetas dentárias

Este tratamento é semelhante às lentes de contato dentais. Uma faceta dentária é um pouco mais grossa e funciona como pequenas placas ou capas em cima dos dentes.

Elas podem ser feitas de cerâmica, porcelana ou resina e podem substituir a necessidade de outros procedimentos como o clareamento dental e aparelhos ortodônticos.

Seu procedimento é realizado em poucas horas em um consultório e os resultados devolvem ao sorriso beleza e harmonização.

  1.  Implantes dentários

Esse procedimento só se torna necessário quando há a perda de um ou mais dentes por conta de fraturas, quedas ou falta de cuidados com a saúde bucal.

 

Uma prótese removível flexível ou um implante fixo podem ser considerados quando se é pedido. O implante é um pino de titânio fixado no osso da mandíbula ou da maxila, substituindo a raiz perdida e possibilitando a colocação do dente artificial.

 

Este tratamento consegue devolver à boca a estética, saúde e funcionalidades perdidas, além de ser cem por cento seguro, com uma durabilidade de mais de 20 anos.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.