Sábado, 16 DE outubro DE 2021

Profissão de enfermagem: Entenda uma das profissões mais antigas no mundo

Publicado em:

18 de
set
Categorias: Saúde.

O curso de Enfermagem é indicado para aquelas pessoas que desejam seguir carreira na saúde e ter ótimas oportunidades no mercado de trabalho. 

Mas é importante desenvolver algumas habilidades para ter sucesso na profissão. Assim você terá mais chances de prestar o atendimento correto aos pacientes e de se destacar profissionalmente.

Para ser um bom enfermeiro, o profissional precisa gostar de cuidar de pessoas, é crucial que ele saiba trabalhar em equipe, pois ele oferece assistência eficiente aos integrantes de sua equipe em uma série de processos dentro da unidade de saúde.

Saiba mais sobre o curso de enfermagem

O curso de Enfermagem, pode ser na modalidade de ensino superior ou técnico, tem como principal função preparar profissionais capacitados para a atuação na prevenção, proteção e restabelecimento da saúde das pessoas, trabalhando sempre  em equipe de profissionais da área. 

Durante todo o curso, o estudante é capacitado para entender melhor o estado de saúde do paciente, levando em conta as decisões que precisam ser tomadas para bem estar do paciente, baseando-se em noções éticas e no compromisso de se manter sempre atualizado.

A Enfermagem tem como principal objetivo o cuidado humanizado com os pacientes. 

Como os enfermeiros atuam diretamente com os pacientes, eles trazem em sua formação uma grande influência de aspectos psicológicos no que diz respeito ao relacionamento com aqueles pacientes a quem prestam cuidados de saúde.

Duração do curso de enfermagem

A graduação em enfermagem precisa ter uma carga horária mínima de quatro mil horas. 

Mas algumas universidades chegam a oferecer essas 4.000 horas em cursos de duração de quatro anos, mas é muito comum encontrar cursos de Enfermagem que durem cinco anos, como acontece com outras graduações da área de saúde. 

No total de horas, 20% deve ser ao estágio que é obrigatório, que acontece nos últimos períodos do curso.

Um bom exemplo disso é a BitComp Informática que trabalha com assistência técnica autorizada lenovo Goiânia, e contratou a CEEN para a realizar cursos de enfermagem.

 

Para aqueles estudantes que não podem se locomover para uma sala de aula ou possuem alguma dificuldade com os horários, a modalidade a distância é a alternativa ideal.

O currículo do curso a distância quanto o do curso presencial são bastante completos e tem duração semelhante, podendo chegar aos 5 anos de formação. 

Perfil de um enfermeiro

Trabalhar diretamente no cuidado de pessoas em situação de risco de saúde, é papel do enfermeiro desenvolver um grande conhecimento técnico, e claro, de sensibilidade e empatia.

O profissional de Enfermagem é aquele que tem contato direto com os pacientes e é quem realiza os primeiros socorros em pessoas que chegam com algum ferimento.

Um bom enfermeiro possui algumas características como:

  • Flexibilidade

  • Organização

  • Alto controle

  • Se adapta fácil em qualquer situação

  • Sensibilidade

  • Sabe trabalhar em equipe

  • Capacidade de negociação

  • Capacidade de liderança

  • Efetua atendimento humanizado

  • Agilidade de raciocínio


Mercado de trabalho

O mercado tem muitos enfermeiros exercendo a profissão, apesar de ter uma grande variedade de opções de áreas de atuação, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo que os profissionais façam especializações e atualizações para se destacar dos demais.

Quando o profissional ganha experiência, surgem novas oportunidades, além da assistência de saúde e a atuação em clínicas privadas, empresas e oferecendo serviços como consultor.

O curso de Enfermagem é um dos mais procurados em várias instituições de ensino. 

As notas de corte atingem altos parâmetros na concorrência, fazendo com que o curso seja um dos mais disputados por aqueles que prestam o Enem.

O profissional de Enfermagem com toda certeza, é um dos mais importantes da área de saúde, sendo sua função exercer o tratamento indicado pelos médicos, o que faz com que os enfermeiros e enfermeiras ocupem uma posição muito importante para a recuperação dos pacientes.

Enfermeiros não trabalham sozinhos, pois trabalham com seus colegas que são formados na mesma área e principalmente médicos.

Essa é uma hierarquia que deve ser respeitada em todos os ambientes.

Os médicos são responsáveis por desenvolver um diagnóstico de cada paciente, enquanto os enfermeiros auxiliam nos cuidados seguindo as orientações dos médicos.
[comment-form]

 

Outras Notícias

O que não pode faltar dentro de um projeto de obra
Qual a diferença de um autotransformador e um transformador
Carros movidos a água: O que são e como funciona
Como foi que tirei o meu Primeiro visto para os EUA?
Regularização do MEI: Consequencias, dúvidas e respostas